Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 19h03 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2022, 17h26 | Acessos: 2228

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realiza aula inaugural local da turma 2022

No último dia 04 de abril, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizou a aula inaugural local da turma 2022 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O evento contou com a presença de autoridades e dos 24 novos mestrandos, selecionados no último processo seletivo.

16
A nova turma de 24 mestrandos iniciou seus estudos no Mestrado ProfEPT do IFSULDEMINAS.
 

A mesa solene esteve composta pela Diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo do IFSULDEMINAS, Profa. Cristina Lucia Janini Lopes; pelo Diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Poços de Caldas, Prof. Mateus dos Santos; e pelo Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves. Também estiveram presentes as coordenadoras do Mestrado ProfEPT, Profa. Dra. Nathália Luiz de Freitas e Profa. Dra. Lorena Temponi Boechat, que repassaram informações importantes sobre o curso. “No mestrado em EPT, vocês irão estudar, aprender e entender o que é Educação Profissional e Tecnológica, estando dentro de uma instituição profissional e tecnológica. Então, vocês estarão aqui aprendendo como esse Instituto Federal foi criado, como ele atua e qual é a nossa filosofia”, destacou o Prof. Mateus dos Santos em suas palavras para os novos mestrandos.

Após as falas das autoridades, o público pôde prestigiar a mesa redonda “Reflexões sobre o percurso formativo no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT IFSULDEMINAS”, com a participação do mestrando Warllen Torres Nannini e da egressa Eduani de Cassia Souza Teodoro.

11
Mesa redonda trouxe reflexões sobre o percurso formativo no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.
 

Para os ingressantes do ProfEPT, a oportunidade de cursar um mestrado é uma grande realização pessoal e acadêmica. É o caso da Adriana Dalo Barbosa, professora estadual e atendente escolar em Inconfidentes/MG. “É uma oportunidade muito grande. É próximo; gosto muito da área de educação e estou muito entusiasmada. O mestrado abre muitas portas, não só profissionalmente como também para a vida. O curso também me trará reflexões para o meu trabalho docente de formação de um aluno crítico e na melhora da qualidade da educação ofertada a esses alunos”, frisou Adriana.

Assista ao vídeo!

Assista ao compacto com trechos da aula inaugural local da turma 2022 do Mestrado ProfEPT. No vídeo, confira parte da fala do diretor de Desenvolvimento Educacional, Prof. Mateus dos Santos, e da mesa redonda com o mestrando Warllen Torres Nannini e com a egressa Eduani de Cassia Souza Teodoro.

Confira as fotos!

Confira as fotos da aula inaugural local da turma 2022 do Mestrado ProfEPT. Clique nas imagens para ampliá-las.

Aula inaugural nacional

No dia 5 de abril, foi realizada a aula inaugural nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). A aula magna teve como tema a "Educação Profissional e Tecnológica: concepção e prática" e foi proferida pela Profa. Dra. Lucília Machado para as turmas ingressantes. O evento foi transmitido pelo canal do IFSC no YouTube. Para assistir à gravação, clique aqui.

aula inaugural nacional profept
Aula inaugural nacional teve como tema a "Educação Profissional e Tecnológica: concepção e prática".

 

O ProfEPT

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), responsável pela oferta do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, é desenvolvido em rede nacional, na modalidade semipresencial, por 40 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e TecnológicaIdealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). No último processo seletivo de novos mestrandos, foram preenchidas mais de 900 vagas em todo o país. 

No IFSULDEMINAS, o mestrado é ofertado no Campus Poços de Caldas. No último processo seletivo, o Campus Poços disponibilizou o total de 24 vagas, sendo 12 vagas para ampla concorrência e outras 12 para servidores da Rede Federal. As aulas presenciais acontecem às segundas-feiras, nos períodos da manhã, tarde e noite. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica tem como objetivo proporcionar uma formação que habilite os egressos a desenvolverem atividades de pesquisa e ensino, voltadas para a educação profissional e tecnológica em espaços formais e não formais. O curso também busca capacitar os alunos para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria do ensino. O Trabalho de Conclusão de Curso, a ser defendido em banca, deverá contemplar um produto educacional em Educação Profissional e Tecnológica, bem como um relatório de pesquisa em forma de dissertação.

O ProfEPT é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. Para mais informações, acesse: http://profept.ifes.edu.br/


ASCOM - Poços de Caldas
Publicado em 25/04/2022.
Fim do conteúdo da página