Página inicial > Notícias > Colação de gabinete
Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 18h34 | Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2023, 15h52 | Acessos: 1255

Campus Poços de Caldas certifica formandos através de colacão de grau em gabinete

Hoje, dia 19/01, foi dia de formatura de gabinete no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Foram certificados os formandos Alisson Delgado dos Santos (curso Técnico em Eletrotécnica Subsequente) e Lucas Fernandes Gafaria Alves (curso Técnico em Informática Integrado). E colou grau a Ana Laura de Paula, do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Depois de realizarem o juramento, os formandos receberam a certificação técnica e a outorga de grau por meio do diretor-geral substituto do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Luis Adriano Batista. O momento foi prestigiado por familiares e amigos dos formandos.

WhatsApp Image 2023 01 19 at 15.30.00 1

A formatura de gabinete é realizada em casos excepcionais, quando o formando apresenta documento e justificativa que demonstrem a real necessidade do recebimento do certificado de conclusão do curso antes da realização da formatura oficial.

O evento de hoje também marcou o início de uma nova e feliz fase para os formandos. Alisson Delgado dos Santos é eletricista de força e controle e presta serviço para Furnas. Ele precisou do certificado para atender uma demanda da empresa para a qual ele trabalha. “O curso abre um leque muito grande de atuação. Com ele, eu posso assinar projetos. Durante as aulas, a gente percebe que o estudo é muito puxado, mas vale a pena a qualidade do ensino. Valeu a pena o esforço”, comentou.

Graças ao curso Técnico em Informática Integrado, Lucas Fernandes Gafaria Alves conquistou uma vaga de trabalho no setor de Tecnologia da Informação (TI) na Danone, em Poços de Caldas. “Durante a pandemia, o ensino ofertado pelo IF foi muito importante para mim. A gente teve bastante apoio dos professores, da direção e da coordenação. Vim de uma escola diferente e fui abraçado pela instituição. Gostei bastante do curso!”, disse.

Ana Laura precisou do diploma para efetivar sua matrícula no Mestrado em Ciências Ambientais da Unesp de Sorocaba/SP. “Desde o Ensino Médio, eu estudo no IF e ingressei na graduação aqui, logo em seguida. Por conta dos trabalhos e projetos de extensão que participei, eu consegui ingressar no mestrado. Então, foi muito importante para mim”, afirmou.

No último dia 08/12/2022, foi realizada a colação de grau de gabinete do Rafael de Lima Albo, agora licenciado em Geografia pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Participaram da solenidade o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves, e o coordenador do curso de Licenciatura em Geografia, Prof. Rildo Borges Duarte. Rafael Albo solicitou a colação antecipada, pois estava prestes a ser admitido na função de supervisor de área na Labore Recursos Humanos, empresa do ramo de terceirização de mão de obra. O mais novo licenciado em Geografia é muito grato pelas possibilidades e portas abertas pelo Instituto Federal. “Sou grato às oportunidades que o Instituto me ofereceu desde os primeiros dias do curso de licenciatura, primeiramente pela possibilidade de compartilhar de experiência e vivência com mestres, doutores e os melhores colegas. E, ao longo do curso, pude aproveitar dos programas institucionais que visam à preparação e ao aperfeiçoamento do aluno sobre o que é aprendido em sala de aula para ser posto em prática no dia a dia como resposta para a sociedade. Sem dúvidas, recomendo e pretendo voltar ao Campus Poços de Caldas para realizar cursos de especialização ofertados pelo IFSULDEMINAS”, mencionou.

Confira as fotos!

Colação de gabinete

O item V das Normas Regimentais para as Cerimônias de Colação de Grau e Certificação Técnica do IFSULDEMINAS prevê e orienta sobre as colações de grau em gabinete. De acordo com a normativa, os casos excepcionais, para solicitações de colação de grau e/ou certificação técnica em separado, deverão ser solicitados à Secretaria de Registros Acadêmicos via requerimento, contendo justificativa e documentação comprobatória para apreciação e parecer. Caso o formando obtenha deferimento de seu pedido, a colação será feita em caráter extraoficial. A colação de grau antecipada é concedida nos seguintes casos:
1. Militares transferidos ex-offício;
2. Esposas e filhos de militares transferidos ex-offício;
3. Transferência:
a) para pós-graduação;
b) para posse em cargo público e/ou privado;
4. Para mudança da família para outro estado;
5. Outras justificativas plausíveis a serem analisadas pela instituição.

Para mais informações, clique aqui.

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial