Reditec 2025
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas participa da Reditec 2025 e apresenta experiência exitosa
De 2 a 5 de setembro, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas esteve presente na 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec), realizada em Bonito (MS) e organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
Com o tema “A Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global”, inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, a edição de 2025 reuniu cerca de 1,2 mil gestores de todo o país. O evento promoveu debates estratégicos sobre os rumos da Rede Federal, contando com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, e da presidente do Conif, Ana Paula Giraux, além de diversos dirigentes e autoridades.
Segundo o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, a Reditec é um momento essencial de reflexão, planejamento e integração:
“É gratificante perceber que ações já implementadas no IFSULDEMINAS estão alinhadas com os desafios nacionais. O reconhecimento das nossas experiências exitosas reforça o impacto do nosso trabalho na transformação da vida das pessoas e no fortalecimento da Rede Federal”, afirmou.
Experiência exitosa apresentada
Durante o evento, o IFSULDEMINAS apresentou no Eixo Educação Profissional e Tecnológica a experiência exitosa “Prepara IFSULDEMINAS – Inclusão e Oportunidades no Acesso ao Ensino Médio Técnico Integrado da Rede Federal”, idealizada em 2024.
O projeto, que oferece um cursinho preparatório gratuito para estudantes em situação de vulnerabilidade social se expandiu para outros campi da instituição. A iniciativa foi tão bem-sucedida que se tornou embrião do Programa Federal Partiu IF, que busca ampliar o acesso à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em todo o Brasil.
O diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Rafael Felipe Coelho Neves, ressaltou a importância do projeto:
“Esse trabalho mostra como podemos atuar de forma concreta para garantir inclusão e oportunidades, contribuindo para que mais jovens ingressem em cursos técnicos integrados e tenham acesso a uma educação pública de qualidade.”
Participação ativa em palestras e debates
Além da apresentação da experiência exitosa, a comitiva do IFSULDEMINAS, composta por 20 representantes, participou ativamente das discussões da Reditec. Integraram o grupo pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores-gerais dos oito campi – incluindo Rafael Felipe Coelho Neves, diretor do Campus Poços de Caldas – e gestores das áreas de Assuntos Estudantis, Pesquisa, Pós-Graduação e Relações Internacionais.
Durante a programação, os representantes do IFSULDEMINAS contribuíram em mesas-redondas e painéis estratégicos sobre flexibilidade curricular, gestão orçamentária e políticas de acesso, permanência e êxito, temas centrais para o fortalecimento da Rede.
Discussões estratégicas para o futuro
A Ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresentou reflexões sobre a integração entre planejamento orçamentário e políticas educacionais, destacando a necessidade de alinhar a educação às demandas contemporâneas com foco em Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade.
A programação contou com mais de 50 atividades, incluindo palestras, conferências, fóruns temáticos e uma feira de economia solidária.
A Reditec 2025 consolidou-se como espaço essencial para o planejamento coletivo e participativo da Rede Federal, reforçando a importância da expansão de cursos técnicos, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da formação de professores, assegurando que a educação profissional e tecnológica continue sendo um vetor de desenvolvimento regional e nacional.
Confira algumas fotos do evento.
Redes Sociais