Página inicial > Notícias > Entrega de medalhas
Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2022, 19h07 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 12h34 | Acessos: 973

IF realiza entrega de medalhas e certificados a discentes premiados na OBA e na MOBFOG

No último dia 10 de maio de 2022, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizou a entrega das medalhas e certificados aos alunos do Campus premiados na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2021) e 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2021). Nestas competições científicas, os estudantes do Campus Poços de Caldas conquistaram oito medalhas, sendo quatro de ouro e uma de prata na OBA e outras três de bronze na MOBFOG.

20220510 132306

A solenidade de premiação realizada no auditório do Campus Poços de Caldas contou a presença de amigos e familiares dos estudantes premiados, além de servidores do IF. As medalhas e certificados foram entregues pelo diretor-geral do Campus, Prof. Thiago Caproni Tavares, e pelos professores Rodrigo Lício Ortolan e Vanessa Moreira Giarola.

Medalhistas 2021 - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA):
Ouro: Bruno Figueiredo Lima - Técnico em Informática Integrado;
Ouro: Gabriel Víctor de Oliveira - Técnico em Informática Integrado;
Ouro: João Gabriel de Carvalho Mendes - Técnico em Eletroeletrônica Integrado;
Ouro: Krycia Kulay de Araujo Carnevale - Técnico em Eletroeletrônica Integrado;
Prata: Lyorran Kewinn Magalhães de Melo Dias - Técnico em Eletroeletrônica Integrado.

Medalhistas 2021 - Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG):
Bronze: Beatriz do Prado Neaime - Engenharia de Computação;
Bronze: Bruno Figueiredo Lima - Técnico em Informática Integrado;
Bronze: Rebeca Domingos Rosa - Engenharia de Computação.

O Prof. Rodrigo destacou o bom desempenho do Campus nas competições e convidou os estudantes para participarem da OBA 2022. “Fico muito feliz com a participação de vocês, parabenizo a todos, todos os medalhistas e todos que participaram”, comentou o docente. O Prof. Rodrigo explicou ainda que várias universidades destinam, em seus processos seletivos de ingresso no ensino superior, vagas específicas para medalhistas de olimpíadas do conhecimento, como a OBA e a MOBFOG.

Medalhista de ouro na OBA e de bronze na MOBFOG, Bruno Figueiredo Lima, aluno do curso Técnico em Informática Integrado, mencionou que participar de olimpíadas do conhecimento é uma forma de ampliar o aprendizado. “Participar dessas olimpíadas expande o conhecimento. Ganhar essas medalhas é uma grande motivação para eu continuar estudando, principalmente Física e Astronomia, que são disciplinas que me interessam. Os professores do IF sempre procuram nos incentivar a participar dessas olimpíadas. Já tivemos matérias optativas de Astronomia. Acho importante o IF trazer novas abordagens, além do ensino convencional”, disse.

Confira as fotos da premiação!

Veja as fotos da entrega das medalhas e certificados aos alunos do Campus premiados na OBA e na MOBFOG. Clique nas imagens para ampliá-las.

Provas on-line e seletivas internacionais

Em 2021, devido ao isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, a participação dos alunos foi de forma virtual, entre os dias 27 e 28 de maio. A OBA foi realizada por meio da aplicação de uma prova on-line e a MOBFOG por meio do envio do projeto de um foguete dentro de um simulador. A classificação foi definida pelos foguetes que obtiveram maior apogeu na simulação. Apogeu é a altura que o foguete alcançaria se fosse lançado na vertical.

Beatriz e Rebeca OK
Para a Mostra Brasileira de Foguetes, os alunos do Campus tiveram que enviar projetos de foguetes, como este da imagem acima.

Tanto a OBA quanto a MOBFOG são eventos de âmbito nacional e a OBA ainda tem a característica de selecionar alunos para olimpíadas internacionais de astronomia. Os cinco alunos do Campus Poços, medalhistas na OBA, obtiveram média acima de 7 na prova e foram classificados para participar das seletivas para as olimpíadas internacionais.

ASCOM - Poços de Caldas
Publicado em 20/05/2022.