Página inicial > Portal do Aluno > Portal do Aluno > Normativa de Colação de Grau
Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 11h11 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 11h13 | Acessos: 701

Normas Regimentais para as Cerimônias de Colação de Grau e Certificação Técnica do IFSULDEMINAS

As solenidades de Colação de Grau e Certifcação Técnica são os eventos mais importantes de uma instituição de ensino, pois consagram todo trabalho realizado durante anos pelos alunos, professores e profssionais inseridos nesse processo pedagógico. É um momento de comemoração em que os estudantes recebem a chave para entrarem, defnitivamente, no mundo do trabalho.

Este manual tem como objetivo orientar os discentes, gestores, comissão e representantes de turma com informações sobre as normas, procedimentos acadêmicos e protocolares referentes ao evento para o planejamento, organização e realização das cerimônias de encerramento dos cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes e concomitantes, cursos de formação inicial e continuada e colação de grau dos cursos superiores de tecnologia, licenciatura e bacharelado nas modalidades presencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas.

O representante da Comissão de Formandos de cada curso deve enviar à Comissão Permanente de Formatura o formulário com a indicação dos servidores homenageados e formandos que irão proferir o discurso e o juramento, bem como a entrega das homenagens na solenidade de formatura. Os formulários preenchidos devem ser entregues com um mês de antecedência. Os arquivos dos formulários estão disponíveis abaixo, em formato aberto ODT (OpenDocument.org) e PDF e podem ser baixados ao clicar na extensão desejada.

Comissão Permanente de Formatura

Formada por técnicos administrativos, a Comissão de Permanente de Formatura do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, com base na Resolução nº 009/2019 (acima), é responsável por intermediar o contato entre os formandos e a empresa que produzirá a cerimônia de colação de grau. No início do penúltimo semestre de curso, os formandos devem procurar os membros da Comissão para darem início aos trabalhos da formatura. Cabe à Comissão Permanente apenas a realização da colação de grau; a mesma não se responsabilizará por bailes, coquetéis, missas ou cultos.

Portaria nº 60, de 08 de maio de 2019

Heliese Fabrícia Pereira - coordenadora
Lucinéia de Souza Oliveira - mestre de Cerimônias
Daniel Aroni Alves - jornalista

Representantes da Coordenadoria de Assuntos Educacionais
Aline Ribeiro Paes Gonçalves
Rita de Cássia da Costa
Gustavo Pereira dos Santos
Maria Regina Fernandes da Silva

Colação de grau em Gabinete

A colação de grau em Gabinete é uma opção para aqueles alunos que, por razões pessoais, não podem ou não querem se formar no palco. Trata-se de uma cerimônia simplificada, em que não se usa beca nem há discursos, homenageados ou paraninfos. O pedido deve ser realizado por meio de requerimento junto à Secretaria do campus.

Instruções para o dia do evento

1) Os formandos devem optar pelo traje esporte fino ou traje passeio, e evitar o uso de bonés, minissaias, decotes, bermudas e chinelos. Não é feito o uso de beca.

2) Como é o cerimonial da formatura de gabinete? O Diretor geral faz a abertura oficial, os formandos fazem o juramento geral de cursos e, após, são chamados para receberem o certificado de conclusão de curso e fazerem a assinatura da ata. Não são realizados discursos e homenagens na formatura de gabinete.

3) Os familiares do formando podem comparecer? Sim. Não há limite de familiares por formando. Os familiares podem fotografar os formandos.

4) Após a formatura de gabinete o Campus Poços de Calda oferece coquetel? Não. O formando pode confraternizar, caso queira celebrar o evento com seus familiares e amigos, em data, hora e local que melhor lhe convier.

19/01/2019 - Formatura dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

09/02/2019 - Formatura dos cursos técnicos subsequentes.

23/03/2019 - Formatura dos cursos superiores.

2018

20/01/2018 - Formatura dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática Integrados ao Ensino Médio

2017

18/03/2017 - Formatura dos cursos técnicos em Administração, Edificações, Eletrotécnica, Informática e Tecnologia em Gestão Ambiental

21/01/2017 - Formatura dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática Integrados ao Ensino Médio

17/09/2016 - Formatura do curso Técnico em Administração

02/04/2016 - Formatura dos cursos técnicos em Edificações, Eletrotécnica, Informática, Meio Ambiente, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar.

23/01/2016 - Formatura da primeira turma do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

2015

03/10/2015 - Formatura dos curso Técnico em Administração e dos cursos técnicos EaD do Programa Profuncionário: Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Multimeios Didáticos e Técnico em Secretaria Escolar

28/03/2015 - Formatura dos cursos técnicos em Administração, Edificações, Eletrotécnica, Informática e Meio Ambiente