Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2021, 19h59 | Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 17h31 | Acessos: 1047

Pesquisadores do GEPLAN publicam, na Revista Tamoios, trabalho sobre a subnotificação de COVID-19.

Os pesquisadores do Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN), Júlia Marchesin Caetano (UNESP) e Prof. Dr. Flávio Henrique Calheiros Casimiro (IFSULDEMINAS), acabaram de ter um artigo publicado pela Revista Tamoios, periódico científico do Departamento de Geografia e da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo/RJ). Intitulado “SAÚDE COMO ESCOLHA POLÍTICA: SRAG E SUBNOTIFICAÇÃO NAS CIDADES SUL MINEIRAS”, o trabalho busca analisar a relação entre as chamadas Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), principalmente as “não especificadas”, como mecanismo deliberado que se insere no processo de subnotificação de casos no Brasil e, mais especificamente, na região sul-mineira.

imagem trabalho geplan

Os dados coletados foram resultados de um prévio levantamento de fontes disponíveis de forma acessível para a comunidade científica, tais como SIVEP-Gripe; Monitora Covid-19 (FioCruz); IBGE e dos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado de Minas Gerais. O trabalho publicado destaca que, entre 2019 e 2020, “nas cidades do Sul/Sudoeste de Minas, o crescimento em número de casos de SRAG é bastante expressivo, como evidenciado na leitura da figura 2. As cidades com maiores diferenças são as mesmas que vêm apresentado alta densidade de casos de COVID-19, demonstrando, mais uma vez, a correlação entre os diagnósticos não especificados com os dos causados pelo novo coronavírus. Podemos destacar as cidades de Varginha/MG, Alfenas/MG, Poços de Caldas/MG, Itajubá/MG, Pouso Alegre/MG e São Sebastião do Paraíso/MG, nas quais o aumento do número de registros da síndrome se intensificou expressivamente”. Para conferir o artigo na íntegra, clique aqui!

O GEPLAN

logo geplanImplantando oficialmente em dezembro de 2019 no Campus Poços de Caldas, o Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN) teve, em seu início, a atuação de alunos e professores dos cursos de Licenciatura em Geografia e do curso Técnico em Eletrotécnica/Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio. Atualmente, o grupo conta também com a participação de pesquisadores e representantes de outras instituições, como o IBGE, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A coordenação do GEPLAN é dos professores do IFSULDEMINAS, Dr. Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira (coordenador) e Dr. Flávio Henrique Calheiros Casimiro (vice-coordenador).

Acompanhe o GEPLAN!

Acompanhe as novidades do Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN) pelo portal e redes sociais:

👉Site: www.geplan.org
👉Facebook: @geplan.org