Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Terras Raras - Mesa

Publicado: Sexta, 05 de Setembro de 2025, 17h58 | Última atualização em Sexta, 05 de Setembro de 2025, 18h14 | Acessos: 25

Mineração de Terras Raras é debatida em Mesa Informativa no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas

sem título 8402Na última quarta-feira, 03 de setembro, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas promoveu a Mesa Informativa: Mineração de Terras Raras no Planalto de Poços de Caldas. O evento teve como objetivo discutir, de forma crítica e científica, os impactos ambientais, sociais e econômicos relacionados aos projetos de exploração desses minérios na região.

Nos últimos anos, o Planalto de Poços de Caldas tem se destacado pelo seu potencial para a mineração de terras raras, um grupo de elementos químicos essenciais para a fabricação de tecnologias modernas, como smartphones, carros elétricos, turbinas eólicas, painéis solares e até para uso na indústria bélica.

Apesar da importância tecnológica e econômica, a exploração desses minérios desperta preocupações quanto aos impactos ambientais e sociais. Pesquisas indicam que o processo de extração pode resultar na contaminação de solos e águas por rejeitos radioativos, na degradação de ecossistemas locais e em riscos à saúde da população.

Diante desse cenário, o evento buscou promover diálogo e reflexão, aproximando comunidade acadêmica, organizações ambientais e sociedade civil para discutir como a atividade mineradora pode influenciar o presente e o futuro da região.

Temas abordados na mesa

sem título 8422O debate contou com a participação de representantes de diferentes instituições e organizações:

Rildo Borges Duarte (IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas) – destacou as questões geopolíticas que envolvem a mineração de terras raras no cenário global.

Thales Trez (UNIFAL – Campus Poços de Caldas) – trouxe reflexões sobre o ensino tecnológico relacionado à mineração e levantou questionamentos sobre os processos de licenciamento ambiental.

Daniel Tygel (Aliança em Prol da APA da Pedra Branca) – apresentou um panorama sobre os impactos dos empreendimentos no município de Caldas (MG) e o posicionamento dos poderes locais diante desse processo.

Maria Carolina Nassif (ONG Planeta Solidário) – abordou os desafios da exploração em contexto urbano, com foco nos riscos que a atividade pode trazer para a cidade de Poços de Caldas.

O encontro foi realizado no Auditório do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e transmitido ao vivo pelo canal do campus no YouTube (@ifpocosoficial), ampliando o acesso ao debate e incentivando a participação da comunidade.

Com essa iniciativa, o IFSULDEMINAS reforça seu papel como espaço de produção de conhecimento, diálogo social e conscientização, estimulando a discussão sobre os impactos e as responsabilidades relacionadas à exploração de recursos naturais na região.

Assista a mesa completa aqui:

 

Confira aqui algumas fotos:

 

 

 

Fim do conteúdo da página