Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

JURA 2024

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2024, 11h18 | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2024, 12h18 | Acessos: 132

Estudantes do IFSULDEMINAS participam da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular (JURA)

JURA 98No dia 23/11/2024, os estudantes do quarto período de Licenciatura em Geografia, acompanhados do professor Alexandre Carvalho, participaram das atividades da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular (JURA), no Quilombo Campo Grande, município de Campo do Meio (MG). O evento é promovido pelo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em parceria com um conjunto de Instituições de Ensino Superior, professores universitários, organizações sociais e movimentos populares da Via Campesina Brasil.

Com o lema “MST: 40 anos de Luta e Construção!”, a edição de 2024 do JURA busca rememorar a trajetória do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o seu protagonismo na luta pela terra.

Por meio de atividades como mesas-redondas, debates, exibições de vídeos, instalações artísticas, exposições, oficinas, feiras, apresentações e intervenções culturais, a JURA se constitui como um espaço de promoção do estudo e de iniciativas que fortaleçam a organização social e a construção de lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

JURA 106No Sul de Minas, a edição de 2024 da JURA busca rememorar a história da luta pela terra na região e é realizada a partir da articulação entre diferentes instituições de ensino, extensão e pesquisa, o MST (@mst_suldeminas), a Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (Adere-MG), o Centro de Referência em Direitos Humanos do Território de Desenvolvimento do Sul - CRDH Sul de Minas (@crdhsul) e o Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas (@passomg).

Durante o evento, os estudantes do IFSULDEMINAS foram recepcionados com um café da manhã solidário, para, em seguida, conduzidos pela professora Rosa, realizarem uma visita por diversos espaços, tendo destaque a visita ao lote do "Seu João", que produz diversos alimentos que são comercializados nas feiras locais e regionais. Depois do almoço solidário, os estudantes participaram de apresentações culturais, rodas de conversas e palestras sobre o MST, o Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas, o Quilombo Campo Grande e a Escola Popular de Agroecologia Eduardo Galeano, e também puderam conhecer e adquirir produtos produzidos pela comunidade.

Confira algumas fotos do encontro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página