Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Parlamento Jovem
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 17h12 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 18h10 | Acessos: 679

IFSULDEMINAS marca presença no lançamento do Parlamento Jovem 2023, em Poços de Caldas

O diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prof. Dr. Rafael Felipe Coelho Neves, participou na tarde de hoje do lançamento do Parlamento Jovem 2023, na Câmara Municipal de Poços de Caldas. O evento contou com presença de vereadores, autoridades, professores e estudantes.

1

O IFSULDEMINAS é uma das instituições de ensino participantes da edição deste ano do Parlamento Jovem (PJ). Durante a cerimônia de lançamento, o Prof. Rafael Neves cumprimentou todos os presentes e instituições parceiras e destacou a importância do Parlamento Jovem. “Esse movimento importantíssimo vai trazer vocês, jovens que ainda estão começando a vida, para entender como é a dinâmica da política local. E, como os vereadores também já destacaram aqui, é necessário também entender a dinâmica da política estadual e federal, da qual o Instituto Federal faz parte diretamente. Muito do que ocorre em nível federal nos afeta aqui também. O Instituto Federal é uma instituição que hoje oferta cursos técnicos, superiores e de pós-graduação e nos debruçamos especialmente sobre a temática do mundo do trabalho, que vocês irão trabalhar ao longo dessa fase do Parlamento Jovem. Nós nos colocamos à disposição com a nossa infraestrutura, nossos professores, necessidade de eventos, e a gente promete ser um parceiro de vocês nessa caminhada rumo à aprendizagem, à apropriação da coisa pública, que é necessária para que todos tenham aí o entendimento e se façam ver representados nas decisões que são tomadas em nível municipal. É muito necessário esse momento de engajamento de todos e todas vocês”, frisou em sua fala o diretor-geral do Instituto Federal.

2Além do IFSULDEMINAS, também participam da edição 2023 as seguintes unidades de ensino: Colégio Sete de Setembro; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio – Padrão; Centro Educacional Poços – CEPOC; Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida; Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo; Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari; Escola Profissional Dom Bosco; Colégio Nini Mourão e Colégio Jesus Maria José.

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do Ensino Médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates, exposição de opiniões e escolhas. Em Poços de Caldas, esta é a 15ª edição do PJ.

Edição 2023

O tema do Parlamento Jovem neste ano é “Jovem e Mercado de Trabalho”, dividido nos subtemas “Desenvolvimento econômico e geração de trabalho", "Escolaridade e qualificação profissional" e "Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho". Na edição de 2023, haverá uma ampliação do número de participantes, passando de 80 para 100 estudantes, que passarão por capacitação por meio de oficinas de formação política, de formação temática, de formulação de diagnóstico local e de redação e apresentação de propostas. Outra novidade é a realização do Encontro Regional em Poços de Caldas, que acontecerá no mês de maio. Estão previstas, também, além das atividades municipais, a Plenária Microrregional, no mês de julho, a Plenária Regional, em agosto, e Plenária Estadual, em setembro. Para mais informações, acesse: https://www.pocosdecaldas.mg.leg.br/institucional/escola-do-legislativo/pjovem 

Assista ao lançamento do PJ 2023!

Assista à gravação do lançamento do Parlamento Jovem 2023, pelo canal da Câmara Municipal de Poços de Caldas no YouTube.


ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 10/03/2023.

registrado em:
Fim do conteúdo da página