Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Pós-graduandos
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2020, 20h10 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 16h41 | Acessos: 412

Ex-alunos do IF, hoje em pós-graduações de outras instituições, revelam gratidão pelo Instituto Federal

Os formandos dos cursos superiores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas saem preparados tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida acadêmica. Muitos dos egressos do campus optam por continuar os estudos em cursos de pós-graduação, como especializações e mestrados. Confira, a seguir, alguns perfis desses ex-alunos das licenciaturas em Ciências Biológicas e Geografia e do bacharelado em Engenharia de Computação, hoje mestrandos e pós-graduandos, e o sentimento de gratidão que sentem pelo Instituto Federal!

Pós-graduandas, ex-alunas da Licenciatura em Ciências Biológicas

Fernanda okEx-aluna das Ciências Biológicas: Fernanda Maria Corrêa
Ano de conclusão do curso no IF: 2020
 
Ano de ingresso no mestrado: 2020
Instituição onde faz o mestrado: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestrado em: Fisiologia Vegetal
Objeto/tema de estudo: Forrageiras de inverno
 

O IF contribuiu para seu ingresso no mestrado?
Com certeza, no IF, tive muitas oportunidades, que me ajudaram a construir um bom currículo. Participei do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fui monitora em algumas disciplinas, além de participar de projetos de iniciação científica e vários eventos ao longo de toda a graduação. Também consegui fazer testes de inglês, TOEFL E TOEIC, no último ano da graduação, que também contaram pontos para o processo seletivo do mestrado. Tive apoio de todos os professores, em especial preciso agradecer aos professores Rafael Madail e Mireile Reis, que me auxiliaram durante todo o processo, cartas de recomendação e o plano de trabalho, e também a professora Alexandra Cruz, que também me ajudou com o plano de trabalho.

O IF foi importante para a sua vida?
O IF foi essencial para a minha vida, não apenas acadêmica mas também pessoal. Sinto que cresci muito durante os quatro anos em que estive lá, mudei muito e melhorei muito como pessoa. Também foi lá que descobri o tipo de profissional que queria me tornar. Tive professores maravilhosos, que sempre estiveram à disposição, preocupados em fazer o seu melhor, me auxiliaram em tudo que precisei e, muitas vezes, faziam mais do que o papel de professor, davam um ombro amigo, um conselho, me sentia bem acolhida. Tive ótimas experiências, que levarei sempre comigo. Com certeza, recomendo o IF a todos, pelos profissionais capacitados e humanos que a instituição tem, pela estrutura em si e por todo suporte que dão aos alunos.


nadia okEx-aluna das Ciências Biológicas: Nádia Regina Ernesto Pereira
Ano de conclusão do curso no IF: 2020
 
Ano de ingresso no mestrado: 2020
Instituição onde faz o mestrado: Universidade de São Paulo (USP - São Paulo)/Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Mestrado em: Biotecnologia
Objeto/tema de estudo: Ecotoxicologia. Interação entre a toxicidade e efluentes radioativos da UTM/INB Caldas - MG.
 

O IF contribuiu para seu ingresso no mestrado?
Com toda certeza. Iniciei as provas do mestrado em fevereiro de 2019, um ano antes de concluir meu curso e acabei sendo aprovada. O processo seletivo contava com prova de conhecimentos específicos, prova de inglês, elaboração de projeto e análise de currículo e afirmo, com toda certeza, a influência direta do IF em minha aprovação. Professores excelentes, capacitados e comprometidos com o aprendizado de seus alunos. Agradeço, em especial, às professoras Alexandra Cruz e Carolina Moreira, que me emprestaram materiais e tiraram dúvidas sobre o conteúdo que cobrariam na prova. No IF, também realizei cursos de inglês, os quais me auxiliaram na aprovação, além de ter participado de diversos projetos como o PIBID, iniciação científica, jornadas científicas, entre outros, que muito enriqueceram o meu currículo, além do programa EVACT, que me proporcionou auxílio para experiências em congressos nacionais e, até mesmo, em um encontro de cunho internacional, os quais também foram contabilizados na minha aprovação no mestrado.

O IF foi importante para a sua vida?
Demais! Fiz uma belíssima trajetória e guardo ótimas lembranças de todos. Recomendo a instituição para todas as pessoas de meu convívio. No Instituto Federal, aprendi muito além de conhecimentos de Biologia. Descobri o tipo de profissional que eu quero ser, encarando meus futuros alunos não apenas como números, nomes de uma lista de chamada, mas como vidas nas quais eu posso contribuir, assim como um dia pude receber desses profissionais maravilhosos, que compõem o IF de Poços de Caldas.


Natália okEx-aluna das Ciências Biológicas: Natália Vicentino
Ano de conclusão do curso no IF: 2019

Ano de ingresso na pós-graduação: 2020
Instituição onde faz a pós-graduação: Instituto Butantan/CEFOR
Especialização em: Biotecnologia para a Saúde
Objeto/tema de estudo: vacinas e biofármacos

O IF contribuiu para seu ingresso no mestrado e foi importante para a sua vida?
Minha passagem pelo IF trouxe grande bagagem teórica quanto prática para conseguir passar no processo seletivo, que contou com três fases: teórica discursiva, entrevista e análise curricular. Sempre participei das semanas acadêmicas das Ciências Biológicas, tanto como monitora, ouvinte e palestrante. Também atuei, em todos os anos da minha graduação, como monitora nas diferentes disciplinas. Assim, acredito que tudo contribuiu para eu ter passado em um processo seletivo concorrido e ainda garantir uma bolsa. Sempre serei grata ao IFSULDEMINAS e a todos os meus professores por terem me ajudado e por me incentivarem a trilhar meu caminho.


Lucy okEx-aluna das Ciências Biológicas: Lucy Vania Martins
Ano de conclusão do curso no IF: 2019

Ano de ingresso na pós-graduação: 2020
Instituição onde faz a pós-graduação: IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas
Especialização em: Ensino de Ciências da Natureza e Matemática
Objeto/tema de estudo: ferramentas de ensino na área de Química
 

O IF foi importante para seu ingresso na especialização?
Sim, pois, graças ao IF, me formei no ensino superior e consegui participar de congressos, que auxiliaram no processo classificatório para uma vaga na especialização.

O IF foi importante para a sua vida?
Muito, pois no IF consegui fazer um curso de licenciatura, que contribuiu muito para meu desenvolvimento profissional.

Outras mestrandas das Ciências Biológicas

Também já mostramos, aqui no portal, as histórias de gratidão de outras ex-alunas da Licenciatura em Ciências Biológicas, que ingressaram em cursos de mestrado (clique nos nomes e saiba mais):
Janaína Flor (Mestranda em Biotecnologia, pela USP) & Ludimilla Reis (Mestranda em Ecologia e Recursos Naturais, pela UFSCar).


Mestrandos, ex-alunos da Licenciatura em Geografia

mariana okEx-aluna da Licenciatura em Geografia: Mariana Medeiros Alves
Ano de conclusão do curso no IF: 2018

Ano de ingresso no mestrado: 2020
Instituição onde faz o mestrado: Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - Alfenas)
Mestrado em: Geografia - Dinâmicas dos Espaços Rurais e Urbanos
Objeto/tema de estudo: Políticas públicas nos acampamentos do MST no Sul de Minas Gerais.

O IF contribuiu para seu ingresso no mestrado?
Sim, sem dúvidas. O IF contribuiu significativamente para que eu conhecesse as possibilidades da pesquisa, participando de projetos, eventos científicos e publicando trabalhos acadêmicos. Durante dois anos da graduação, tive a oportunidade de realizar pesquisas de extensão, iniciação científica e também a experiência na iniciação à docência pelo PIBID. Foi durante as orientações na pesquisa científica e pelos estímulos dos docentes do curso de Geografia que ampliei o interesse pela continuidade acadêmica.

O IF foi importante para a sua vida?
Sim, os debates e questionamentos dos quais participei no IF ampliaram minha visão a respeito de questões sociais e outras temáticas, que trouxeram reflexões importantes para minha formação acadêmica e, principalmente, para minha construção social.


matheus okEx-aluno da Licenciatura em Geografia: Matheus Lima de Andrade
Ano de conclusão do curso no IF: 2019

Ano de ingresso no mestrado: 2020
Instituição onde faz o mestrado: Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - Alfenas)
Mestrado em: Geografia – Dinâmica dos Sistemas Físico-ambientais
Tema/objeto de estudo: Climatologia. Variação pluviométrica no município de Poços de Caldas.

O IF contribuiu para seu ingresso no mestrado?
Sim, principalmente por causa da base teórica, que é desenvolvida ao longo do curso, que consegue muito bem abordar as geografias. Foi muito bem direcionada para os alunos. As referências bibliográficas que os professores foram passando durante as disciplinas também me ajudaram. O estágio que realizei também foi muito importante, para eu ter maior experiência com os alunos, mais controle e entender o quanto os conceitos aprendidos na sala de aula fazem sentido. Passei por três escolas diferentes, cada uma com uma realidade diferente. Eu fiz PIBID também, o que ajudou nas questões de projetos mais dinâmicos para os alunos, que dão maior engajamento entre professor e aluno.

O IF foi importante para a sua vida?
Além do PIBID, participei de projetos de iniciação científica e do Expedição IFSULDEMINAS, este último com o foco de ajudar na demanda de municípios da região, ofertando minicursos… Então, me engrandeceu como pessoa, principalmente, a nível social. Foi uma das melhores experiências que já tive no IF. Além disso, o Instituto ofertou aulas de campo muito boas em determinadas disciplinas, fazendo com que entendêssemos melhor os conceitos. Os professores são muito bons e estão ali do seu lado, tentando lhe ajudar sempre e da melhor maneira. Pelos quatro anos que estive na Geografia, tenho só pontos positivos a destacar.


Mestrando, ex-aluno da Engenharia de Computação

lucas bruzzone okEx-aluno da Engenharia de Computação: Lucas Ricardo Duarte Bruzzone
Ano de conclusão do curso no IF: 2020

Ano de ingresso no mestrado: 2020
Instituição onde faz o mestrado: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Mestrado em: Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural

O IF contribuiu para seu ingresso no mestrado e foi importante para sua vida?
Para ingressar no mestrado na UFScar, como primeiro passo, tive que fazer o POSCOMP e ter um bom desempenho. O POSCOMP é uma prova bem complexa, que abrange diversas áreas da computação. O IF me ajudou muito, principalmente, na construção de um conhecimento sólido para que eu me saísse bem na prova. Ao ver meu bom resultado, comecei a entender a importância de cada matéria e o porquê da constante cobrança durante a graduação. Além disso sempre recebi grande apoio dos professores e dos meus amigos em todos os aspectos. Penso em continuar trabalhando e seguir me especializando na área de aprendizado de máquina. Também penso em trabalhar como professor futuramente.

ASCOM - Poços de Caldas
https://www.facebook.com/ifpocosoficial/
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
17/07/2020

registrado em:
Fim do conteúdo da página