Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Parcerias educacionais

Parcerias educacionais

Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2024, 17h46 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 19h22 | Acessos: 289

Servidoras do IFSULDEMINAS visitam Aldeia Ibiramã Kiriri do Acré para fortalecer parcerias educacionais

IMG 7585No dia 16/07, a Aldeia Ibiramã Kiriri do Acré recebeu a visita das servidoras Heliese Fabricia Pereira e Alessandra Bernardo Rosemberg, representantes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas. O objetivo da visita foi consolidar parcerias importantes para o projeto Prepara IFSULDEMINAS e para o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

As servidoras foram calorosamente recepcionadas pela diretora da escola da aldeia, Carliusa Ramos, e pelo Cacique, Adenilson de França Santos. Durante o encontro, foram discutidas diversas formas de colaboração entre o IFSULDEMINAS e a comunidade Kiriri do Acré, visando o fortalecimento educacional e cultural dos jovens indígenas.

O projeto Prepara IFSULDEMINAS, que visa preparar estudantes para ingresso nos cursos técnicos integrados do IFSULDEMINAS, encontrou na aldeia um espaço com desafios locais. Carliusa Ramos expressou interesse em cursos EaD nas áreas de Pedagogia, Licenciaturas, Gestão Ambiental e Agropecuária, refletindo o desejo da comunidade em expandir suas oportunidades educacionais sem perder a conexão com suas raízes culturais.

Além disso, o Neabi tem um papel crucial na promoção da diversidade étnico-racial e na valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas. A visita das servidoras do IFSULDEMINAS foi um passo importante para estabelecer um diálogo contínuo e construir projetos conjuntos que beneficiem não apenas os alunos, mas toda a comunidade Kiriri do Acré.

Para Heliese, que liderou a iniciativa, "é fundamental criar laços de confiança e respeito mútuo para que possamos avançar juntos em prol de uma educação inclusiva e de qualidade". Alessandra destacou a importância de ouvir as necessidades específicas da comunidade para adaptar os projetos educacionais de forma eficaz.

Com o apoio do IFSULDEMINAS e o comprometimento da comunidade Kiriri do Acré, novas oportunidades educacionais estão sendo planejadas para os próximos meses, com expectativas positivas de um futuro de aprendizado e crescimento mútuo.

Sobre os Kiriris

A Aldeia Ibiramã Kiriri do Acré, em Caldas - MG, é um ponto de referência histórico e cultural do povo indígena Kiriri. Com raízes profundas na região, a comunidade Kiriri tem uma história de resistência e resiliência que atravessa séculos. Originários da Bahia, os Kiriri migraram para Minas Gerais em busca de novas oportunidades e mantiveram vivas suas tradições, língua e costumes.

Ao longo dos anos, a aldeia tem sido um centro de preservação cultural, onde rituais ancestrais, artesanato tradicional e a língua Kiriri são passados de geração em geração. A relação harmoniosa com a natureza é uma característica marcante, refletida em práticas agrícolas sustentáveis e no cuidado com o meio ambiente.

Além de preservar suas raízes culturais, a comunidade Kiriri de Caldas - MG também enfrenta desafios contemporâneos, como o fortalecimento da educação indígena e a busca por desenvolvimento econômico sustentável. Com um olhar para o futuro, a aldeia se esforça para equilibrar tradição e modernidade, garantindo que suas histórias e contribuições para a diversidade cultural do Brasil sejam reconhecidas e valorizadas.

Para mais informações sobre a comunidade, visite: www.youtube.com/@aldeiaibiramakiriridoacre