Página inicial > Notícias > Alunos medalhistas
Publicado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 19h37 | Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 19h32 | Acessos: 3212

Estudantes do Campus Poços conquistam 08 medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica e na MOBFOG 2021

No final do mês de maio deste ano, 24 alunos do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas participaram da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Ao todo, nestas competições científicas, os alunos do Campus Poços de Caldas conquistaram 8 medalhas, sendo 04 de ouro e 01 de prata na OBA e outras 03 de bronze na MOBFOG.

Confira a galeria de medalhistas do Campus Poços de Caldas!

Veja quem são os alunos do Campus Poços que conquistaram medalhas na OBA e na MOBFOG 2021. Clique nas imagens para ampliá-las.

Medalhistas 2021 - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA):
Ouro: Bruno Figueiredo Lima - Técnico em Informática (Integrado - 2º ano);
Ouro: Gabriel Víctor de Oliveira - Técnico em Informática (Integrado - 3º ano);
Ouro: João Gabriel de Carvalho Mendes - Técnico em Eletroeletrônica (Integrado - 2º ano);
Ouro: Krycia Kulay de Araujo Carnevale - Técnico em Eletroeletrônica (Integrado - 2º ano);
Prata: Lyorran Kewinn Magalhães de Melo Dias - Técnico em Eletroeletrônica (Integrado - 2º ano).

Medalhistas 2021 - Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG):
Bronze: Beatriz do Prado Neaime - Engenharia de Computação (3º ano) [Apogeu de 278m];
Bronze: Bruno Figueiredo Lima - Técnico em Informática (Integrado - 2º ano) [Apogeu de 287m];
Bronze: Rebeca Domingos Rosa - Engenharia de Computação (2º ano) [Apogeu de 278m].

Provas on-line e seletivas internacionais

Neste ano, devido ao isolamento social imposto pela COVID-19, a participação dos alunos foi de forma virtual, entre os dias 27 e 28 de maio. A OBA foi realizada por meio da aplicação de uma prova on-line e a MOBFOG por meio do envio do projeto de um foguete dentro de um simulador. Sendo assim, a classificação foi definida pelos foguetes que obtinham maior apogeu na simulação. Apogeu é a altura que o foguete alcançaria se fosse lançado na vertical.

Beatriz e Rebeca OK
Para a Mostra Brasileira de Foguetes, os alunos do Campus tiveram que enviar projetos de foguetes, como este da imagem acima.

Tanto a OBA quanto a MOBFOG são eventos de âmbito nacional e a OBA ainda tem a característica de selecionar alunos para olimpíadas internacionais de astronomia. Os cinco alunos do Campus Poços, medalhistas na OBA, obtiveram média acima de 7 na prova e foram classificados para participar das seletivas para as olimpíadas internacionais. As provas seletivas acontecerão nos dias 19/09/2021, 17/10/2021 e 04/12/2021.

Realizações e expectativas

Bruno Figueiredo LimaMedalhista de ouro na OBA e de bronze na MOBFOG, Bruno Figueiredo Lima, aluno do 2° ano do curso Técnico em Informática Integrado, sempre gostou de olimpíadas científicas pois, segundo ele, além de despertarem uma vontade de estudar por parte do aluno, proporcionam também a oportunidade de receber títulos e prêmios que são para a vida toda: “Esse tipo de competição mudou para sempre como eu encaro os estudos e também me apresentou uma nova visão de todo o universo científico. A OBA e a MOBFOG são exemplos disso. Foi um prazer ter participado delas e estou muito feliz com os resultados”, ressaltou.

Krycia Kulay de Araujo Carnevale medalhaQuem também gostou de ter a oportunidade de participar da OBA foi a medalhista de ouro Krycia Kulay de Araujo Carnevale, do 2° ano do curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado. Ela relatou: “Acredito que grande parte das pessoas em algum ou vários momentos da vida já olhou para o céu e pensou: qual constelação é essa? Como são formadas as estrelas, quão longe elas estão? E comigo não foi diferente. Sempre achei muito interessante olhar para o céu, ver a lua, suas fases. Porém, não tinha grande entendimento sobre. Até o ano passado, nunca tinha ouvido falar na OBA, quando o professor apresentou a olimpíada para nós, durante a disciplina optativa de astronomia. Achei interessantíssimo, pois nunca pensei em uma olimpíada de astronomia. E, quando fui fazendo as provas antigas para treinar, vi a imensidão de assuntos dentro da astronomia e, com isso, passei a entender muito melhor onde estamos dentro da imensidão que é o universo”.

Se para os discentes do Campus Poços as medalhas conquistadas nas competições nacionais já foram motivo de muito orgulho, ter a oportunidade de marcar presença nas seletivas para olimpíadas internacionais de astronomia também é razão de muitas alegrias e expectativas. Krycia afirmou que não imaginava a proporção da OBA: “Em um primeiro momento pensei que era apenas uma prova e só. Mas, quando soube das seletivas, me animei bastante. Dentro dos assuntos das seletivas, há ainda mais, muito mais coisas para aprender. Me senti extasiada a passar para essa etapa, saber que meu esforço pode me levar a esse ponto”.

Para o Bruno, ser convidado para uma seletiva internacional é uma das maiores conquistas que um aluno que estuda para essas competições pode ter. “É nesse momento que é oferecida a oportunidade ao aluno para se aprofundar no assunto, o que vale a pena ser feito principalmente por todos aqueles que querem seguir algum tipo de carreira voltada à ciência. Novamente, fico extremamente satisfeito com esse resultado, que só foi possível graças às olimpíadas e a essa nova forma de enxergar a ciência através dessas competições”, finalizou.

Texto: Prof. Rodrigo Ortolan & ASCOM - Poços de Caldas
Publicado em 15/09/2021.