Java Swing (Curso)

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2024, 16h42 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2024, 21h43 | Acessos: 102

Estudantes de Informática e Computação podem participar de curso de Java Swing, no dia 26/10

java swing cursoCurso sobre Java Swing com banco de dados MySQL e geração de relatórios com o iReport

Oportunidade é exclusiva para estudantes do Técnico em Informática Integrado e Engenharia de Computação

Inscreva-se aqui!

Data do curso: 26/10/2024 (Sábado Letivo).

Horário: 8h às 12h.

Local: Laboratório de Informática I.

Modalidade: Presencial.

Professor Responsável: Ricardo Ramos de Oliveira.

Não haverá certificado, pois trata-se de um curso realizado no sábado letivo.

Informações sobre o curso:

Este curso é uma oportunidade única voltada para o desenvolvimento de habilidades na criação de aplicações desktop, utilizando a linguagem de programação Java, com foco na construção de interfaces gráficas com Java Swing, integração com bancos de dados MySQL e a geração de relatórios com a ferramenta iReport.

Descrição do Curso:

Objetivo: Capacitar os alunos a desenvolverem aplicações robustas com interface gráfica, utilizando o framework Java Swing para criar componentes interativos e sofisticados, a partir de um banco de dados relacional em MySQL. Além disso, o curso ensinará como gerar relatórios dinâmicos e personalizados usando o iReport, uma ferramenta poderosa de criação de relatórios que se integra com o Java.

Conteúdo Programático:

1. Introdução ao Java Swing:

• Estrutura de uma aplicação Java Desktop.
  • Principais componentes (JFrame, JButton, JTextField, etc.).
  • Layout Managers e personalização de interfaces.

2. Trabalhando com Banco de Dados MySQL:

• Conexão de aplicações Java com MySQL utilizando JDBC.
  • Criação e manipulação de tabelas, inserção e recuperação de dados.
  • Boas práticas na interação com bancos de dados.

3. Geração de Relatórios com iReport:

• Introdução ao iReport e integração com Java.
  • Criação de templates de relatórios.
  • Configuração de parâmetros dinâmicos para geração de relatórios personalizados.
  • Exportação de relatório em PDF.

4. Projeto Final:

• Desenvolvimento de uma aplicação completa com interface gráfica, banco de dados e geração de relatórios.

Público-Alvo:

Este curso é exclusivo para os alunos matriculados no IFSULDEMINAS nos cursos de Técnico Integrado em Informática e Engenharia de Computação.

Vagas Limitadas!

As inscrições serão realizadas por ordem de chegada, garantindo que os alunos inscritos tenham acesso a conteúdos práticos e aplicáveis diretamente em suas formações acadêmicas e profissionais.

Dúvidas e informações