Página inicial > Notícias > Cidade da Inovação

Cidade da Inovação

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2024, 15h37 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2024, 10h20 | Acessos: 1511

IFSULDEMINAS inaugura Cidade da Inovação no dia 16 de agosto (sexta), às 14h

Parque tecnológico reunirá iniciativas em prol do desenvolvimento regional

No dia 16 de agosto (sexta-feira), às 14h, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas realizará a cerimônia oficial de inauguração da Cidade da Inovação, no terreno ao lado do IF, que foi recentemente doado pela Prefeitura com o apoio da Câmara Municipal. A cerimônia contará com apresentações culturais, descerramento de placa e presença de diversas autoridades, como o reitor do IFSULDEMINAS, Prof. Cleber Ávila Barbosa; o deputado federal Odair Cunha; o deputado estadual Rodrigo Lopes; o Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera; o Secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira, e o Diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), Claudio Alex Jorge da Rocha.

A Cidade da Inovação é um parque tecnológico que, em sua fase inicial, contará com estúdio de gravação para EaD, espaço de coworking, ampliação do Espaço Maker, além de laboratório e escritório para a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica. Só nesta primeira fase que será inaugurada, são mais de R$ 3 milhões de recursos investidos em 380 m² de área construída. Nas fases seguintes, a Cidade da Inovação abrigará parceiros da sociedade civil organizada bem como empresas e startups, convivendo em um ambiente profícuo de geração de soluções e conhecimento.

A Cidade da Inovação é uma conquista do IFSULDEMINAS e de toda a sociedade, obtida por meio da bem-sucedida parceria com o poder público municipal, os Ministérios da Educação, da Cultura, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além de parlamentares, organizações da sociedade civil e agências de fomento e desenvolvimento. A atuação da Cidade da Inovação terá como eixos temáticos: cultura, sustentabilidade, energia renovável, mobilidade elétrica, inteligência artificial e automação.

Para o diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves, a Cidade da Inovação representa mais um grande passo do Instituto Federal em prol da educação pública e do desenvolvimento regional. “De natureza científica, tecnológica, educacional e cultural, a Cidade da Inovação tem por finalidade sediar fisicamente iniciativas da instituição voltadas à oportunização de práticas que contribuam significativamente tanto para a formação integral dos nossos estudantes, quanto para o desenvolvimento sociocultural da região em que o Campus está inserido, principalmente, a zona sul de Poços de Caldas. Trata-se de um espaço que, com base no reconhecimento da necessidade de utilização sustentável, responsável e progressista de recursos tecnológicos em prol do desenvolvimento social e da emancipação do homem, servirá como local de criação, inventividade, cooperação e colaboração entre alunos, servidores e comunidade”, destacou.

Convite Cidade Inovação ok 1

Evento aberto à comunidade

O evento de inauguração da Cidade da Inovação é aberto a toda a comunidade. Para participar, basta confirmar sua presença, até dia 14/08/24, pelo formulário: https://forms.gle/EcwJaUGH2a2RvByGA

Inauguração da Cidade da Inovação

Dia: 16/08/2024 (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas (Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, bairro Jardim Esperança. Poços de Caldas/MG).