Publicado: Terça, 18 de Junho de 2024, 19h22 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2024, 12h18 | Acessos: 155

Estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas participam da 45ª edição do Conubes

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas, marcaram presença na 45ª edição do Conubes, Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, realizado entre os dias 14 e 16 de junho em Belo Horizonte. Eduardo Henrique Duarte de Oliveira (Técnico em Eletroeletrônica Integrado) atuou como delegado, Arthur Sarrassini de Freitas (Técnico em Edificações Subsequente), representou a UMES POÇOS -  União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Poços de Caldas, enquanto Sarah de Paiva Batiston (Técnico em Informática Integrado) e Rafaela Salgueirosa Silva (Técnico em Eletroeletrônica Integrado) participaram como observadoras.

WhatsApp Image 2024 06 18 at 18.53.50 2

O evento, que é tradicionalmente um dos mais importantes para a juventude estudantil, teve como eixo central o debate sobre o Novo Ensino Médio, os rumos da educação e a conjuntura política, um novo Plano Nacional de Educação e a crise climática. Além dos debates, o encontro também contou com mostras científicas e culturais, shows e a eleição da nova direção da Ubes, que será responsável pela condução da entidade nos próximos dois anos.

Eduardo, na função de delegado, não só representou sua instituição com excelência, mas também trouxe perspectivas fundamentais sobre os desafios enfrentados pelos estudantes secundaristas. "Tivemos a oportunidade de discutir questões educacionais e sociais de grande relevância durante o encontro", destacou.

Sarah e Rafaela, na condição de observadoras, acompanharam de perto os debates e interações entre os participantes, o que enriqueceu sua experiência acadêmica e pessoal.

Para o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, a participação dos estudantes neste evento nacional reflete o compromisso da instituição com o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os não apenas academicamente, mas também para serem cidadãos engajados e conscientes de seu papel na sociedade.

O Pró-Reitor de Ensino, Luiz Carlos Dias Rocha, teve a honra de acompanhar de perto a jornada dos nossos estudantes no congresso e ressaltou a importância desta vivência: "A participação dos estudantes foi uma experiência transformadora, especialmente na formação política e social. Durante o evento, os estudantes participaram de debates e manifestações sobre a educação pública brasileira, ampliando sua compreensão sobre os desafios e avanços no setor e fortalecendo seu senso de cidadania."

Para ele, a interação com estudantes de diversas regiões do país desenvolveu habilidades essenciais como comunicação, liderança e trabalho em equipe, despertando uma maior consciência sobre a importância do engajamento político e social. "Os estudantes voltam preparados para contribuir com o fortalecimento do movimento estudantil no IFSULDEMINAS e com a sociedade", afirmou Luiz.

O diretor-geral do campus, Rafael Felipe Coelho Neves, destacou a relevância da participação dos estudantes no encontro, afirmando que isso fortalece a formação cidadã e amplia os horizontes educacionais dos alunos.

Os estudantes retornam ao campus com novas ideias, aprendizados e energias renovadas, prontos para aplicar e compartilhar suas experiências com a comunidade acadêmica local.