Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Oficina dos sentidos
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 16h04 | Última atualização em Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 16h46 | Acessos: 737

Projeto Diálogo de Saberes oferece oficinas dos sentidos para ampliar percepção dos estudantes. Foram realizadas algumas experimentações de tato, gustação, olfato e audição.

 O projeto Diálogo de Saberes realizou nos meses de agosto e setembro oficinas dos sentidos com o objetivo de ampliar o universo cognitivo de percepção dos participantes e estimular a compreensão da diversidade de subjetividades que é inerente ao nosso “universo objetivo”. Participaram das oficinas estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Técnico em Administração, Gestão Ambiental e Gestão Comercial, sendo também replicada por alunos das Ciências Biológicas aos alunos do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.

IMG 8667

Os participantes puderam experimentar várias sensações.

Lilian Fernandes, coordenadora do projeto, explica que através da supressão da visão o participante aumenta seu nível atencional aos demais sentidos, aguçando a percepção do objeto em si e também suas nuances subjetivas. “Assim pode-se entrar em contato com inúmeras questões de ordem emocional que permeiam nosso universo diário de captação da realidade. Isso quer dizer que apesar de compartilharmos o mesmo mundo, não necessariamente experimentamos a mesma realidade”, esclareceu Lilian.

Caminho percorrido

As oficinas acontecem desde 2011 em parceria com a disciplina de Educação Ambiental, a qual amplia seu universo de atuação com o projeto Diálogo de Saberes, passando a ser uma das estratégias para alcançar a sensibilização do sujeito para abertura ao diálogo e aceitação da diversidade de percepções inerentes à condição humana.

Em 2017 foi realizada a pedido do projeto Calendário Social no programa expedições, e desde essa data, a equipe do projeto tem se somado como parceira na realização dessa atividade.

Em 2018, as oficinas acontecem como estratégia do projeto Diálogo de Saberes.

 
Texto e fotos: Lilian Fernandes
ASCOM - Poços de Caldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fale conosco: 3697-4974
11/01/2019

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página