Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Eletropostos inaugurados
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 19h45 | Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 16h48 | Acessos: 2272

MOBILIDADE ELÉTRICA | “POÇOS + INTELIGENTE” INAUGURA ELETROPOSTOS NA FEPASA E NA PUC MINAS

Poços de Caldas acaba de dar mais um passo importante rumo a um novo jeito de viver, mais sustentável e inteligente. No último sábado, dia 06/novembro, o projeto de mobilidade elétrica “Poços + Inteligente”, uma parceria entre a DME, Prefeitura Municipal, PUC Minas e o IFSULDEMINAS, promoveu a inauguração de dois eletropostos na cidade: um de recarga rápida localizado na estação da FEPASA e outro de recarga semi-rápida na PUC Minas. As inaugurações, que fizeram parte das atividades comemorativas do aniversário de 149 anos de Poços de Caldas, contaram com a participação de representantes das instituições envolvidas, de vereadores, convidados, pesquisadores, estudantes e membros da comunidade.

f1
O eletroposto inaugurado na FEPASA é o primeiro ponto público de recarga rápida de veículos elétricos de Minas Gerais.
 

Os dois eletropostos inaugurados, em breve, serão somados a um terceiro, que está instalado na sede da DME. Durante a vigência do “Poços + Inteligente”, moradores e turistas poderão recarregar seus carros elétricos gratuitamente nos três pontos de recarga. O projeto de mobilidade elétrica é pioneiro na região e foi um dos 30 projetos de todo o país, aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Nas solenidades de inauguração, o público também pôde conferir de perto o carro e as bikes elétricas do projeto.

p1
Na PUC Minas, foi inagurado o primeiro ponto de recarga semi-rápida de Poços de Caldas.


Durante o evento de inauguração na PUC, os professores e estudantes pesquisadores envolvidos puderam apresentar os resultados científicos já obtidos durante as pesquisas. Na ocasião, também foi oficialmente inaugurado o Laboratório de Mobilidade Elétrica, que será compartilhado entre PUC, DME e IFSULDEMINAS, para o desenvolvimento de estudos em mobilidade elétrica.

p35 b
O Laboratório de Mobilidade Elétrica, que está localizado na PUC Minas, será compartilhado entre PUC, DME e IFSULDEMINAS.
 

Fotos da inauguração do eletroposto na PUC Minas:

Fotos da inauguração do eletroposto na FEPASA:


Assista aos vídeos!

Assista ao vídeo com momentos das inaugurações dos eletropostos e do Laboratório Compartilhado de Mobilidade Elétrica do Projeto "Poços + Inteligente":

Confira também as reportagens que a TV Plan e a TV Poços fizeram sobre os eletropostos do Projeto.

O Projeto

f25Desde o ano passado, o Projeto “Poços + Inteligente” vem promovendo diversos trabalhos de pesquisa aplicada, como o desenvolvimento de sistemas e aplicativos e o estudo relacionado ao impacto na rede elétrica, o que demonstra a importância da iniciativa para o desenvolvimento do município. Entre as ações, destacam-se: desenvolvimento de protótipo de bicicletário eletrônico; aplicativos para operação de bicicletas elétricas e para a geração de rotas cicláveis; sistema de rastreamento de veículos e bicicletas elétricas com construção de cercas virtuais amplas e restritas; mecanismo para identificação de motorista via BlueTooth; e a análise de desempenho de algoritmos de inteligência artificial, para previsão de autonomia de veículos elétricos.

O Projeto contará com três bicicletários eletrônicos, de 20 vagas cada um, que serão instalados no campus do IFSULDEMINAS (na zona sul da cidade), no campus da PUC e na FEPASA. A ideia é expandir a utilização, de forma gratuita, para a população em geral. Através de um aplicativo de celular, o público poderá solicitar o empréstimo das bikes.

O “Poços + Inteligente” terá duração de três anos. As atividades começaram em dezembro de 2019 e o término está previsto para novembro de 2022. Os recursos investidos são provenientes da DME, tendo em vista a Lei Federal nº 9.991/2000 e a Resolução Normativa nº 754/2016 da ANEEL, que determinam que as concessionárias de serviços públicos de distribuição e geração de energia elétrica devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D) estabelecidos pela ANEEL.

Energia limpa e renovável

f28Dados do Global Carbon Atlas apontam que, em 2018, o Brasil foi o 14º país que mais emitiu dióxido de carbono (CO2), o principal gás responsável pelo efeito estufa, no mundo. Diante desses números, o país e muitas outras nações têm lançado seus olhares para fontes de energia mais limpas e renováveis. Nesse contexto, os veículos elétricos têm se tornado tendência mundial como uma tecnologia alternativa para a redução desses poluentes na atmosfera, já que a eletricidade não gera nenhum tipo de poluição do ar.

“A mobilidade elétrica já é uma realidade em alguns lugares do mundo, e é uma questão de tempo para ela ser amplamente utilizada no Brasil. As pesquisas nesta área irão ajudar as empresas distribuidoras de energia para estarem mais preparadas, tanto na sua estrutura quando nos conhecimentos necessários para enfrentar os novos desafios. A ANEEL fica mais atualizada com este tipo de pesquisa que propõe novos marcos regulatórios que certamente serão necessários. As empresas e instituições de educação se preparam para formar novos profissionais para um novo mercado. E a população em geral poderá usufruir de sistemas de mobilidade menos poluentes”, destacou o coordenador do projeto, o Prof. Dr. Yull Heilordt Henao Roa.

No projeto “Poços + Inteligente”, foi instalado, dentro do Laboratório Compartilhado de Mobilidade Elétrica, um sistema de geração fotovoltaico com uma potência pico de 10kW. A energia fotovoltaica gera energia elétrica diretamente dos raios solares. Dessa forma, uma das fontes de energia para o carregamento do carro e das bikes elétricas será o sol.

Pesquisadores envolvidos

Os trabalhos de pesquisa do projeto “Poços + Inteligente” contam com a dedicação de mais de 30 professores pesquisadores, alunos e servidores das instituições e empresas envolvidas. Os docentes e estudantes bolsistas são dos cursos de Administração, Arquitetura, Ciência da Computação, Direito, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Publicidade e Propaganda, ofertados na PUC Minas e no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. O grupo é representado pelo professor do IFSULDEMINAS, Dr. Yull Heilordt Henao Roa (coordenador); pelo Gerente de Laboratório e P&D da DME Distribuição, Anderson Muniz (coordenador P&D); e pelo professor da PUC Minas, Dr. Fabiano Costa Teixeira (pesquisador).

WhatsApp Image 2021 02 10 at 18.32.28
Parte da equipe do Projeto "Poços + Inteligente", em reunião realizada antes da pandemia.
 

Os estudos estão sendo realizados tanto no IFSULDEMINAS quanto na PUC Minas. As pesquisas em mobilidade elétrica têm objetivos diversos, entre eles, o estudo dos impactos na rede da DME; o desenvolvimento e integração do sistema de recarga e compartilhamento de veículo elétrico (VE) e bicicletas; a criação de protótipo de monitoramento de perfil de motorista e autonomia do VE e propostas de alterações regulatórias. Na etapa final do projeto, as instituições de ensino participantes também poderão ofertar cursos de curta duração sobre sistemas de recarga elétrica e sistema regulatório.

Entrega de bikes elétricas

No dia 05 de março de 2021, presidentes e diretores das instituições envolvidas com o Projeto "Poços + Inteligente", vereadores, secretários municipais, vice-prefeito e prefeito municipal se reuniram no almoxarifado da DME para oficializar a entrega de quatro bicicletas elétricas para uso da Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Guarda Municipal. Clique aqui e veja como foi o evento de entrega!

b5
Projeto efetuou a entrega de 04 bicicletas elétricas para a Guarda Municipal.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página