Trabalho de campo

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2024, 14h48 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 15h50 | Acessos: 96

Estudantes da Geografia e Gestão Ambiental realizam de trabalho de campo em Taubaté (SP)

WhatsApp Image 2024 09 01 at 22.07.28 1Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro estudantes dos cursos de Licenciatura em Geografia e Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, estiveram em atividade de campo integrada, junto às disciplinas de "Geomorfologia", ministrada pelo Prof. Dr. Thomaz A. de Oliveira e "Recuperação de áreas degradadas" ministrada pela Profa. Aline R. de Souza Cruz.

O trabalho desenvolveu-se no transecto orientado do Maciço Alcalino de Poços de Caldas à Bacia de Taubaté, em terrenos cuja morfologia associa-se a dinâmicas complexas, envolvendo, inclusive, a atuação de paleoclimas. De acordo com os professor Prof. Thomaz, "as práticas desenvolvidas em campo orbitam temáticas congruentes à dinâmica dos sistemas físico-ambientais, sob pressão ou não do uso antrópico".

Nesse contexto, estiveram sob o espectro dos estudos o arranjo morfológico-morfométrico do relevo e drenagens em ambientes com forte controle estrutural, as características e nuances do uso da terra, suas relações com potencial das paisagens nos trópicos úmidos e impactos advindos dessas relações.

Tal como destacado pela Profª Aline, "as atividades de campo são metodologias de ensino eficientes para áreas de formação que atuam na compreensão da relação dialética entre sociedade e natureza, permitindo aos discentes o desenvolvimento de reflexões embasadas pela experimentação in loco."

Confira algumas fotos da atividade!