Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Modernização de infraestrutura
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 30 de Julho de 2025, 16h10 | Última atualização em Quinta, 31 de Julho de 2025, 13h51 | Acessos: 52

IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas instala novas catracas com reconhecimento facial e se prepara para receber painel de LED outdoor

painel led citurO IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas iniciou uma nova fase de modernização de sua infraestrutura tecnológica com a instalação de duas catracas com sistema de reconhecimento facial, voltadas ao controle de acesso de alunos, servidores e colaboradores. A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Mateus dos Santos, aprovado por meio do edital Compete Minas – Tríplice Hélice da FAPEMIG em 2024, com recursos externos voltados à inovação e à integração entre ensino, pesquisa e comunidade.

Além das catracas, o projeto já viabilizou a instalação de painéis de LED outdoor em quatro importantes pontos turísticos da cidade: Teleférico, Mercado do Cristo, Rampa de Voo Livre e Fonte dos Amores. Para os próximos dias, está prevista a instalação de mais um painel, desta vez dentro do próprio campus, na esquina da Avenida Dirce Pereira Rosa com a Avenida Alcoa, onde a Citur (empresa parceira) já finalizou as obras de infraestrutura necessárias.

Com a instalação das novas catracas, todos os 1.032 alunos presenciais do campus já foram cadastrados na plataforma do sistema. O uso do novo modelo será obrigatório para os estudantes menores de idade, dos cursos técnicos integrados e concomitantes, e estará disponível também aos alunos dos cursos superiores e subsequentes durante um período de transição, até que a migração completa seja finalizada.

catraca facialSegundo a coordenação do projeto, o objetivo principal da mudança é oferecer maior precisão na identificação, segurança no acesso e controle mais eficiente dos dados, especialmente no que diz respeito à permanência dos estudantes, participação em projetos, e acompanhamento de alunos bolsistas ou contemplados com auxílios institucionais. As novas catracas ainda contam com uma plataforma de software mais robusta, que permite gestão avançada das regras de acesso, especialmente importante para o público menor de idade.

“As informações coletadas pelas catracas com reconhecimento facial são mais confiáveis e ajudarão na tomada de decisões sobre permanência e êxito dos alunos. Além disso, permitem um monitoramento mais preciso de assiduidade e uso dos espaços institucionais”, explica o coordenador do projeto.

A iniciativa contou com o apoio fundamental das equipes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e da CISAP, responsáveis por acompanhar toda a etapa de instalação e integração ao sistema existente. A coordenação destaca que essa é uma fase de adaptação, em que ajustes pontuais podem ser necessários, mas acredita que os benefícios serão amplos e sustentáveis.

Desde sua instalação, as catracas vêm sendo utilizadas por colaboradores terceirizados e parte dos servidores. O campus iniciará em breve o processo de cadastramento de todos os demais servidores no novo sistema. Para isso, será disponibilizado um link para envio de foto atualizada, que deve estar nítida, com o rosto bem enquadrado e em boa iluminação, preferencialmente com fundo neutro, a fim de garantir a correta identificação facial.

Fim do conteúdo da página