Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Conferências Internacionais

Conferências Internacionais

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2024, 11h44 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2024, 14h15 | Acessos: 143

Professor do IFSULDEMINAS fala sobre as lutas sociais na América Latina em eventos acadêmicos internacionais.

Foto 3 VII SIPS UnB 2024 HOMEO Prof. Dr. Flavio Calheiros, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas, teve uma participação de destaque em dois eventos acadêmicos internacionais voltados para discussões sobre política social, soberania e as novas dinâmicas de resistência política na América Latina.

A primeira participação foi no 7º Seminário Internacional de Política Social, realizado pela Universidade de Brasília (UnB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais. O evento, ocorrido entre os dias 3 e 5 de julho de 2024, teve como tema central as "Lutas Sociais e Soberania Política no Contexto do Avanço das Direitas". Durante o seminário, o professor Flavio Calheiros contribuiu com a conferência intitulada "Estado, Lutas Sociais e Soberania Política no Contexto do Avanço das Direitas", onde discutiu as tensões políticas atuais e o impacto dos movimentos conservadores no cenário global.

Mais detalhes sobre o evento, você pode conferir neste link. A apresentação foi gravada e está disponível online no final da matéria.

Já no final de agosto, de 27 a 29, o professor participou do 10º Encontro Internacional de Política Social e 17º Encontro Nacional de Política Social, organizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O evento, de caráter presencial, focou no tema "Democracia, Participação Popular e Novas Resistências", abordando os desafios que a América Latina e o Caribe enfrentam frente às crescentes ondas de autoritarismo. Na ocasião, o professor Calheiros apresentou a conferência "Neocolonialismo, a Crise do Capitalismo e a Ofensiva da Extrema-Direita na América Latina e Caribe", destacando como os movimentos de direita têm ampliado sua influência em meio às crises econômicas e sociais da região.

Esses eventos reforçam a importância da participação do IFSULDEMINAS em discussões acadêmicas de relevância internacional, promovendo o debate crítico sobre os caminhos políticos e sociais da atualidade. Para mais informações sobre o evento da UFES, acesse este link.

A atuação do professor Flavio Calheiros nesses encontros demonstra o compromisso do IFSULDEMINAS com o fomento ao debate acadêmico qualificado e com a reflexão sobre os desafios enfrentados pelas sociedades contemporâneas.