Publicado: Terça, 11 de Junho de 2024, 17h09 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 17h57 | Acessos: 473

Solenidade de homenagem aos NAFs: reconhecimento e excelência

Campus Poços recebe certificado de reconhecimento pelo trabalho dedicado e pelos serviços prestados

Na última quinta-feira, 06/06, no auditório da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Varginha, foi realizada a solenidade de Homenagem aos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). O evento contou com a presença de ilustres palestrantes e participantes que celebraram a importância e o impacto dos NAFs na comunidade.

A cerimônia foi marcada pela palestra da Representante Regional de Cidadania Fiscal, a analista-tributário Thays de Brito Penido, que destacou a relevância dos NAFs na promoção da educação fiscal e no apoio à cidadania. Thays enalteceu o papel crucial dos núcleos na formação de futuros profissionais e no auxílio à população de baixa renda no cumprimento de suas obrigações fiscais.

O auditor fiscal Clóvis Belbute Peres, idealizador do projeto NAF, também participou do evento, compartilhando sua visão e a trajetória do projeto desde a sua criação. Peres ressaltou o crescimento dos núcleos ao longo dos anos e seu impacto positivo nas comunidades atendidas.

Também esteve presente o delegado da Receita Federal do Brasil em Varginha, o auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, que desempenhou um papel crucial na idealização e implementação dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) na região. Como um defensor ardente da educação fiscal e do fortalecimento da cidadania, Eduardo colaborou estreitamente com instituições de ensino superior para desenvolver e expandir os NAFs.

Durante a solenidade, foram entregues certificados de reconhecimento a todos os NAFs da jurisdição, um gesto que simboliza a gratidão e o reconhecimento pelo trabalho dedicado e pelos serviços prestados. Entre os homenageados, destacaram-se os participantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas, incluindo o Diretor-Geral, Rafael Felipe Coelho Neves e o coordenador local do NAF, Thiago Marçal.

WhatsApp Image 2024 06 07 at 16.46.58

O Campus de Poços de Caldas teve um desempenho notável, registrando 113 serviços prestados no primeiro trimestre de 2024, o que o posicionou em destaque no ranking dos NAFs.

Em depoimento, Thiago Marçal expressou sua satisfação com a posição alcançada: "estamos extremamente orgulhosos do nosso campus e da dedicação de nossos alunos e colaboradores. O reconhecimento recebido hoje é fruto de um trabalho coletivo e comprometido. Estar entre os principais núcleos da jurisdição é uma prova de que estamos no caminho certo, proporcionando serviços de qualidade e contribuindo significativamente para a formação cidadã e profissional de nossos estudantes."

O que é o NAF?

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) são projetos sociais criados pela Receita Federal do Brasil em parceria com instituições de ensino superior . O objetivo dos NAFs é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos à população de baixa renda, promovendo a educação fiscal e contribuindo para a formação prática dos alunos das áreas de contabilidade, administração e afins. Além de auxiliarem na declaração do Imposto de Renda e na regularização de CPF, os NAFs também realizam orientações sobre microempreendedorismo, com serviços de COMEX (Comércio Exterior) por exemplo, sempre com o propósito de fomentar a cidadania fiscal.

A solenidade de Homenagem aos NAFs em Varginha não apenas reconheceu o esforço e a dedicação de todos os envolvidos, mas também reafirmou a importância dos núcleos como agentes transformadores na sociedade, proporcionando conhecimento, apoio e cidadania.

Implantação do Projeto Mulher Cidadã da Receita Federal no Campus Poços de Caldas

Nos próximos meses, o Campus Poços de Caldas  será palco da implantação do Projeto Mulher Cidadã da Receita Federal. Essa iniciativa promete trazer uma série de benefícios para as mulheres da região, promovendo a inclusão social e econômica através da educação fiscal e do incentivo ao empreendedorismo.

"Estou muito entusiasmado com a implantação do Projeto Mulher Cidadã aqui no nosso campus. Esta iniciativa representa um marco importante para o empoderamento das mulheres em nossa região. Ao fornecer acesso à educação fiscal e ao empreendedorismo, estamos não apenas capacitando as participantes, mas também contribuindo para o crescimento econômico e social de nossa comunidade”, comemorou Rafael.

Thiago explicou os próximos passos do Projeto Mulher Cidadã: “os alunos do curso de Bacharelado em Administração oferecerão todo o suporte necessário às participantes, que incluem mulheres em situação de vulnerabilidade que realmente se beneficiarão do projeto. Com o início das atividades, ofereceremos cursos e palestras sobre educação fiscal e empreendedorismo, abrangendo diversos temas importantes.”

“Nosso compromisso é oferecer um programa relevante que faça a diferença na vida das mulheres da nossa comunidade. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que o Projeto Mulher Cidadã terá em suas vidas e em nossa região”, afirmou Thiago.

A Receita Federal e o IFSULDEMINAS reafirmam seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e a inclusão social, demonstrando que, através da educação e do apoio contínuo, é possível transformar vidas e construir uma sociedade mais justa e próspera.