Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 15h19 | Última atualização em Sábado, 16 de Julho de 2022, 10h32 | Acessos: 353

Licença à Adotante

Definição

Licença remunerada concedida à(ao) servidora(servidor) que adotar ou obtiver guarda judicial de criança.


Como solicitar

A licença à gestante pode ser requerida no aplicativo SouGov.br. O cadastro do dependente será realizado na mesma solicitação, no qual abrange os seguintes requerimentos: auxílio natalidade, auxílio pré-escolar, acompanhamento de familiar e inclusão de dependência econômica para dedução de IR.


Documentos exigidos

  • Certidão de Nascimento da criança;
  • CPF da criança.

Fluxo do processo

Consulte os passos e etapas sequenciais do processo de Licença à Adotante.

  • Acesse o fluxograma

Informações gerais

1.De acordo com o Ofício Circular nº 14/2017-MP, de 03 de Fevereiro de 2017 (PARECER nº 003/2016/CGU/AGU, de 30 de novembro de 2016): “Os prazos da licença adotante não podem ser inferiores aos prazos da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada”.

2. A duração da referida Licença é de 120 (cento e vinte) dias consecutivos, independentemente da idade da criança.

3. A prorrogação da Licença à Adotante será garantida à servidora que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança e, que requeira o benefício até o final do primeiro mês após a adoção e terá duração de 60 (sessenta) dias, iniciando-se no dia subsequente ao término da vigência da licença.

4. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) estabelece em seu art. 1º que criança é a pessoa com até 12 (doze) anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

5. A licença à adotante é considerada como de efetivo exercício para todos os fins e efeitos.

6. Ao pai adotante será concedida licença paternidade de 5 (cinco) dias e prorrogação da referida licença de 15 (quinze) dias.


Fundamento legal


Coordenadoria de Administração de Pessoal
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (35) 3449-6284

registrado em:
Fim do conteúdo da página