Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Conquista na OMIF 2023/2024
Publicado: Terça, 11 de Junho de 2024, 14h03 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 17h36 | Acessos: 251

Estudante do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas Conquista Medalha de Prata na 2ª Fase da OMIF 2023/2024

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas tem motivos para celebrar, pois alcançou excelentes resultados na 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), realizada este ano pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) - Campus Cuiabá - Bela Vista. O destaque vai para o estudante Thauan Stanziola Souza Vieira, que conquistou a medalha de prata nesta competição altamente disputada.

12

A fase final da competição ocorreu entre os dias 24 e 26 de maio deste ano e consistiu em uma prova dissertativa composta por cinco questões. Além das provas, os estudantes participaram de palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos, dinâmicas e outras atividades.

Ao receber a notícia da conquista de Thauan, o professor, Renato Machado Pereira, coordenador da OMIF, expressou sua felicidade: "Fiquei muito feliz com o resultado dele. É uma conquista significativa e demonstra o empenho e a dedicação do nosso aluno."

Além disso, a olimpíada também é uma excelente oportunidade para os professores avaliarem o desempenho de seus alunos e identificarem áreas que precisam de mais atenção no ensino da matemática, disse o professor.

Além da medalha de prata conquistada por Thauan, o Campus Machado também teve um desempenho notável, com um medalhista de ouro e um medalhista de prata, destacando o sucesso dos estudantes em diversas áreas da matemática.

Essas conquistas refletem o compromisso do IFSULDEMINAS em incentivar o desenvolvimento acadêmico e o potencial dos estudantes na área da matemática, contribuindo para o fortalecimento do ensino e da pesquisa na instituição.

Sobre a OMIF!

A Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) é uma competição que visa promover o estudo da matemática entre os estudantes das instituições federais de ensino no Brasil, organizada anualmente e é composta por duas fases. Na primeira fase, os alunos realizam uma prova escrita, que aborda diversos temas da matemática e é elaborada por uma equipe de professores especializados na área. Os melhores classificados na primeira fase são selecionados para participar da segunda fase, que é mais desafiadora e exige um conhecimento mais aprofundado da disciplina.

Durante a segunda fase da OMIF, os participantes enfrentam problemas mais complexos e precisam demonstrar um raciocínio matemático sólido para resolvê-los. Essa fase geralmente é realizada em um ambiente de competição, onde os alunos têm um tempo limitado para resolver os desafios propostos.

A OMIF tem como objetivos principais estimular o interesse dos estudantes pela matemática, identificar talentos na área e promover o intercâmbio de conhecimento entre as instituições participantes. Além disso, ela contribui para o aprimoramento do ensino da matemática e para o desenvolvimento de uma cultura de estudo e pesquisa na área.

Olimpíada Inclusiva

Nesta edição da OMIF, três estudantes da modalidade inclusiva se destacaram: Guilherme Reis Lima, do IFSULDEMINAS - Campus Machado, medalhista de ouro e com baixa visão; Guilherme Oliveira de Souza, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), medalhista de prata e portador do transtorno do espectro autista (TEA); e Jousiclécia Almeida dos Santos, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), medalhista de bronze e deficiente visual total.

A OMIF promove a inclusão adaptando as provas para estudantes com deficiência e neurodivergentes. Em 2020, a primeira prova adaptada foi aplicada virtualmente, com um aluno de baixa visão ganhando prata. Em 2021, recursos como provas ampliadas, áudios, Libras, tempo adicional e transcritores foram introduzidos, resultando em medalhas para estudantes com deficiências e TEA.

Em 2022/2023, com provas presenciais em duas fases, a Comissão de Acessibilidade foi ampliada e 5% das vagas foram reservadas para estudantes com necessidades específicas. Medalhas foram distribuídas, incluindo ouro para um estudante com TEA e prata para uma estudante cega.

Na edição atual (2023/2024), também presencial, a comissão foi consolidada e os materiais táteis evoluíram para impressão 3D com Braille.