Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Selo Despoluir
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 01 de Abril de 2021, 18h33 | Última atualização em Sábado, 10 de Abril de 2021, 14h35 | Acessos: 1281

Veículos a diesel do Campus recebem selo do “Programa Ambiental do Transporte – Despoluir”

Os dois veículos a diesel do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o ônibus e a van, receberam recentemente o Selo Despoluir, que indica que os veículos estão dentro dos padrões normais de emissão de poluentes. O selo foi dado depois de uma avaliação veicular ambiental do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, que é uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

WhatsApp Image 2021 03 15 at 10.10.39 2
A avaliação veicular ambiental do Programa Despoluir foi realizada por técnico da FETRAM, de Belo Horizonte.
 

A avaliação foi realizada no dia 10 de março deste ano (antes do decreto da onda roxa em Minas Gerais) pelo técnico em mecânica, Narciso da Silva Júnior, representante da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM - Belo Horizonte), que é afiliada à CNT e parceira do Programa Despoluir. Através de testes com equipamentos específicos, como o opacímetro, o tacômetro, computador portátil e software personalizado, o técnico realizou a avaliação veicular, com base na Resolução CONAMA nº 418/2009 e na Instrução Normativa IBAMA nº 6/2010. Esta linha de ação do Programa Despoluir busca promover a regularização ambiental das frotas e a consecutiva diminuição da fumaça lançada no ar pelos escapamentos dos veículos. Após os testes necessários, o técnico verificou que os veículos a diesel do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas estavam de acordo com os padrões de emissão e que, por isso, faziam jus ao recebimento do Selo Despoluir.

A coordenadora de Infraestrutura, Serviços e Transportes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas (CISAP), a servidora Adriana Aparecida Marques, explica que o Campus sempre se preocupou em manter as revisões dos carros em dia, trocando os filtros e utilizando combustível de boa qualidade. Para Adriana, o Selo Despoluir recebido pelo Campus reforça a importância que o IF confere à preservação do meio ambiente: “o recebimento deste selo mostra que os nossos veículos estão dentro dos padrões de emissão de poluentes. O selo nos mostra também que nos preocupamos em manter os nossos carros com a manutenção em dia, minimizando a emissão. A busca por participar desse programa e obter o Selo Despoluidor revela a nossa preocupação em contribuir para a preservação do meio ambiente, reduzir a emissão de poluentes e melhorar as condições de saúde dos nossos colaboradores”.

WhatsApp Image 2021 03 15 at 10.10.45

O ônibus e a van do IF passaram por diversos testes que apontaram as condições normais de emissão dos veículos.

 

O Selo Despoluir tem validade de 180 dias. Finalizado este período, os veículos passarão por uma nova avaliação. De julho de 2007 a fevereiro de 2021, o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir já realizou, em todo o país, 3.198.128 avaliações ambientais, atendendo cerca de 27.080 empresas e instituições.

Confira algumas fotos da avaliação veicular!


Fotos: Adriana Marques (CISAP).
registrado em:
Fim do conteúdo da página