Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Possibilidade de parceria
Início do conteúdo da página

Possibilidade de parceria

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2024, 16h51 | Última atualização em Sábado, 16 de Novembro de 2024, 13h16 | Acessos: 274

IFSULDEMINAS e Viridis Mineração e Minerais vislumbram possibilidade de parceria

viridis reuniao 02Representantes do IFSULDEMINAS e da empresa australiana Viridis Mineração e Minerais se reuniram nessa quarta-feira (03/07) para uma troca de ideias sobre a possibilidade de parceria para projetos e atividades. Pela Viridis Mineração, participaram do encontro no Campus Poços de Caldas a gerente de Sustentabilidade da Viridis, Karla Brandão; o gerente de Tecnologia, Marcos Botelho; e a supervisora de SSMA, Bruna Pimentel. Do Campus Poços de Caldas, estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento Educacional, Prof. Mateus dos Santos; a coordenadora de Ensino, Profa. Nathália Freitas; o coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Prof. Douglas Castilho; e os professores Bruno Carmelito, Melina Souza e Amilcar Saporetti. A reunião contou ainda com a presença de representantes do Campus Muzambinho, Prof. Walbert Santos e o coordenador do Centro de Validação Tecnológica, Prof. Felipe Figueiredo.

Os representantes da Viridis foram apresentados ao Campus Poços, tendo a oportunidade conhecer os laboratórios, infraestrutura, projetos e cursos da instituição. Também visitaram as obras iniciais da Cidade da Inovação e conversaram sobre as possibilidades de parcerias público-privadas. Este foi o primeiro encontro presencial entre o IF e a mineradora. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Poços de Caldas, Prof. Mateus dos Santos, com base nas demandas apresentadas pela Viridis Mineração, o IFSULDEMINAS verificará a viabilidade de um termo de cooperação para os próximos anos. O Prof. Mateus explica que a empresa possui demandas de curto, médio e longo prazo, relacionadas à pesquisa e à inovação, e que a demanda mais emergencial já poderá ser atendida pela empresa júnior do Campus Muzambinho.

IMG E2383

Para a supervisora de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Viridis, Bruna Pimentel, as parcerias firmadas em Poços de Caldas, junto à comunidade, são muito importantes. “A conclusão da reunião foi justamente que a gente tem uma gama de possibilidades para trabalhar junto com o Instituto Federal. Em curto prazo, a gente vai conseguir trabalhar amostras de 

solo para atender as exigências ambientais no processo de licenciamento. Em médio prazo, a gente pensou em outras análises, como análise de água e composição de flora, e educação ambiental com a comunidade. A longo prazo, nosso produto é matéria-prima para a fabricação de controles elétricos, painéis solares e componentes eletrônicos e isso vai ao encontro com os projetos e cursos do IFSULDEMINAS e da Cidade da Inovação. Nosso objetivo é ter essa parceria duradoura, para que a gente possa sempre incluir novos projetos, trabalhar a mão de obra com os alunos, fornecer bolsas de estágios e integrar com a comunidade do Campus e da região de Poços de Caldas”, comentou Bruna.

Em fevereiro deste ano, a Viridis Mineração e Minerais assinou um protocolo de investimentos com o Governo de Minas Gerais para a construção de uma planta de beneficiamento e tratamento de minérios e terras raras em Poços de Caldas, com um investimento de R$ 1,35 bilhão. A previsão é que o empreendimento crie aproximadamente 120 postos de trabalho permanentes. Além disso, o projeto promete atrair outras empresas que utilizam esses minérios como matéria-prima, fortalecendo a cadeia produtiva da região. As terras raras são essenciais para diversas aplicações industriais e tecnológicas, devido às suas propriedades únicas.

O gerente nacional da Viridis Brasil, Klaus Petersen, explicou em reportagem publicada no site da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas que a exploração no município não exigirá detonações, ácidos corrosivos, altas temperaturas e pressões, vapores tóxicos e fluxos de resíduos radioativos para a extração. O método utilizado, que envolve uma solução salina em temperatura ambiente, é economicamente e ambientalmente benéfico. Além disso, a Viridis está investindo em relações comunitárias, parcerias e projetos sociais, contribuindo para o desenvolvimento local e a projeção mundial de Poços de Caldas.

Confira as fotos da reunião.

Texto com informações da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

Publicado em 04/07/2024.

registrado em:
Fim do conteúdo da página