I Encontro dos Cursos UAB do IFSULDEMINAS debate formação docente em tempos de Inteligência Artificial
No dia 30 de agosto, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas sediará o I Encontro dos Cursos UAB, com o tema “Educar em Tempos de Inteligência Artificial: desafios e possibilidades na formação de professores”.
O evento reunirá estudantes dos cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e profissionais da educação básica das redes municipal e estadual. A proposta é promover o diálogo, o compartilhamento de experiências e a reflexão sobre as práticas docentes frente aos novos desafios impostos pela Inteligência Artificial.
Com entrada gratuita, a programação inclui mesa de abertura, debates, minicursos temáticos e um espaço para troca de saberes entre comunidade acadêmica e educadores.
📅 Data: 30 de agosto de 2025
📍 Local: Auditório do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas
⏰ Horário: das 8h30 às 16h30
🔗 Inscrição gratuita: Clique aqui para se inscrever
Programação:
8h30 – Credenciamento e café de boas-vindas
9h – Mesa de Abertura
10h – Mesa-redonda: O uso da inteligência artificial na educação: desafios e potencialidades
Participantes:
-
Profa. Dra. Márcia Azevedo Coelho (USP-ESALQ)
-
Profa. Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG)
-
Profa. Dra. Lívia Carolina Vieira (IFSULDEMINAS)
-
Profa. Ms. Danielle Soares e Silva Bicudo Ferraro (PUC-SP)
12h – Almoço
13h30 às 15h30 – Minicursos temáticos:
-
Ensino de ciências como prática social: possibilidades para a formação e prática docente – Luciana de Abreu Nascimento (IFSULDEMINAS)
-
Inteligência Artificial: conceitos, desafios e aplicações na Educação – Danielle Ferraro (PUC-SP)
-
Inteligência Artificial na Educação: reflexões críticas para uma prática docente responsável – Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG) e Márcia Azevedo Coelho (USP-ESALQ)
-
Leitura como prática: desenvolvendo o habitus leitor no ensino a distância – Beatriz Vieira (IFSULDEMINAS)
-
Neurociência Cognitiva Aplicada à Aprendizagem Linguística – Nathália Luiz de Freitas (IFSULDEMINAS)
-
O papel docente na garantia do direito à leitura e à escrita na atualidade – Rafael Borges (IFSULDEMINAS)
15h30 – Encerramento oficial
Redes Sociais