Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 06 de Janeiro de 2022, 17h33 | Última atualização em Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 15h41 | Acessos: 2577

Professora e egresso do Campus publicam livro sobre a avifauna do Planalto de Poços de Caldas

1O IFSULDEMINAS, por meio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), acaba de lançar o ebook “Aves do Planalto de Poços de Caldas”. Obra inédita sobre a avifauna da região, o livro é parte de um projeto de pesquisa desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas pelo ex-aluno e fotógrafo, hoje biólogo, Ederson José de Godoy, sob a orientação da Profa. Dra. Jane Piton Serra e apoio e parceria do biólogo Eric Arruda Williams.

O trabalho reúne 183 espécies de aves, distribuídas em 49 famílias, todas elas ilustradas ricamente em fotografias de qualidade. Na obra, são relacionadas diversas características ecológicas, taxonômicas, biológicas e comportamentais de cada espécie, além de seu local de ocorrência no Planalto, seu status de conservação e outras informações importantes para a observação e conhecimento desses animais. Clique aqui e acesse gratuitamente o livro "Aves do Planalto de Poços de Caldas".

“Temos na produção desse livro a efetivação da inter-relação entre os três pilares do IFSULDEMINAS: ensino, pesquisa e extensão. A obra se propõe a servir como um guia de campo, para ecoturistas interessados em observação de aves, bem como uma ferramenta de divulgação científica e com potencial uso educacional. O Planalto de Poços de Caldas apresenta características geomorfológicas diferenciadas, por se tratar de uma caldeira vulcânica, e está inserido predominantemente no bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados do país. No Planalto, temos ainda os campos de altitude, uma fitofisionomia da Mata Atlântica e do Cerrado, que possui uma biodiversidade ímpar e que vem sofrendo grandes pressões da agricultura, mineração e expansão imobiliária. Dessa forma, trabalhos que buscam o conhecimento e divulgação da biodiversidade da área são importantes para estratégias conservacionistas”, destacou a professora Jane Serra.

“Enfim, o primeiro guia fotográfico da avifauna de Poços de Caldas. Agradeço ao IF e aos coautores, a professora Jane Piton Serra e ao Eric Williams, também agradeço a todos que contribuíram, como o guia de observação e também fotógrafo Geiser Trivelato, ao João Marcos, que fez as ilustrações, a Nádia Regina, que esteve comigo em alguns campos, e a todos os outros, que direita ou indiretamente contribuíram”, agradeceu Ederson Godoy.

Confira algumas imagens do livro!

Confira a seguir algumas fotografias presentes no livro "Aves do Planalto de Poços de Caldas". Clique nas imagens para ampliá-las.


Informações: Profa. Dra. Jane Piton Serra.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Edição de texto: ASCOM - Poços de Caldas
Publicado em 06/01/2022.
Fim do conteúdo da página