Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Coleta de Árvores Fossilizadas
Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 18h36 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2024, 18h59 | Acessos: 259

Pesquisadores do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas realizam Expedição Sul de Minas-Brasil Central e firmam parceria com a UFT

Entre os dias 18 e 26 de maio, uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Biodiversidade do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, liderada pelo botânico Amilcar Saporetti Junior e a paleontóloga Melina Souza, realizou a expedição "Sul de Minas-Brasil Central: Ontem e Hoje para o Amanhã". O objetivo principal da expedição foi a coleta de amostras botânicas e fósseis de plantas.

IMG 6756

A equipe chegou ao extremo norte do estado do Tocantins e conduziu uma pesquisa exploratória no Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (MONAF) em Filadélfia, TO. Durante essa pesquisa, foram coletadas amostras fósseis de pteridófitas e gimnospermas datadas do período Permiano, com aproximadamente 270 milhões de anos, uma era em que essas plantas faziam parte da Pangeia Ocidental no final da era Paleozoica. Além disso, a equipe recebeu doações de materiais para o acervo do Laboratório de Paleontologia e Geologia.

A expedição também incluiu visitas aos Parques Nacionais da Serra da Mesa, no Maranhão, e da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, onde os pesquisadores coletaram informações sobre a vegetação, geologia e geomorfologia do Bioma Cerrado.

Além do trabalho de campo, os professores Amilcar e Melina participaram de reuniões setoriais e temáticas. Primeiro, encontraram-se com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pesquisadores da instituição para celebrar um termo de cooperação entre o IFSULDEMINAS e a UFT. Em seguida, visitaram o Campus UFT de Porto Nacional, onde se reuniram com a direção do campus, o curador do Herbário HTO (que recebeu a doação de material botânico) e a coordenação do Laboratório de Paleontologia, onde receberam doações de material fóssil.

"As árvores fossilizadas são verdadeiras relíquias do passado", afirma a pesquisadora Melina. "Elas passaram por um processo único de fossilização, onde os materiais orgânicos foram gradualmente substituídos por minerais ao longo de milhões de anos, transformando-as em autênticas 'árvores de pedra'."

O pesquisador Amilcar complementa: "Visitar o MONAF é como fazer uma viagem no tempo! Você tem a oportunidade de tocar e observar árvores que testemunharam eras antigas, quando os dinossauros ainda caminhavam sobre a Terra. É uma experiência que nos conecta diretamente com a história do nosso planeta."

Objetivos da Expedição

A expedição teve como objetivos principais:

1. Aumentar a coleção científica: Enriquecendo o Herbário POCA e o Laboratório de Paleontologia e Geologia com novas amostras botânicas e fósseis.

2. Expandir áreas de atuação: A celebração do termo de cooperação entre IFSULDEMINAS e UFT visa permitir o intercâmbio de pesquisadores e estudantes, beneficiando mutuamente as comunidades de ambas as instituições.

3. Fortalecer a formação de recursos humanos: Proporcionando maior preparo e desenvolvimento para estudantes e pesquisadores através do compartilhamento de conhecimento e experiências.

A expedição "Sul de Minas-Brasil Central: Ontem e Hoje para o Amanhã" destacou-se pela importância das descobertas e pela consolidação de parcerias que prometem fortalecer a pesquisa científica e a formação acadêmica nas regiões envolvidas.