Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Impactos ambientais
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 17h27 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 13h57 | Acessos: 2126

Docentes do Campus Poços publicam capítulos de livros sobre impactos ambientais

capitulos livros jane thomaz 1000x1000Os professores das licenciaturas em Ciências Biológicas e Geografia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Jane Piton Serra Sanches e Thomaz Alvisi de Oliveira, publicaram capítulos sobre impactos ambientais, temáticas inseridas em uma série de livros que contextualizam as Ciências Ambientais organizados em três volumes pelos professores da Universidade Federal de Alfenas – Carmino Hayashi, Diego de Souza Sardinha e Paulo Augusto Zaitune Pamplin.

O volume 1 da série “Ciências Ambientais: Recursos Hídricos” traz um capítulo da profa. Jane, intitulado “Impactos da modificação da cobertura vegetal sobre o ambiente e as comunidades aquáticas”. Já o volume 2 “Ciências Ambientais: Diagnósticos Ambientais”, traz um capítulo escrito pela profa. Jane juntamente com o prof. Thomaz, intitulado “Impactos ambientais decorrentes da construção de barragens de Usinas Hidrelétricas: reflexões e desdobramentos físico-naturais”. Nesses trabalhos, os professores abordam vários aspectos da ação antrópica no ambiente natural, especialmente relacionados aos desdobramentos negativos vinculados à instalação de grandes empreendimentos para geração de energia elétrica, discutindo como tais empreendimentos modificam o meio físico-natural e afetam, por exemplo, as comunidades de organismos aquáticos.

A série de livros tem como objetivo fazer um compilado, distribuído em diversos capítulos, sobre assuntos atuais dentro das Ciências Ambientais e procura contribuir para a atualização das discussões nessa área. Segundo os professores Jane e Thomaz, esse tipo de publicação tem relevância no âmbito informacional-científico, pois centraliza estudos desenvolvidos por especialistas alocados em diferentes áreas do conhecimento, dentro de uma única temática, no caso aqui específico, a ambiental. Os professores destacam ainda que os livros são e-books de livre acesso, configurando-se como importantes ferramentas de divulgação do conhecimento junto à sociedade. Os três volumes da série Ciências Ambientais podem ser acessados gratuitamente neste link (clique aqui).

figura b livro 2
Figura presente no livro “Ciências Ambientais: Diagnósticos Ambientais” (p. 73).
 

Texto: Profa. Jane Sanches & Prof. Thomaz de Olimeira
Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Publicado em 11/09/2020.
registrado em:
Fim do conteúdo da página