Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 16h39 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 16h04 | Acessos: 78

Docentes do IFSULDEMINAS publicam artigo sobre pagamentos por serviços ambientais no Sul de Minas

Our Team Instagram Post 1A Profa. Ana Cristina Prado e os docentes André Novaes e Giselle Cardoso, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, publicaram recentemente um artigo na Revista de Gestão Social e Ambiental (RGSA, Qualis CAPES A). Intitulado GOVERNANÇA AMBIENTAL PARTICIPATIVA E PAGAMENTOS POR SERVIÇOS AMBIENTAIS: O PAPEL ESTRATÉGICO DAS UNIVERSIDADES, o trabalho é parte da pesquisa de doutorado da Profa. Ana Cristina junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Alfenas (Unifal - Campus Poços de Caldas). O artigo também contou com a participação de pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados e da Unifal.

O trabalho tem como tema os pagamentos por serviços ambientais no Sul de Minas. O objetivo do estudo é investigar a integração da Governança Ambiental Participativa em programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), com o intuito de propor um modelo teórico que envolva ativamente as universidades como facilitadoras desse processo. Os  resultados  obtidos  revelaram  a  potencial  eficácia  da  Governança  Ambiental Participativa na melhoria da equidade e sustentabilidade dos programas de PSA.

O artigo pode ser conferido na íntegra através do link a seguir: