Página inicial > Mais Notícias > Acessibilidade educacional
Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 18h13 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 19h08 | Acessos: 997

Servidores do Campus Poços de Caldas participam de formação sobre acessibilidade educacional bilíngue

internaNa última terça-feira (16/08), o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, por meio da Coordenadoria de Educação Especial, promoveu uma Formação Continuada com professores e técnicos administrativos (TAEs), tendo como temática a “Formação Continuada no Contexto Inclusivo: acessibilidade educacional bilíngue”. O momento de capacitação foi conduzido pelo Tradutor-Intérprete de Libras do Campus Inconfidentes, Reginaldo Aparecido Silva, e fez parte da semana de planejamento para o segundo semestre letivo de 2022.

A palestra levou em consideração o contexto educacional inclusivo de alunos com necessidades educacionais específicas, e como ponto de partida em específico, alunos com limitações auditivas, falantes da Língua brasileira de sinais (Libras). Entre os tópicos abordados, estiveram: o que sabemos da educação de surdos; as identidades surdas; a legislação vigente; a valorização da Língua de Sinais; metodologias e estratégias para a mediação comunicacional com o aluno surdo. O objetivo central foi elevar o conhecimento dos docentes e TAEs do Campus Poços de Caldas, quanto ao atendimento da pessoa com surdez no contexto socioeducacional. Subsidiar informações específicas de modo a dinamizar o ensino e fomentar a comunicação, via língua de sinais, sem dependência integral do profissional tradutor-intérprete de Libras.

Foram apresentadas sugestões de como proceder no ensino, nas aplicações de avaliações do português como segunda língua e do inglês como terceira língua. As estratégias de ensino, coletivas e democráticas, o uso de recursos didáticos-pedagógicos visuais são ferramentas que elevam a qualidade de ensino e aproximam discentes-docentes no aprendizado acessível em respeito às especificidades e singularidades de cada indivíduo.

"O trabalho que realizarmos dentro da instituição deve ser o interdisciplinar e o de respeito à diversidade […] independentemente se tem ou não uma formação superior de grande porte. A formação pedagógica, que olha o ser humano como sujeito capaz de aprender, deve prevalecer, porém, desde que a ele possibilite os meios necessários para o conhecimento e, além de suas preferências, faça escolhas socioeducacionais de modo autônomo, sem opressão, preconceito e capacitismo", destacou o professor Reginaldo.

Confira as fotos!

Texto: Prof. Reginaldo Aparecido Silva.
Edição e fotos: ASCOM - Poços de Caldas.