Publicado: Quinta, 24 de Dezembro de 2020, 13h34 | Última atualização em Segunda, 18 de Janeiro de 2021, 13h51 | Acessos: 1569

Projeto de "Saneamento Rural e Educação Ambiental em Poços de Caldas" conclui 2ª etapa de ações

No último dia 18 de dezembro, foi realizada, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas (SEDET), a reunião para apresentação dos resultados da segunda etapa do projeto "Saneamento Rural e Educação Ambiental em Poços de Caldas/MG", obtidos durante o segundo semestre de 2020. O projeto é executado em parceria com Laboratório de Biodiversidade do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Instituto Fernando Bonillo e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

rural 1

Marcelo Munhoz (SEDET – ger. atend. empresas), Marielle Rezende (Inst. Fernando Bonillo – eng. amb), Valdinei Oliveira (SEDET – ger. seção polít. trabalho e geração de renda), Juliana Reis (SEDET – veterinária), Joaquim Gonçalves (SEDET – técnico agrícola), Ana Ferreira (IFSULDEMINAS – graduanda Ciências Biológicas) e Mireile Santos (IFSULDEMINAS – professora e bióloga).

O objetivo do projeto é coletar dados para atualizar as informações existentes relativas à conservação ambiental, água, tratamento de esgoto, resíduos sólidos, turismo rural, prevenção de incêndios, dentre outros assuntos. As entrevistas presenciais aos moradores da zona rural de Poços de Caldas se iniciaram efetivamente no mês de setembro de 2020, tomando todas as precauções necessárias para enfretamento à COVID-19. Desde então, as alunas do curso de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Ana Maria dos Santos Ferreira e Fabiana da Silva Oliveira, respectivamente, atuam na coleta de informações. As atividades são articuladas pela engenheira ambiental do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental (IFB), Marielle Rezende de Andrade, e pela bióloga, professora do IFSULDEMINAS e coordenadora do projeto, Mireile Reis dos Santos. A equipe de trabalho também conta com a aluna Mikaela Tomaz de Almeida, que fica com a parte de organização e compilação dos dados e com o gestor ambiental, Roosevelt Heldt Junior, responsável pela geoespacialização dos dados coletados.

“Este contato direto com os moradores da zona rural permite uma maior aproximação e conhecimento da realidade local, principalmente nos aspectos relativos à conservação ambiental, para que assim possamos unir forças e pensar em soluções conjuntas”, comenta Marielle. Nesta primeira etapa, de setembro a dezembro de 2020, foram visitadas mais de 120 propriedades, nos bairros rurais Córrego Dantas, Fazenda Osório, Cascatas das Antas, Zanetti, Serra do Selado, Boa Vista, Fazenda Aparecida, Lambari, dentre outros, permitindo observar as diferentes características das áreas visitadas. Até o momento, foi possível avaliar e organizar os dados somente do bairro Córrego Dantas, que foi o objeto da reunião do dia 18 de dezembro. A tabulação e organização dos demais dados, bem como a retomada das visitas presenciais, ficarão para as próximas etapas, em 2021.

rural 18

No 2º semestre de 2020, a equipe do projeto coletou dados junto aos moradores da zona rural de Poços.

“Esta etapa diagnóstica inicial de coleta de dados é fundamental para uma visão mais ampla e um conhecimento mais aprofundado sobre as demandas e as potencialidades da zona rural do município de Poços de Caldas. Isto nos permitirá uma construção horizontalizada de ações mais efetivas e individualizadas para cada região, no sentido de gestão socioambiental”, reforça Mireile, coordenadora do projeto. A coordenadora agradeceu ainda o apoio da prefeitura nestas ações, que fornece o transporte e o acompanhamento de um colaborador, o técnico agrícola Joaquim Gonçalves. Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

Confira algumas fotos do projeto!

A seguir, confira algumas fotos das ações do projeto "Saneamento Rural e Educação Ambiental em Poços de Caldas/MG". Clique nas imagens para ampliá-las.

Assista ao vídeo!

Assista à reportagem que a TV Plan produziu sobre o projeto.

Fotos e texto: Marielle Rezende, IFB e Laboratório de Biodiversidade.
24/12/2020.