Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 08h52 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 16h20 | Acessos: 1226

Estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas são aprovados em processo seletivo da Alcoa.

Eles concorreram com outros 12 mil candidatos de todo Brasil

Cerca de 12 mil estudantes de todo o país concorreram a vagas de estágio para a Alcoa, que é uma das maiores indústrias mundiais no setor de Alumínio. O processo seletivo teve início ainda em dezembro de 2022. Para a segunda etapa foram selecionadas 530 pessoas e, ao final, permaneceram somente 134. Acadêmicos do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas participaram e conquistaram o tão sonhado estágio. É o caso da estudante do 3º período de administração, Maria Isabele Evangelista Melo. Maria, que atuará no Departamento de Compras, explicou que na primeira fase da seleção não houve a participação direta dos gestores da empresa. Entre os questionamentos foram feitas perguntas sobre domínio do inglês, excel e os pontos fortes e fracos do candidato. Já na segunda etapa foi trabalhado um business case (painel de negócios) que reuniu profissionais da Alcoa. O foco foi nas áreas do grupo, para verificar como os concorrentes iram reagir. Foram apresentados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, visando em saúde e bem-estar; energia limpa e acessível; cidades e comunidades sustentáveis; Indústria, inovação e infraestrutura. Com base nisso e em estudos sobre a instituição, os candidatos se reuniam em equipes aleatórias e propunham soluções para os temas, utilizando da análise de impacto, inovação e a tecnologia. WhatsApp Image 2023 03 22 at 20.15.55“Minha vida acadêmica começou no IFSULDEMINAS em 2019, quando ingressei no ensino médio e técnico em Informática. Desde então, tive professores me incentivando. Mesmo durante a pandemia consegui superar os desafios e me formar. Apesar do receio de não conseguir uma faculdade, encarei meus medos e fiz o vestibular, passando em Administração. É sempre importante lembrar que professores podem ser grandes mentores e guias em nossa jornada acadêmica e profissional, sendo peças que me fizeram acreditar no meu potencial. Conseguir uma vaga tão concorrida com certeza foi muito importante para a minha carreira”, disse Maria.

WhatsApp Image 2023 03 22 at 18.29.12Outra aprovada é a aluna do 3º período de Administração, Giovana Geissler Hovelacque, que trabalhará no Departamento de Recursos Humanos. “O processo de seleção, apesar de bem criterioso, foi de grande aprendizado. Me senti confortável em cada etapa do processo e estou cada vez mais animada em fazer parte da equipe desta tão renomada empresa”. O estágio está previsto para iniciar em 10 de abril.

A terceira aprovada é  a acadêmica Ana Beatriz Diogo, que está cursando o 5º período, também de ADM. Ela atuará no Departamento de Compras e disse que foi um longo processo, de mais de  dois meses, até ser chamada. "Está sendo muito importante para mim a atuação em uma empresa do porte da Alcoa, na qual poderei acompanhar de perto a complexidade de cada processo interno de uma indústria de grande porte. Acredito que, através dessa oportunidade, será possível aprender na prática tudo o que estudo no meu curso de Administração no IFSULDEMINAS, e aplicar todos os métodos de melhorias que também aprendi", explicou.WhatsApp Image 2023 03 23 at 10.47.59

Saiba mais sobre a Alcoa

No Brasil desde 1965,  a Alcoa trabalha em diversos elos da cadeia produtiva de alumínio desde a mineração da bauxita, ao refino da alumina produção de lingotes e pó de alumínio – produzido apenas no Brasil, entre todas as unidades Alcoa do mundo. No país, possui três unidades produtivas: em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) além de  escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG), Brasília (DF) e Belém (PA), com participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito.​ Conta com mais de 7000 colaboradores, diretos e indiretos, no Brasil.

mat alcola

ASCOM - Poços de Caldas