Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Neabi - Centro cultural
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 05 de Março de 2026, 20h01 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2026, 20h03 | Acessos: 32

IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas recebe emenda parlamentar para projeto voltado à cultura afro-brasileira e indígena

4M0A1429O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas recebeu uma emenda parlamentar destinada pela Deputada Federal Dandara Tonantzin para o desenvolvimento do projeto Afroindígena Poços – Centro Integrado de Estudos e Difusão da Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. A iniciativa tem como objetivo ampliar e fortalecer ações de valorização das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas no ambiente educacional e na comunidade local.

O encontro que firmou essa parceria aconteceu dia 04/03 e contou com a presença da assessora parlamentar Marina Gissi, representando a deputada, além de integrantes da Rede de Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Poços de Caldas, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), além de servidores e estudantes do campus.

O NEABI do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas desenvolve atividades voltadas à promoção de estudos sobre manifestações socioculturais negras e indígenas no município, buscando compreender e evidenciar seus significados históricos e sociais. O núcleo também organiza ações educativas relacionadas a datas importantes, como o Dia da Consciência Negra, o Abril Indígena e o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, reunindo atividades formativas destinadas à comunidade acadêmica e externa.

Entre as ações promovidas recentemente pelo núcleo, destacam-se oficinas culturais, como capoeira, artesanato afro-brasileiro, incluindo produção de bonecas abayomi, turbantes e objetos confeccionados em miçangas, além de feiras de artesanato indígena.

4M0A1254Com o objetivo de ampliar essas iniciativas, as professoras Alessandra Bernardo Rosemberg e Lerice Garzoni, integrantes do NEABI, idealizaram o projeto Afroindígena Poços. A proposta prevê a criação de um espaço dedicado dentro do campus, voltado à realização de estudos, oficinas, cursos de extensão, palestras, feiras e apresentações culturais relacionadas às culturas africana, afro-brasileira e indígena. O projeto também pretende estabelecer parcerias com instituições e coletivos locais, como o Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei, a Rede de Promoção de Igualdade Racial e Étnica, o Compiré e comunidades indígenas da região. Além da valorização cultural, a iniciativa busca estimular oportunidades de empreendedorismo, divulgação de produtos e serviços culturais, produção de conteúdos digitais e fortalecimento de redes de colaboração.

Outro aspecto importante do projeto é a promoção de espaços de diálogo e pertencimento, permitindo que estudantes e membros da comunidade possam se conectar com suas raízes históricas e culturais, fortalecendo identidades e ampliando o respeito à diversidade.

A proposta também se consolida como um espaço de formação crítica e de combate a estereótipos e preconceitos, contribuindo para a valorização da diversidade cultural e para a promoção de relações étnico-raciais mais justas e inclusivas.

4M0A1337O projeto Afroindígena Poços está estruturado em quatro pilares estratégicos:

  • Produção de conhecimento, por meio do resgate da história e da cultura da população negra e indígena, a partir de pesquisas e estudos desenvolvidos no campus;

  • Preservação das manifestações culturais negras e indígenas, com especial atenção às expressões regionais;

  • Educação para as relações étnico-raciais, promovendo ações formativas voltadas à comunidade acadêmica e externa;

  • Difusão do conhecimento, por meio da realização de oficinas, eventos, projetos de extensão, feiras e atividades culturais.

Com o apoio da emenda parlamentar e o engajamento de diversos parceiros institucionais e comunitários, a iniciativa reforça o compromisso do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas com uma educação inclusiva, plural e comprometida com a valorização da diversidade cultural brasileira.

Confira as fotos da reunião.
 
 

 

Fim do conteúdo da página