Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Jornada Universitária
Início do conteúdo da página
Publicado: Sábado, 20 de Maio de 2023, 18h14 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2023, 16h29 | Acessos: 911

Reforma Agrária Popular é tema de atividades na UNIFAL-MG e IFSULDEMINAS


A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) - Campus Varginha e Sede Alfenas e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Machado, Poços de Caldas e Inconfidentes, sediaram, entre os dias 23 e 31 de maio, as atividades da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) do Sul de Minas Gerais.

roda de conversa sobre produção de alimentos de qualidade e Reforma Agrária na JURA no IFSULDEMINAS Poços de Caldas

Organizada em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas, a JURA do Sul de Minas Gerais foi baseada no lema “Reforma Agrária Popular: em defesa da natureza e de alimentos saudáveis” e promoveu diálogos sobre alimentação saudável, agroecologia, produção orgânica, mudanças climáticas, educação do campo, a questão agrária, a luta pela democratização da terra, a experiência cooperativista do MST e o combate ao trabalho análogo à escravidão no nosso território.

feira com produtos da reforma agrária na JURA no IFSULDEMINAS Poços de CaldasAlém de mesas redondas, rodas de conversa e palestras, foram realizadas feiras com produtos da Reforma Agrária; visita guiada ao Sistema Agroflorestal da UNIFAL-MG - Campus Varginha; coffee break com alimentos produzidos com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) no IFSULDEMINAS - Campus Machado; oficina sobre a escravidão contemporânea e vivência de dança circular na UNIFAL-MG - Sede Alfenas; e meditação guiada e apresentações de música e poesia no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

O estudante do curso de bacharelado interdisciplinar em Ciência e Economia da UNIFAL-MG - Campus Varginha, Ulisses Silva Oliveira, destacou a importância do contato com movimentos sociais, por meio de atividades como a jornada, para a formação estudantil. “Ter alguém para contar sobre as experiências, ainda mais do MST, que é o maior movimento social da América Latina, é muito importante para que a gente também tenha um chamado para se organizar coletivamente e lutar por um mundo melhor, com alimentos de qualidade”.

Ele também ressaltou a contribuição da criação de espaços como sistemas agroflorestais e hortas comunitárias nas universidades para, além de produzir alimentos gratuitos e de qualidade para a comunidade interna e externa, possibilitar o resgate da convivência entre estudantes, funcionários e professores. “Essas relações e vivências extra-classe também são pertinentes para a nossa formação, para a nossa vida, para o resgate do ser humano com a natureza, com o meio ambiente, do qual, na história, a gente foi se desvinculando e tem que se vincular de novo”.

O professor do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e coordenador do projeto “Fortalecimento do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, diagnóstico e atividades de construção territorial do conhecimento Agroecológico”, Sérgio Pedini, comentou sobre a relevância das atividades realizadas para, em meio a tentativas de criminalização, promover o reconhecimento da atuação do MST, que busca, por meio de um Programa de Reforma Agrária Popular, o cumprimento da função social da terra, prevista na Constituição Federal, e a produção de alimentos saudáveis para toda a população. “A gente precisa parar com essa história de ficar criminalizando um movimento que quer assentar famílias para produzir alimentos saudáveis. Não faz sentido nenhum criminalizar esse movimento”.

JURA no IFSULDEMINAS Poços de CaldasDurante a sua participação em uma das rodas de conversa da JURA, a integrante do MST e do Coletivo de Mulheres Raízes da Terra, Débora Vieira de Jesus, também enfatizou o avanço do MST, ao longo dos últimos 40 anos, nas ações de comunicação, articulação e conscientização da sociedade sobre as condições de produção de alimentos. “Cada consumidor precisa entender de onde está vindo aquele alimento, e o que ele está fazendo com aquele alimento, não basta só comprar e comer.”


A trajetória da JURA


A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária é realizada, desde 2014, em universidades e instituições de ensino brasileiras e busca dar visibilidade às ações de luta pela terra e pela Reforma Agrária Popular, contribuindo para a formação intelectual, política e social de estudantes.

Com o envolvimento de mais de setenta instituições de ensino superior em todo o país, a edição de 2023 da JURA é baseada na perspectiva do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimento Saudável, lançado em 2020 pelo MST, e pretende dialogar com as lutas populares do campo e da cidade e projetar ações de fortalecimento e unidade. O plano está disponível nesse link: https://mst.org.br/especiais/plantar-arvores-produzir-alimentos-saudaveis/.


Acompanhe outras atividades do movimento agroecológico na região


Para saber mais sobre outras atividades das instituições de ensino, organizações e movimentos envolvidos na construção coletiva do conhecimento agroecológico na região é possível acompanhar os canais do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas no Instagram (@passomg) e no Youtube (@poloagroecologicodosulesud1050).


Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas
Assessoria de Comunicação (Tatiana Plens)
Publicado em 13/06/2023.

 


Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária acontece nesta semana no Sul de Minas Gerais, com participação do IFSULDEMINAS.

Encerramento da JURA no Quilombo Campo Grande em 2017O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, a Universidade Federal de Alfenas, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas realizam, entre os dias 23 e 31 de maio, a 10ª edição da Jornada Universitárias em Defesa da Reforma Agrária (JURA). A partir do lema “Reforma Agrária Popular: em defesa da natureza e de alimentos saudáveis”, a jornada busca promover diálogos e trocas de experiência sobre alimentação saudável, agroecologia, mudanças climáticas, a questão agrária e a luta pela democratização da terra, além de visitas guiadas, atividades culturais e feiras agroecológicas.

A programação da JURA na região

A programação da JURA do Sul de Minas Gerais iniciará na terça-feira, dia 23, na UNIFAL-MG - Campus Varginha. As atividades acontecem entre 7h45 e 11h45 e envolvem debates sobre Reforma Agrária e Regeneração Urbana, com a participação da integrante do MST, Tuíra Tule e dos professores da UNIFAL-MG, Lora Rodrigues e Tom Rodrigues; visita guiada ao Sistema Agroflorestal do Campus e Feira da Reforma Agrária. 

No período da tarde do dia 23, as atividades seguem no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Machado, com Feira Agroecológica com produtos da Reforma Agrária, das 13h às 18h, ao lado do refeitório; mesa redonda “Do mato ao prato”, com a participação da nutricionista Drª Mariana Bragion e a mediação de Carlos Correa Junior do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO), às 17h, no salão vermelho; e coffee break com culinária PANC, às 19h, ao lado do salão vermelho. As inscrições devem ser feitas durante o evento.

Na quarta-feira, dia 24, as JURAS acontecem na Sede Alfenas da UNIFAL-MG, com Feira da Reforma Agrária das 8h às 17h; oficina “A escravidão contemporânea no Brasil e os desafios para a sua erradicação no século XXI”, com a professora e mestra em geografia Glaucione Raimundo às 14h; roda de conversa “Reforma Agrária Popular e a experiência Cooperativista do MST” às 15h30; e apresentação cultural às 17h. No período da noite, às 19h, acontecerá a mesa redonda “A situação do trabalho análogo a escravidão na região do Sul de Minas Gerais” com a participação da procuradora do trabalho Dra. Letícia Moura; o auditor fiscal do trabalho Leandro Marinho; a representante do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), Larissa Goulart; o representante do MST, Tiãozinho; e o representante da Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (ADERE-MG), Jorge Ferreira dos Santos.

As atividades na UNIFAL-MG - Sede Alfenas no período da tarde serão realizadas no Palquinho. A mesa redonda acontecerá de modo presencial, no Auditório Dr. João Leão de Faria, no Prédio PCA, e online, de forma integrada com o “Polo em Prosa”, série de encontros virtuais promovidos mensalmente pelo Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas. 

A JURA continua na quinta-feira, dia 25, no Campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS, com Feira Agroecológica com produtos da Reforma Agrária, das 15h às 21h, em frente ao Auditório; e o Bate-papo “Produção de alimentos de qualidade e Reforma Agrária”, das 19h às 21h, no Auditório. As inscrições podem ser feitas também durante o evento.

A programação se encerra no Campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS, na quarta-feira, dia 31. Entre as atividades que serão realizadas na unidade estão: visita no setor de agroecologia às 14h; meditação guiada às 15h; coffee break e interação na Casa de Madeira às 16h; abertura e apresentações artísticas às 19h; e mesa redonda sobre Educação, Sustentabilidade e Reforma Agrária às 20h. 

Texto e fotos: Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas
Assessoria de Comunicação
Tatiana Plens
20/05/2023

registrado em:
Fim do conteúdo da página