Comissão Própria de Avaliação (CPA) inicia 1ª etapa da avaliação institucional ( dimensões 1, 2 e 3)
Esta etapa é para os campi e acontece de 22 a 26 de maio!
A Comissão Própria de Avaliação Institucional realizará, no período de 22/05 a 26/05, a primeira etapa da avaliação institucional do triênio 2022-2024, que irá ocorrer todo semestre, compreendendo um total de 10 dimensões de avaliação.
Responda com atenção! A participação é voluntária, mas extremamente importante para o planejamento de melhorias para a instituição. Após a coleta dos dados, eles são compilados e analisados, considerando o comparativo entre os segmentos participantes. As dimensões 1, 2 e 3 englobadas por esta etapa da avaliação são: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; e Responsabilidade Social da Instituição.
Alunos e servidores podem responder ao questionário acessando o seguinte link ou por meio do QR code:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcYz6WzKd7Zn0K5xPNK7h94-8Dektzrs_JHlDoxoBCBGNQ3w/viewform
Observação: para acessar o questionário é necessário estar logado com sua conta do e-mail institucional.
Entenda como funciona a CPA
A Comissão Própria de Avaliação é estruturada em comissões locais, uma em cada campus que possui curso superior, e uma comissão institucional. Cada comissão local é composta por:
- 02 representantes docentes e 01 suplente;
- 02 representantes técnico-administrativos e 01 suplente;
- 01 representante discente e 01 suplente;
- 01 representante da sociedade civil com 01 suplente.
Já a comissão institucional é composta pelos coordenadores das comissões locais e por um representante do segmento discente, além de um representante da sociedade civil. Por meio deste instrumento, são avaliadas diversas dimensões da instituição, o que possibilita a implantação de melhorias a partir da participação da comunidade acadêmica.
Metodologia
Quanto à metodologia, a CPA elabora questionários para os três segmentos da comunidade acadêmica:
1º - Docentes,
2º - Técnicos administrativos;
3º - Discentes.
Esses questionários são disponibilizados no e-mail institucional, podendo ser acessados e respondidos por alunos graduandos, pós-graduandos e servidores de todos os campi do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Periodicamente, os instrumentos são revisados para atender às demandas da instituição da melhor forma possível.
Mobilização: campi e Reitoria
Para motivar a participação na pesquisa, é feito um processo de mobilização nos campi e na Reitoria, coordenado pela comissão central e organizado pelas comissões locais. Uma ampla divulgação da avaliação é realizada. Após a coleta, os dados são compilados e analisados, considerando-se o comparativo entre os três segmentos participantes em cada questão, bem como as dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A CPA pode utilizar, além do questionário, relatórios, dados e informações institucionais para realizar a autoavaliação institucional.
Etapas
Nesta perspectiva, o processo de autoavaliação das atividades de ensino, pesquisa, extensão, planejamento e gestão no IFSULDEMINAS é norteado pelas etapas:
- Planejamento;
- Sensibilização;
- Questionário;
- Coleta e análise de dados;
- Apresentação dos resultados;
- Plano de ação e melhorias;
- Retorno à comunidade acadêmica;
- Relatório de autoavaliação e publicidade.
Desta forma, essa ação tem o intuito de conscientizar alunos e servidores da importância da autoavaliação, mostrando que é possível através dos resultados atender as demandas da comunidade acadêmica.
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