Conheça as propostas selecionadas para aceleração como startups por meio da parceria SOLVE-IFSULDEMINAS
Não é muito difícil imaginar o que aconteceria reunindo entusiastas do empreendedorismo no mesmo lugar por 24 horas, dedicados nessa imersão e com um único desafio: criar negócios inovadores nas áreas de sustentabilidade e educação. Essa foi exatamente a proposta da primeira edição do IF StartupXperience, que aconteceu no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, no último fim de semana. Confira como foi o evento!
A maratona para criação de startups resultou em sete propostas, das quais três foram selecionadas para pré-aceleração, no âmbito da parceria SOLVE-IFSULDEMINAS, no ambiente Startup Studio localizado no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Para se chegar a esse resultado, as propostas foram apresentadas à banca avaliadora e avaliadas de acordo com os critérios definidos no Edital 34/2019: grau de inovação, maturidade para inserção nacional, mapeamento de mercado, entrosamento da equipe propositora e adequação com a temática do edital.
Uma delas é a plataforma WeSports, classificado em primeiro lugar. A ideia se baseia no aplicativo Tinder, só que inserida no universo dos esportes eletrônicos, ou seja, das competições de jogos online. O intuito é ampliar o alcance a outros jogadores e equipes que estejam no mesmo nível de treino, hoje limitado ao círculo de amizade. A plataforma vem solucionar o problema ao conectar os competidores de forma fácil e garantir um treino balanceado. Samuel Henrique, Vinicíus Carneiro e Jay Neto compuseram a equipe proponente da plataforma de jogos eletrônicos.
Já a preocupação do Sensor Me, segundo colocado, foi trazer a neurociência e tecnologia para o ambiente de trabalho. A proposta dele é criar um capacete com sensores que vão detectar todas as frequências cerebrais dos funcionários que utilizarão o equipamento. Medir os níveis de atenção tendo em vista a redução de acidentes de trabalho é o objetivo do acessório. Rudras-DAS, Manoel Silverio Junior, Yuri Fernandes de Oliveira e Waislan Luis Sanches propuseram esse modelo de negócio.
O aplicativo Felp: compartilhando helps conquistou o terceiro lugar com a proposta de gerenciamento do processo de doações às instituições filantrópicas, tornando-o fácil, simples e transparente. Henrique de Veiga Moreira, Victor Elioenay Santos Narciso e Leonardo de Souza Camargo trabalharam duro na criação do aplicativo.
Os integrantes da demais propostas devem gravar seus pitchs na startup Nubbi. Nestes vídeos curtos, as equipes apresentarão rapidamente seu negócio, com a intenção de “vender” a ideia. Após avaliação dos mentores, as duas melhores serão pré-aceleradas a partir de 2020. São elas:
Feira das Profissões
Integrantes: Carolina de Lorenzo Morais, Tatiane Aparecida Rosa Silva, Flávia de Cássia Lopes, Marcela Marques de Oliveira, Fabricio Aparecido dos Santos
Automação da secagem do café
Integrantes: Julia Carolina Coelho Leite, Sérgio Luiz, Luziane de Lourdes Freitas, Humbero Vargas Duque, Natasha Alves de Castro e Lucas Ricardo Duarte Bruzzone.
E-coleta
Integrantes: Marcos Paulo do Nascimento, Alex Philippe Nunes Benites Alves, Luiz Gustavo Chinelato Setten e Renato Silveira de Lima.
Marquei
Integrantes: Fernando Miranda de Paula e Jadson Consolini.
Palanque de ideias e seleção
As equipes
Palestras e Meditação Criativa
Discussão das propostas
Pré-avaliação com mentores
Encerramento
03/10/2019
Redes Sociais