Publicado: Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 16h38 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 18h05 | Acessos: 1653

"Vamos deixar nossos “bichos da biologia” em contato com vermes, moscas, minhocas e insetos?

Trote solidário no laboratório de Biologia!

Inscrições prorrogadas até 31 de março.

Triagem de macroinvertebrados de riachos urbanizados: "Bichos triando bichos"

Fundamentação:

Trote solidário Biologia 1Em solidariedade ao andamento dos projetos de pesquisa “METACOMUNIDADE DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS NA REGIÃO CANTAREIRA-MANTIQUEIRA” e “DIVERSIDADE E BIOMONITORAMENTO DE EFEMERÓPTEROS, PLECÓPTEROS E TRICÓPTEROS EM AGROECOSSISTEMAS NA REGIÃO CANTAREIRA-MANTIQUEIRA”, o Grupo de Ecologia Aquática (Aquáticos) promove aos alunos do primeiro período de Licenciatura em Ciências Biológicas de 2023 um trote solidário denominado: “Triagem de macroinvertebrados de riachos urbanizados: Bichos triando bichos".

A demanda de triagem de macroinvertebrados nos projetos financiados pelo NIPE e FAPEMIG é constante e grande. A triagem é um processo demorado e os Aquáticos tem esta demanda para ser sanada. Em riachos urbanizados, a demanda é ainda maior, em vista do incremento populacional de organismos mais resistentes como gastrópodes, anelídeos e dípteras nas coletas.

Objetivos e Justificativa:

A proposta é desafiar cada um dos alunos do primeiro ano de Licenciatura em Ciências Biológicas do ano de 2023 a triar um frasco destes organismos, tarefa a ser cumprida como um “batizado para iniciação no curso” no período da tarde, fora do horário de aula. Riachos urbanizados costumam ter menos exemplares de organismos maiores, como odonatas plecópteros e efemerópteros, do que em riachos mais preservados. Assim, escolher riachos urbanizados para o trote garante mais equidade na dificuldade da tarefa e no preenchimento dos frascos a todos os alunos, além de aumentar o desafio a ser cumprido. Esta tarefa não está sendo dificultada para os alunos do primeiro ano, o que poderia ser interpretado como uma injustiça, pois esta prática é comumente feita desta mesma forma para o estudo com macroinvertebrados. A tarefa é árdua, mas promove um primeiro contato dos alunos com as práticas laboratoriais, além de ser um trote substituto para práticas incorretas de trotes fora da Instituição. De quebra, ainda auxilia nos projetos de Iniciação Científica em andamento. Esta proposta também visa promover o entretenimento e a socialização entre os alunos. O trote a ser realizado se caracteriza como prática saudável e fundamentada como solidária, no sentido de apoiar os projetos de iniciação científica em andamento.

Como este evento gerará horas de certificado, esta atividade também pode ser feita por outros alunos do curso de Biologia que se interessarem em contribuir com a triagem.

Como irá ocorrer?

O trote consiste em desafiar cada um dos alunos a separar com pinça, um por um, organismos aquáticos em bandejas iluminadas e transferí-los para frascos contendo álcool a 70%. A tarefa não consiste em identificar ou contar os organismos, apenas separá-los do sedimento. Fica a cargo dos Aquáticos terminar a atividade iniciada após o trote, para garantir que o processo de triagem seja feito em sua totalidade, evitando perder organismos que não tenham sido triados no desafio. Cada aluno será responsável por tentar atingir a meta de preencher um frasco tipo flaconete com tampa destes animais. Para garantir a ação de maneira correta e saudável, os integrantes do Grupo dos Aquáticos e os técnicos em laboratório serão os monitores e avaliadores do trote não obrigatório, ou atividade voluntária para os alunos que não sejam do primeiro período.

Segue link para inscrição de quem quiser participar do evento do trote, para receber certificado:

A inscrição foi prorrogada até 31/03/2023. Para que se tivesse mais disponibilidade e maleabilidade, o evento acontecerá nos dias 21,23, 24, 28, 30 e 31 de março, das 14h as 17h. Lembrando que o trote também servirá de atividade voluntária para quem não estiver no primeiro período. Haverá prenda-surpresa para a dupla vencedora, a cada dia de competição.

Confira algumas fotos das triagens de bichos já realizadas!

Março de 2023:

Outras triagens anteriores:

Assista à reportagem!

Assista à reportagem que a TV Plan fez sobre o trote solidário.

Publicado em 27/02/2023.

Atualizado em 15/03/2023.