Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Expedição no Jalapão

Expedição no Jalapão

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 14h58 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 15h07 | Acessos: 155

Professor do IFSULDEMINAS integra expedição a comunidades quilombolas do Jalapão, no Tocantins.

WhatsApp Image 2024 10 15 at 15.43.26De 10 e 13 de outubro, o professor do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Dr. Amilcar Saporetti Júnior, participou da Expedição Quilombos - Jalapão 2024. Com o objetivo de preservar saberes tradicionais e a biodiversidade no Tocantins, a expedição foi uma iniciativa da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), com foco nas comunidades quilombolas do Mumbuca e Prata, que contam com aproximadamente 200 moradores cada.

Através do termo de cooperação entre as instituições, o Prof. Amilcar foi o único pesquisador do IFSULDEMINAS que integrou a equipe, que reuniu 35 expedicionários, entre professores e estudantes de Medicina, Biologia, Ciências do Ambiente, Pedagogia, vindos da UFT, do IFTO, além de voluntários de empresas privadas. O Prof. Amilcar fez parte do grupo de botânicos, que teve como missão a coleta, identificação e pesquisa na literatura sobre as plantas encontradas. De acordo com Amilcar, “o conhecimento adquirido pelos ancestrais e repassado às gerações futuras sobre o uso e cura das plantas do cerrado é um condicionante que salva vidas, por meio de chás, infusões, garrafadas e emplastros feitos com folhas, cascas, raízes, frutos e sementes”. Para o Prof. Amilcar, participar de um projeto como este mostra o envolvimento do IFSULDEMINAS em várias instâncias do conhecimento em pesquisa, ciência e tecnologia, nas várias regiões do Brasil.

1As informações coletadas servirão para a edição de um livro sobre etnobotânica e conhecimentos populares das comunidades quilombolas do Jalapão. Realizada por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a expedição é uma atividade do projeto “Etnofarmacologia, etnobotânica e fitoterapia em comunidades tradicionais do Tocantins”. O projeto é financiado pela Fapt, através do edital Fapt/SES, com um investimento de R$ 50 mil. Além de documentar os saberes tradicionais relacionados ao uso de plantas medicinais, a expedição visa implementar processos sanitários e científicos para a produção de fitoterápicos, gerando novas fontes de renda para as comunidades quilombolas por meio da venda desses produtos. Durante a ação, a equipe também realizou mais de 50 atendimentos médicos, fortalecendo a relação entre a ciência tradicional e a comunidade. Para mais informações, clique aqui.

Confira as fotos da expedição!

Fotos: Daniel dos Santos.

Texto: Ascom IFSULDEMINAS e UFT.