Alunos de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental realizam trabalho de campo na Serra da Canastra
As docentes Dr.ª Melina Mara de Souza e Dr.ª Mireile Reis dos Santos estiveram reunidas nos dias 04 e 05 de outubro de 2019 em trabalho de campo na Serra da Canastra, com os alunos do 2º e 4º períodos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e alunos do 6º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. No total, foram 41 discentes envolvidos em um trabalho de campo com objetivo multidisciplinar.
O trabalho de campo na Serra da Canastra envolveu mais de 40 discentes do Campus Poços.
A região visitada localiza-se na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Canastra, uma região de relevante importância ambiental, pertencente ao Bioma Cerrado. A área de proteção visitada se insere no município de Delfinópolis. O acesso é feito por meio da balsa que atravessa o Rio Grande, um importante rio na região e também afluente da Bacia Hidrográfica Federal do Paraná.
Os discentes puderam vivenciar a experiência única de percorrer trilhas e observar a beleza natural de um dos biomas mais ameaçados do Brasil. Dentro do contexto da disciplina de Biogeografia, os alunos exploraram questões como a distribuição das espécies em função do clima e solo e como esses elementos atuam em conjunto para a modelagem e distribuição da biodiversidade. Também observaram espécies endêmicas do cerrado e suas particularidades biológicas.
Entre as atividades realizadas pelos alunos, esteve a observação das espécies de plantas e de animais do cerrado.
Já no contexto da disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais e Biologia da Conservação, os discentes puderam perceber a importância das Unidades de Conservação e seus respectivos planos de manejo para a preservação da biodiversidade. Ainda exploraram conceitos sobre ecoturismo e o uso sistematizado e sustentável de recursos naturais. Por fim, pela disciplina de Geologia Ambiental, os alunos observaram os tipos de rochas presentes no Parque, sua história geológica, intemperismo e transformações da paisagem.
“O trabalho de campo é de extrema importância para o aprendizado dos estudantes, pois questões e conceitos abordados em sala de aula podem ser melhor explorados no ambiente natural, de maneira dinâmica e integrada. O campo foi muito produtivo e os discentes envolvidos disseram ter vivenciado uma experiência diferenciada de todas aquelas vividas em outras visitas realizadas na Mata Atlântica”, destacou a professora Mireile.
Confira as fotos do trabalho de campo!
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fale conosco: 3697-4974
Redes Sociais