Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 08h50 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 18h06 | Acessos: 1157

Cursos de Licenciatura em Geografia e Biologia e de Tecnologia em Gestão Ambiental fazem trabalhos de campo.

WhatsApp Image 2023 05 30 at 08.36.11Nos dias 27 e 28 de maio os alunos dos cursos de Licenciatura em Geografia, Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental estiveram em atividade de campo por meio das disciplinas: "Geomorfologia" e "Quaternário e Mudanças Ambientais". O trabalho aconteceu no transecto orientado do Maciço Alcalino de Poços de Caldas à Bacia de Taubaté, unidade geológica que sustenta porção considerável da calha do rio Paraíba do Sul. Os conteúdos abordaram temas vinculados às relações entre as atividades tectono-estruturais e climáticas na conformação das formas de relevo, dos processos de superfície e dos mosaicos de usos da terra em geral. Nesse contexto, estiveram sob o espectro dos estudos o arranjo morfológico-morfométrico do relevo e drenagens em ambientes com forte controle estrutural; o avanço e recuo de fitofisionomias no âmbito das glaciações e interglaciações Quaternárias; características e nuances do uso da terra e suas relações com potencial das paisagens dos trópicos úmidos e outros temas correlatos.

Ainda como palco dos trabalhos, o grupo desenvolveu atividade em trilha no Instituto Alto Montana da Serra Fina, no município de Itamonte-MG, com pauta orientada à identificação da complexidade dos ecossistemas montanos da Serra da Mantiqueira e da importância da conservação e preservação desses ambientes.

Segundo o professor Thomaz Alvisi de Oliveira, docente responsável pelas disciplinas, "as atividades de campo fomentam o diálogo entre teoria e prática, permitindo aos discentes desenvolverem reflexões e conclusões que, por meio da vivência e experimentação in loco, culminam na lapidação do futuro profissional. Ainda segundo o professor, atividades de campo são metodologias de ensino para áreas de formação que atuam na compreensão da relação dialética entre sociedade e natureza.

Acompanhe algumas fotos das visitas

Texto e fotos: Professor Thomaz Alvisi de Oliveira
Publicado em 30/05/2023