Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Projetos de eletrônica
Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2024, 09h12 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 15h50 | Acessos: 131

Alunos de Eletroeletrônica apresentam projetos em atividade de conclusão de disciplina

No dia 13 de setembro, os alunos do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, tiveram a oportunidade de exibir seus projetos práticos desenvolvidos ao longo do semestre nas disciplinas de Eletrônica Analógica e Eletrônica Aplicada. A apresentação contou com a participação dos estudantes dos 1º, 3º e 5º períodos, promovendo uma valiosa troca de experiências entre os discentes.

IMG 20240913 154236

A atividade fez parte do encerramento da disciplina de Eletrônica Analógica I, ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo Lício Ortolan, que inovou ao substituir as tradicionais provas pelo uso do Aprendizado Baseado em Projetos (PBL - Project-based Learning). Durante o semestre, os alunos se dedicaram à construção de dois projetos: um envolvendo diodos e outro com transistores. Além do PBL, outras metodologias ativas foram aplicadas com o objetivo de aumentar o engajamento e o envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem, sem a necessidade de provas como forma de avaliação.

Entre os projetos apresentados, estavam dispositivos práticos como Luz de LED, Identificador de Tensão, Eliminador de Pilha para Relógio, Detector de Nível d'água, e até um Pedal de Guitarra para Efeito Fuzz. Cada grupo de alunos pôde escolher seu projeto com base em sugestões do professor ou de fontes como revistas especializadas e a internet, sempre com a devida aprovação.

O professor Rodrigo destacou que o uso de metodologias como o PBL proporcionou não apenas o aprendizado dos conceitos teóricos de eletrônica, mas também o desenvolvimento prático de habilidades como a simulação de circuitos, fabricação de placas de circuito impresso e testes de funcionamento. Esse tipo de abordagem contribuiu significativamente para a motivação dos alunos e para a aplicação dos conhecimentos adquiridos, mostrando a importância de práticas pedagógicas que envolvem diretamente os estudantes no processo de aprendizado.

Confira as fotos!