Página inicial > Notícias > Medalha de Prata
Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 20h39 | Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 13h42 | Acessos: 1906

Campus Poços é finalista e medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Física (OBF 2020)

Olimpíada Brasileira de FísicaOs alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Bruno Figueiredo Lima e Gabriel Víctor de Oliveira, foram finalistas na Olimpíada Brasileira de Física (OBF 2020). O Bruno Lima ainda levou a medalha de prata da competição, sendo o único estudante da cidade de Poços de Caldas a conquistar uma medalha entre os competidores do 1º ano do Ensino Médio.

Devido ao isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, a edição de 2020 da OBF foi realizada em regime especial, de maneira on-line. Nesse regime, os estudantes realizaram as provas remotamente, a partir de suas residências, comunicando-se com o sistema da OBF através da internet. A prova da primeira fase aconteceu no dia 17/10/2020. A prova da segunda fase ocorreu no dia 28/11/2020 e a prova da terceira e última fase foi promovida no dia 27/02/2021. O resultado final foi divulgado recentemente.

Em 2020, estudantes de 1421 escolas em todo país fizeram, de forma on-line, a primeira fase da OBF. Do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, participaram os alunos Bruno Figueiredo Lima (1º Informática), Enzo Rosa Bruno (1º Eletroeletrônica), Gabriel Víctor de Oliveira (2º Informática); João Henrique Rey Silva Oliveira (2º Eletrotécnica), Laura Eliza Palagano (2º Informática) ; Lívia de Cássia Arantes (2º Informática) e Guilherme de Figueiredo Rodrigues (3º Eletrotécnica). Destes, Bruno Figueiredo Lima e Gabriel Víctor de Oliveira se classificaram para a segunda fase e, na sequência, para a terceira fase. Destaca-se a participação do discente Bruno Figueiredo Lima, medalhista de prata na OBF. As séries dos alunos aqui destacadas são referentes ao segundo semestre letivo de 2020, quando participaram da olimpíada.

O que dizem os finalistas?

Para os discentes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, participar da OBF foi motivo de muita satisfação e um incentivo para o estudo da Física. A seguir, confira o que os alunos finalistas comentaram sobre a participação na OBF:

Bruno Figueiredo Lima"Acho que as olimpíadas científicas, além de estimularem o autodidatismo por parte do aluno, proporcionam uma nova visão de como a ciência, de forma geral, pode ser apresentada de uma maneira bem diferente do que a observada dentro das salas de aula. A OBF, por exemplo, foi a minha primeira olimpíada de física e ela me ajudou muito a começar a gostar da matéria, além de me ensinar a aprofundar no assunto. Vale lembrar que várias universidades do país vêm aceitando medalhas olímpicas como ingresso direto, realçando a importância de ser um dos participantes dessas olimpíadas". Bruno Figueiredo Lima (1º ano de Informática, medalhista de prata na OBF 2020).

Gabriel Víctor de Oliveira"Acredito que a maior importância da OBF para mim foi a possibilidade de aproximação com a Física, me motivando a estudar a disciplina de forma mais sólida, buscando realmente entender o conteúdo, além de que os desafios proporcionados pela OBF são muito divertidos! É importante também ressaltar que as olimpíadas do conhecimento, em um contexto geral, proporcionam uma aproximação ao mundo acadêmico devido à profundidade do conhecimento exigido, podendo servir como porta de entrada para carreiras no mundo acadêmico e ainda podem proporcionar oportunidades como bolsas, admissão em universidades, viagens e a própria participação na comunidade olímpica". Gabriel Víctor de Oliveira (2º ano de Informática, finalista na OBF 2020).

A OBF

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que tem como objetivos: despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar o Ensino Superior Público do Ensino Médio; identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Para saber mais sobre a competição, acesse: http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2020/

Texto e informações: Profa. Vanessa Moreira Giarola
Arte e edição: ASCOM - Poços de Caldas