Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Publicações docentes
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 24 de Novembro de 2025, 16h29 | Última atualização em Terça, 25 de Novembro de 2025, 12h41 | Acessos: 47

Professores do Campus Poços de Caldas publicam capítulos em livro internacional da Springer sobre ODS e sustentabilidade

Os professores André Lucas Novaes e Giselle Cristina Cardoso, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, publicaram dois capítulos no livro internacional The Transformative Power of Higher Education Institutions in Accelerating the Implementation of the UN SDGs, lançado pela editora Springer e organizado pelo professor Walter Leal, referência mundial em sustentabilidade e idealizador da World Sustainability Series.

Post para Instagram de colagem de fotos de família com grade limpa em azul claro e branco
Prof. André e Prof.ª Giselle
 

A obra reúne contribuições apresentadas durante o 6th World Symposium on Sustainable Development at Universities (WSSD-U), considerado um dos mais importantes espaços globais de troca de experiências sobre práticas sustentáveis no ensino superior. Os autores agradecem ainda o apoio da German-Brazilian Science and Technology Network (GERBRAS-SCIENCENET), que promove cooperação científica entre Brasil e Alemanha nas áreas de ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

📘 Capítulo 1 – “Proposal for Simulations and Active Learning Methodologies in Environmental Education”

No primeiro capítulo, os autores exploram como simulações e metodologias ativas podem fortalecer o ensino de Educação Ambiental, ampliando a aprendizagem prática e o engajamento com temas relacionados à sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O estudo propõe um modelo de simulador que cria experiências imersivas para estimular pensamento crítico e resolução de problemas.

🔗 Acessar capítulo 1

🎮 Capítulo 2 – “Serious Game Applied as Experiential Learning for the Development Behavior of Waste Reduction and Promote Education for Sustainable Development”

O segundo capítulo apresenta o desenvolvimento de um serious game como ferramenta de aprendizagem experiencial voltada à mudança de comportamento e à redução de resíduos. A proposta combina a Teoria do Comportamento Planejado (TPB) com o Ciclo de Aprendizagem Experiencial de Kolb, demonstrando o potencial dos jogos educativos para promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

🔗 Acessar capítulo 2

🌱 Essas publicações reforçam o compromisso dos autores — e do IFSULDEMINAS, que ocupa a 3ª posição no ranking nacional de sustentabilidade — com a promoção de práticas inovadoras de ensino, a integração dos ODS na educação superior e a formação de cidadãos críticos e engajados com a sustentabilidade global.


 ✍️Texto: Prof. André Novaes
📰 Edição: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.
Fim do conteúdo da página