Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Aluno > Portal do Aluno > Solenidades de certificação e colação de grau
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 11h11 | Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 17h52 | Acessos: 8225

Solenidades de Colação de Grau e Certificação Técnica do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas

1. Informações gerais

1.1 As solenidades de Colação de Grau e Certificação Técnica são os eventos mais importantes de uma instituição de ensino, pois consagram todo trabalho realizado durante anos pelos alunos, professores e profissionais inseridos nesse processo pedagógico. É um momento de comemoração em que os estudantes recebem a chave para entrarem, definitivamente, no mundo do trabalho.

1.2 As Resoluções 093/2019, 073/2015 e 069/2017, dizem que:

  • O IFSULDEMINAS expedirá diploma aos que concluírem todas as exigências do curso em que estiver matriculado de acordo com a legislação em vigor.
  • A Diplomação efetivar-se-á somente após aprovação em todos os componentes da matriz curricular e exigências do projeto pedagógico do curso.
  • As solenidades atenderão ao previsto nas normas regimentais para as cerimônias de colação de grau e certificação técnica do IFSULDEMINAS.

1.3 O encerramento dos cursos técnicos dar-se-á por meio da certificação técnica e dos cursos superiores por meio da colação de grau. A cerimônia de encerramento do Ensino Técnico Integrado, Ensino Técnico Subsequente e Ensino Superior é um ato oficial, de caráter público e solene, por meio do qual os concluintes dos cursos serão diplomados.

1.4 A participação na cerimônia de certificação técnica ou colação de grau no IFSULDEMINAS é obrigatória, e poderá ocorrer em três categorias:

Solenidade completa:

Nesta sessão solene os formandos em respeito a individualidade poderão escolher entre beca (veste talar) ou traje social preto. Os atos protocolares seguem sua sequência completa listados no item 5. O local de realização poderá ser o auditório do campus ou em espaço externo. Os formandos poderão recorrer a empresas que têm a função de apoiar a Comissão Permanente de Formatura do Campus Poços de Caldas, desde que atendam às especificações mínimas feitas pela comissão.

Solenidade simplificada:

Trata-se de uma cerimônia simplificada, em que não há execução do Hino Nacional, não se usa beca ou traje social preto e nem há homenageados ou paraninfos. Os discursos serão opcionais. Os juramentistas serão escolhidos no dia da cerimônia. A sequência de atos protocolares está descrita no item 7.4. A sessão solene simplificada abrangerá formandos que, por razões pessoais, não podem ou não querem participar da solenidade completa ou não atenderem aos requisitos exigidos pela colação de Gabinete. Será realizada após as solenidades completas no auditório do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.

Antecipação de Colação de Grau e/ou Certificação Técnica (Colação de Gabinete):

Se você tem urgência do procedimento por motivo de aprovação em concurso, contratação em cargo relacionado ao curso ou aprovação em curso de pós-graduação, solicite "Antecipação de Colação de Grau" conforme orientações disponíveis na página "Solicitações Registro Acadêmico" (clique aqui).

Solenidade on-line (Exclusiva para cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância):

(Informações em breve)


2. Inscrições

2.1 A Colação de Grau ou a participação na Cerimônia de Certificação Técnica são os requisitos finais para obtenção do Diploma de Curso Superior ou do Certificado de Curso Técnico de Nível Médio, respectivamente, e devem ser solicitadas pelo interessado, com antecedência mínima de 30 dias da data prevista para sua realização, por meio do envio de respostas de formulário próprio, disponível na página web de cada cerimônia. Clique aqui para acessar a página.


3. Comissão Permanente de Formatura do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e Comissão de Formandos

3.1 Formada por técnicos administrativos, a Comissão Permanente de Formatura do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, coordenada pela servidora Heliese Fabrícia Pereira, tem a função de orientar as comissões de formandos e empresas contratadas sobre as regras e procedimentos das cerimônias de certificação técnica e colação de grau. As atividades festivas (bailes e coquetéis) e religiosas são de responsabilidade da comissão de formandos de cada turma.

3.2 Compete à Comissão Permanente de Formatura IFSULDEMINAS:

I. Acompanhar procedimentos e providências, a fim de que as solenidades sejam planejadas, organizadas e realizadas com êxito, observando as necessidades de infraestrutura e segurança para a sua execução.
II. Orientar os estudantes sobre a constituição da comissão de formandos;
III. Orientar estudantes e empresas terceirizadas contratadas sobre as regras e protocolo da instituição;
IV. Elaborar roteiro de cerimonial;
V. Supervisionar a organização do local das cerimônias;
VI. Acompanhar a solenidade para orientação, organização e suporte aos acadêmicos e empresas terceirizadas;
VII. Acompanhar as ações da Comissão dos Formandos.

3.3 Cada turma é responsável pela escolha de seus representantes para constituírem a Comissão de Formandos. Os nomes e contatos dos integrantes da comissão de formandos devem ser informados à Comissão Permanente de Formatura. A turma define quantos membros terá sua comissão, sendo que dois deles deverão representá-los junto à Comissão Permanente de Formatura.

3.4 Compete à Comissão de Formandos:

I. Entrar em contato com a Comissão Permanente de Formatura para receber orientações referentes aos procedimentos e regras para a colação de grau e/ou certificação técnica;
II. Realizar encontros com os demais formandos para orientação das informações recebidas;
III. Manter a Comissão Permanente de Formatura informada quanto às decisões referentes à formatura como: patrono, paraninfo, juramentista, orador e homenagens. O envio das informações deve ocorrer com no mínimo 90 dias de antecedência da formatura;
IV. Respeitar os prazos definidos pela instituição;
V. Organização da sessão de fotos (homenageados);
VI. Oficializar o convite a todos os homenageados (modelo);
VII. Contratar a empresa com exclusividade fotográfica ou paga para atuar na cerimônia, desde que essa atenda às normas contidas neste manual. 

4. Calendário de solenidades para 2024:

Categoria  Modalidade Data Local Horário Inscrições

 

SEMESTRE

         
Solenidade completa Técnicos Subsequentes (presencial) 24/02/2024 (Sábado) Auditório do Campus 20h

(formandos devem chegar com 1h30 de antecedência)*

(Lista definitiva)

Solenidade completa 

Técnico Subsequente EaD (remota)

O link do Google Meet será enviado por e-mail.

 07/03/2024 (Quinta-Feira On-line (remota - na véspera divulgaremos o link de acesso)  19h30

(formandos devem acessar a live com 30min de antecedência)**

(Lista definitiva)

Solenidade completa Técnicos Integrados (presencial) 09/03/2024 (Sábado) Palace Cassino (local contratado/pago pelos formandos)  20h

(formandos devem chegar com 1h30 de antecedência)*

(Lista definitiva)

Solenidade completa  Superiores (presencial) 23/03/2024 (Sábado)  Auditório do Campus

20h

(formandos devem chegar com 1h30 de antecedência)*

 

  (Lista definitiva)

Solenidade simplificada  Para todos os cursos 

05/04/2024 

 

Auditório do Campus

20h

(formandos devem chegar com 30min de antecedência)*

 

 (Lista definitiva)

2º SEMESTRE           
Solenidade completa

Técnico Subsequente EaD (remota)

O link do Google Meet será enviado por e-mail.

19/09/2024 (quinta-feira)  

19h30

(formandos devem acessar a live com 30min de antecedência)**

Em breve

Formato a escolha dos formandos Para todos os cursos (remancescentes do 1º semestre) 20/09/2024  

20h

(formandos devem chegar com 30min de antecedência)*

Em breve

*Os formandos devem comparecer com antecedência ao local da cerimônia para recebimento das instruções, trajar as becas, quando optarem por essa vestimenta, montagem da fila e sessões de fotos.

**Os formandos do curso EaD devem acessar a live com antecedência para recebimento das instruções e testes de microfone e câmera.


5. ATOS PROTOCOLARES

5.1 A cerimônia de certificação técnica ou colação de grau deverá ter os seguintes atos protocolares na seguinte ordem:

1. Chegada dos formandos

Formandos devem comparecer com antecedência prevista no item 4, ao local da cerimônia para recebimento das instruções e montagem da fila.

2. Abertura

Boas vindas aos formandos e convidados.

3. Composição da mesa solene

A cerimônia inicia com a composição da mesa de honra que é constituída pelo reitor, diretor-geral, coordenadores de curso e paraninfos, e na tribuna de honra ficam os patronos e homenageados.

4. Entrada dos formandos

A entrada dos formandos na cerimônia é realizada solo ou junto a alguém especial, que poderá ser mãe ou pai, irmã ou irmão, tia, avó ou avô, responsável, a escolha do formando. Os formandos que vestirem a beca, devem entrar com o Capelo (chapéu) na mão esquerda.

5. Instalação da solenidade pelo diretor-geral

O diretor-geral ou a autoridade por ele designado inicia a cerimônia, O reitor(a) ou a autoridade por ele(a) designada inicia a cerimônia.

6. Execução do Hino Nacional Brasileiro

O mestre de cerimônias convidará a todas/os para que em posição de respeito, acompanhem a execução do hino instrumental brasileiro. Não é recomendado bater palmas ao final da execução.

7. Registro das autoridades presentes

Primeiro as externas, depois as internas até finalizar com coordenadores de cursos.

8. Juramento

Um formando(a) será eleito com antecedência pela turma (todos os cursos a formar na data) para realizar a leitura do juramento institucional, que será chamado a frente para proferir o juramento, devendo ser confirmado repetido por todos os formandos.

9. Outorga de grau pela maior autoridade

Ato oficial, obrigatório, por meio do qual o formando é investido na posse do grau acadêmico, ou seja, do título a que tem direito por concluir o curso técnico ou superior. O(a) juramentista será chamado(a) para se posicionar em frente ao Reitor para receber a outorga. Neste momento, o formando(a) deverá cumprimentar a autoridade designada e posteriormente colocar o capelo (se optar pelo traje da beca) e todos os demais formandos também colocarão o capelo.

capelo

10. Agradecimentos e homenagens

Os formandos elegerão 3 homenageados, sendo paraninfo(a), patrono ou patronesse e homenageado(a) para entrega de lembranças, bem como 3 alunos para realizarem a entrega.

11. Entrega simbólica dos diplomas

O (a) paraninfo(a) e coordenador(a) da turma fará a entrega dos canudos que simbolizam os diplomas. Não se esqueça de cumprimentar e tirar foto com os professores.

12. Discurso do(a) orador(a)

Os oradores ideais são aqueles que expressarão o que todos os estudantes gostariam de falar naquele momento tão importante para suas vidas. É o momento para agradecer, explanar sobre o futuro profissional ainda incerto, relembrar histórias da graduação, entre outras passagens. São eleitos antecipadamente pela turma um orador(a) que deve realizar o discurso em até sete minutos.

13. Discurso do paraninfo

O paraninfo da turma tem um momento especial para fazer um discurso na cerimônia.

14. Discurso do diretor-geral.

15. Discurso do reitor ou seu representante legal

O condutor da Mesa de Honra profere algumas palavras e declara o encerramento da solenidade.

16. Encerramento oficial pela maior autoridade.

5.2 O número de convidados será acertado após a locação do espaço, de acordo com a sua capacidade.


6. Organização da solenidade completa com contratação de empresas

6.1 Os formandos poderão recorrer a empresas de apoio à Comissão Permanente de Formatura do Campus Poços de Caldas na organização das cerimônias.

6.2 A orientação da referida comissão é que a empresa contratada pelos formandos está proibida de cobrar qualquer valor para a realização das cerimônias, devendo fornecer os itens elencados abaixo e demais itens não mencionados que sejam necessários para a realização da cerimônia. A participação da empresa está vinculada ao posterior oferecimento do álbum de fotografias aos formandos, que podem ou não comprar o material. É de inteira responsabilidade dos formandos a contratação da empresa de fotografias.

6.3 No entanto, a comissão de formandos pode não localizar empresas de Poços e região que trabalhem com exclusividade de fotos, e, opte pela contratação paga. Fica a critério dos formandos.

6.4 Na contratação de empresa com exclusividade de fotos ou paga, a comissão de formandos deve estar ciente que:

  • A empresa deve ser a mesma e as cerimônias devem acontecer no mesmo dia, local e horário, por modalidade (integrados, subsequentes e superiores) ou por curso.

6.5 Fica acertado que as especificações mínimas feitas pela Comissão Permanente de Formatura do campus para concorrência da exclusividade de fotografias ou pagamento são:

  • Locação do espaço externo ou realização no auditório do campus;
  • Mesa de honra e cadeiras (formandos, autoridades, professores e convidados);
  • Becas na cor preta em microfibra com faixa na cintura na cor do curso, babado branco e capelo (opcional), pois os formandos poderão optar pelo traje social preto;
  • Toalha para mesa solene;
  • Decoração do local do evento, incluindo tapetes, quando necessário;
  • Sonorização, iluminação e operador técnico, caso necessário;
  • Canudos;
  • Brinde para os homenageados (display acrílico na horizontal para foto - tamanho 13x18cm);
  • Mestre de cerimônia (caso o campus não indique nenhum profissional para tal função);
  • Assistente cerimonialista;
  • Convites impressos em quantidade definida pela Comissão de Formandos e Comissão Permanente de Formatura;
  • Água mineral para componentes da mesa e formandos;
  • Limpeza;
  • Registro fotográfico (opcional quando não for exclusividade);
  • Climatizadores de ar (para os locais que não possuem ar condicionado).
  • Púlpito.

Cabe ao IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas disponibilizar:

  • Roteiro de cerimonial;
  • Mastro com bandeiras - Brasil, Minas Gerais, Município e IFSULDEMINAS.

6.6 A seguir, listamos os atos protocolares, definidos no item 5:

  • Abertura;
  • Composição da mesa solene;
  • Entrada dos formandos;
  • Instalação da solenidade pela maior autoridade;
  • Execução do Hino Nacional Brasileiro;
  • Registro das autoridades presentes (primeiro as externas, depois as internas até finalizar com coordenadores de cursos);
  • Juramento;
  • Outorga de grau pela maior autoridade;
  • Agradecimentos e homenagens (opcional);
  • Entrega simbólica dos diplomas (pelo paraninfo e coordenador da turma);
  • Discurso do(a) orador(a);
  • Discurso do paraninfo;
  • Discurso do diretor-geral;
  • Discurso do reitor ou seu representante legal;
  • Encerramento oficial pela maior autoridade.

7. Organização da solenidade completa sem contratação de empresas

7.1 A cerimônia ocorrerá de forma parcialmente gratuita no auditório do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.

7.2 Em respeito à individualidade, a decisão sobre a veste deve ser tomada pelo(a) formando(a) que poderá escolher entre beca (veste talar) ou traje social preto.

7.3 Caso opte por trajar a veste talar, o modelo deve ser composto por beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso, babado branco e capelo, que é colocado na cabeça somente após a Outorga de Grau.

7.4 Citamos acima que seria uma cerimônia parcialmente gratuita, pois os únicos custos atribuídos aos formandos(as) serão:

  • Locação de beca (opcional)
    A locação da beca será acertada após a divulgação da lista final de formandos. Enviaremos um formulário no qual os formandos preencharão seus dados pessoais, tamanho e altura para separação da beca e o envio do comprovante de pagamento. No dia do evento a assistente cerimonialista auxiliará os formandos a vestirem as becas, que já estarão no local.
  • Contratação de serviços de filmagem e fotografia (opcional)
    A contração é de total responsabilidade dos formandos, pode ser por turma ou individual.

7.5 Fica acertado que o campus fornecerá:

  • Auditório;
  • Mesa de honra e cadeiras (formandos, autoridades, professores e convidados);
  • Toalha para mesa solene;
  • Decoração somente na mesa de autoridades;
  • Sonorização e iluminação;
  • Canudos;
  • Brinde para os homenageados (display acrílico na horizontal para foto - tamanho 13x18cm);
  • Mestre de cerimônia;
  • Assistente cerimonialista;
  • Água para componentes da mesa e formandos;
  • Limpeza;
  • Púlpito;
  • Roteiro de cerimonial;
  • Mastro com bandeiras - Brasil, Minas Gerais, Município e IFSULDEMINAS.

7.6 A seguir, listamos os atos protocolares, definidos no item 5:

  • Abertura;
  • Composição da mesa solene;
  • Entrada dos formandos;
  • Instalação da solenidade pela maior autoridade;
  • Execução do Hino Nacional Brasileiro;
  • Registro das autoridades presentes (primeiro as externas, depois as internas até finalizar com coordenadores de cursos);
  • Juramento;
  • Outorga de grau pela maior autoridade;
  • Agradecimentos e homenagens (opcional);
  • Entrega simbólica dos diplomas (pelo paraninfo e coordenador da turma);
  • Discurso do(a) orador(a);
  • Discurso do paraninfo;
  • Discurso do diretor-geral;
  • Discurso do reitor ou seu representante legal;
  • Encerramento oficial pela maior autoridade.

7.7 O auditório tem capacidade para 229 pessoas. Para que os convidados fiquem acomodados confortavelmente o número de formandos será limitado a 35. Dessa forma, cada formando(a) poderá levar até 5 convidados.


8. Organização da solenidade simplificada

8.1 A cerimônia ocorrerá de forma totalmente gratuita no auditório do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.

8.2 A sessão solene simplificada abrangerá formandos que, por razões pessoais, não podem ou não querem participar da solenidade completa ou não atenderem os requisitos exigidos pela colação de Gabinete. Será realizada após as solenidades completas.

8.3 Os formandos devem optar pelo traje esporte fino ou traje passeio, e evitar o uso de bonés, minissaias, decotes, bermudas e chinelos. Não é feito o uso de beca.

8.4 A seguir, listamos os atos protocolares, definidos no item 5:

  • Abertura
  • Registro das autoridades presentes;
  • Juramento;
  • Outorga de grau pela maior autoridade;
  • Discursos (opcional);
  • Encerramento oficial.

8.5 Não há limite de familiares e convidados por formando(a). Os familiares podem fotografar os formandos.

8.6 Após a formatura o Gabinete do Campus Poços de Caldas não oferecerá coquetel. O formando poderá confraternizar, caso queira celebrar o evento com seus familiares e amigos, em data, hora e local que melhor lhe convier.


9. Colação de grau em Gabinete

9.1 A cerimônia ocorrerá no Gabinete do Diretor-Geral no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.

9.2 Os casos excepcionais, para solicitações de colação de grau e/ou certificação técnica em separado, deverão ser solicitados à Secretaria de Registros Acadêmicos/Secretaria Escolar via requerimento, contendo justificativa e documentação comprobatória para apreciação e parecer.

9.3 Caso o formando obtenha deferimento de seu pedido, a colação será feita em caráter extraoficial e de forma antecipada às cerimônias completas e simplificada, conforme segue:

1. Militares transferidos ex-offício;
2. Esposas e filhos de militares transferidos ex-offício;
3. Transferência:
a) para pós-graduação;
b) para posse em cargo público e/ou privado;
4. Para mudança da família para outro estado;
5. Outras justificativas plausíveis a serem analisadas pela instituição.

9.4 Colação de grau por procuração

Caso o aluno esteja matriculado em curso no exterior, poderá solicitar a colação de grau por procuração, registrada em cartório. A solicitação deverá ser protocolada na Secretaria de Registros Acadêmicos/ Secretaria Escolar via requerimento, contendo justificativa e documentação comprobatória para apreciação e parecer. Caso o formando obtenha deferimento de seu pedido, a colação será feita em caráter extraoficial.


10. Informações às comissões de formandos

  • Foto para o display porta-retrato que será entregue aos homenageados:

Os homenageados receberão como lembrança um display de acrílico tipo porta-retrato em que de um lado constará a foto da turma e do outro, uma mensagem de reconhecimento pelo trabalho realizado.

Compete à Comissão de Formandos o agendamento do dia e local para as sessões de fotos.

  • Formulário Colação de Grau e Certificação Técnica – Comissão de Formandos:

Informar à Comissão Permanente de Formatura quanto às decisões referentes à formatura como: patrono, paraninfo, juramentista, orador e homenagens. O envio das informações deve ocorrer até o dia 20/12/2023, por meio de preenchimento dos formulários abaixo:


11. Informes da Secretaria


Notícias

2022

01/04/2022 - Formatura dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

20/04/2022 - Formatura dos cursos superiores e técnicos subsequentes.

20/08/2022 - Formatura do curso de Tecnologia em Gestão Comercial.

22/10/2022 - Formatura dos cursos técnicos e superiores.

18/11/2022 - Formatura on-line do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

2021

26/02/2021 - Formatura on-line dos cursos técnicos e superiores.

09/04/2021 - Formatura on-line dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

21/05/2021 - Formatura on-line dos cursos técnicos e superiores.

27/08/2021 - Formatura on-line dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrotécnica.

29/10/2021 - Formatura on-line dos cursos técnicos e superiores.

2020

25/01/2020 - Formatura dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

29/02/2020 - Formatura dos cursos técnicos subsequentes.

23/10/2020 - Formatura on-line dos cursos técnicos e superiores.

2019

19/01/2019 - Formatura dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

09/02/2019 - Formatura dos cursos técnicos subsequentes.

23/03/2019 - Formatura dos cursos superiores.

2018

20/01/2018 - Formatura dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática Integrados ao Ensino Médio.

2017

18/03/2017 - Formatura dos cursos técnicos em Administração, Edificações, Eletrotécnica, Informática e Tecnologia em Gestão Ambiental.

21/01/2017 - Formatura dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática Integrados ao Ensino Médio.

2016

17/09/2016 - Formatura do curso Técnico em Administração.

02/04/2016 - Formatura dos cursos técnicos em Edificações, Eletrotécnica, Informática, Meio Ambiente, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar.

23/01/2016 - Formatura da primeira turma do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

2015

03/10/2015 - Formatura dos curso Técnico em Administração e dos cursos técnicos EaD do Programa Profuncionário: Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Multimeios Didáticos e Técnico em Secretaria Escolar.

28/03/2015 - Formatura dos cursos técnicos em Administração, Edificações, Eletrotécnica, Informática e Meio Ambiente.

2014

05/09/2014 - Formatura do Pronatec.

22/03/2014 - Formatura dos cursos técnicos em Administração, Eletrotécnica, Informática e Meio Ambiente.

2013

28/09/2013- Formatura dos cursos técnicos subsequentes em Administração, Eletrotécnica, Informática e Meio Ambiente.

06/04/2013 - Formatura dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Meio Ambiente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página