Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Implantação do NAF
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 20h17 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 18h08 | Acessos: 1092

IFSULDEMINAS e Receita Federal organizam implantação do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF)

Na noite dessa quinta-feira (09/03), o IFSULDEMINAS e a Receita Federal realizaram a primeira reunião presencial para estruturação do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) no Campus Poços de Caldas. Participaram do encontro o diretor-geral do Campus, Prof. Rafael Coelho Neves; o diretor de Administração e Planejamento, Luis Adriano Batista; o diretor de Desenvolvimento Institucional da reitoria do IFSULDEMINAS, Prof. Thiago de Sousa Santos; o delegado, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa; e o chefe da agência da Receita Federal em Poços de Caldas, o analista-tributário Vitor de Castro Braga.

20230309 200924

O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, cujo objetivo é oferecer serviços fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

Durante a visita ao IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, os representantes da Receita Federal tiveram a oportunidade de conhecer onde será instalado o NAF. O Núcleo estará localizado em uma sala junto à Diretoria de Administração e Planejamento, no prédio administrativo da instituição.

As ações do Núcleo serão desenvolvidas pelos alunos do IFSULDEMINAS interessados, sob a orientação dos auditores, analistas e delegados da Receita Federal. Os discentes do Campus Poços de Caldas participarão de capacitações para o desenvolvimento de suas funções no NAF. Para o final do mês de março, já está agendado um treinamento com os estudantes para que eles possam orientar o público a entregar corretamente a declaração do imposto de renda.

“O NAF, inicialmente, vai ser para atendimento às dúvidas, em termos de informações sobre receita, correção de problemas com o CPF, cadastramento com microempreendedor individual e orientações. E a gente ainda tem a intenção futura de atendimento para questão aduaneira, de exportação para os pequenos produtores. Tendo esse Núcleo aqui dentro do Instituto Federal, toda a população de Poços de Caldas poderá vir ao Campus para ser atendida e conhecer o IFSULDEMINAS. Essa é a proposta, além de cumprir uma finalidade educacional, em termos da questão de educação financeira, tributária, orientações e soluções para a população de baixa renda. Muitas vezes, as pessoas deixam de receber benefícios, como aconteceu na pandemia, porque estavam com o CPF cancelado e não tinham orientação. Os NAFs ajudaram muito nesse momento”, explicou o diretor de Administração e Planejamento do Campus, Luis Adriano Batista.

A inauguração do NAF está prevista para acontecer por meio de um evento institucional no dia 30 de março, às 10h. Em breve, será divulgado o convite oficial para toda a comunidade.

Confira algumas fotos da reunião!

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 10/03/2023.

registrado em:
Fim do conteúdo da página