Cursos ofertados na modalidade FIC em 2015
Docência no Ensino Superior
O curso de Docência no Ensino Superior visa a criar um espaço de discussão sobre a prática docente no Ensino Superior, contextualizando o cenário atual do ensino superior brasileiro por meio de debates sobre a constituição da identidade do professor do ensino superior. Aborda fundamentos teóricos da educação e do processo de ensino-aprendizagem e apresenta aporte metodológico para o planejamento das aulas, além de promover a reflexão sobre a prática dos participantes.
Objetivos do curso
- O curso a ser ofertado tem como objetivos oferecer subsídios para que os participantes:
- Situem o Ensino Superior e a prática docente no âmbito das políticas educacionais brasileiras e do debate atual sobre a constituição do campo;
- Compreendam os componentes do processo de ensino-aprendizagem – aluno, professor e conhecimento – e dos saberes específicos do fazer docente no Ensino Superior;
- Reconheçam a importância do planejamento de ensino e aprendizagem: a ementa, os objetivos educacionais, os conteúdos programáticos, os procedimentos didáticos e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
- Discutam a prática docente do grupo com vistas à revisão e construção de novos modos de fazer.
Professora: Luciana de Abreu Nascimento ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
1. Contextualização Temática
Partilha reflexiva da prática dos participantes.
Eletricidade Básica
O curso Teórico-Prático de Eletricidade Básica trata de assuntos básicos de eletricidade e eletrônica, focando principalmente em exemplos e situações comuns no dia a dia das pessoas, seja no lar, no trabalho ou na rua. Além do conteúdo teórico, o curso conta com aulas práticas no laboratório, nas quais os alunos poderão ter um contato real “mão na massa” com componentes e equipamentos, ajudando no entendimento e fixação dos conceitos.
Objetivos do curso
a) Aprender a realizar medidas elétricas de tensão e corrente elétrica com segurança;
b) Entender os conceitos de tensão, corrente, potência e energia elétrica (AC e DC);
c) Entender o funcionamento de alguns eletrodomésticos;
d) Analisar o consumo de energia elétrica de alguns eletrodomésticos e o seu impacto na conta mensal;
e) Aprender alguns conceitos de eletrônica digital.
Professores: Yull Heilordt Henao Roa ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) / Bruno Eduardo Carmelito ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Componentes curriculares
Libras Básico
Espera-se com o curso FIC Libras Básico possibilitar a compreensão das singularidades linguísticas, promover significativas mudanças no comportamento do indivíduo ouvinte diante das especificidades da comunidade surda, sua cultura e sua forma de ver e interagir no meio social, ressignificando a inclusão, dando subsídios teórico e prático para que a comunicação aconteça de forma clara e segura.
Objetivos do curso
- Contribuir para a qualificação da comunidade em geral em relação à prática do uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras;
- Despertar a consciência dos cursistas para a necessidade de promover a acessibilidade, o atendimento e o aprendizado de pessoas surdas;
- Difundir a Língua Brasileira de Sinais, fomentando o respeito aos cidadãos surdos;
- Esclarecer os mitos construídos socialmente sobre as Línguas de Sinais;
- Introduzir de forma contextualizada vocabulário específico da Libras, ampliando-o no decorrer do curso.
Professora: Lucinéia de Souza Oliveira ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Componentes curriculares
Introdução a Língua Brasileira de Sinais – apresentação de conceitos, definições, características gerais e específicas da Libras, a Cultura e Identidades surdas, quem são os surdos e ouvintes neste contexto, o alfabeto manual e a datilologia, demonstrando quando e onde usá-los, as formas de cumprimentos, os mitos, verdades e as curiosidades que envolvem a Língua de Sinais, e os espaços de sinalização.
Legislação – apresentação da Lei nº 10.436/02 que oficializa a Libras dando a ela o statos de Língua Oficial Brasileira, oriunda das comunidades surdas brasileiras, e o Decreto nº 5.626/05 que regulamenta a Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, e o Art 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios para a promoção da acessibilidade, implementando a formação do profissional intérprete facilitando assim a comunicação. E ainda a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010 que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Gramática da Libras – exposição através de aulas teóricas e práticas o Sistema de Transcrição em Libras, os Pronomes Pessoais, Possessivos, Advérbio de Lugar, de Tempo e Frequência, os Números na Libras e sua utilização nos diferentes contextos diários, os tipos de verbos e sua estrutura na Língua de Sinais.
Produção e compreensão de Sinais – será apresentado as características gerais e específicas de como se estruturam as frases na Libras, os espaços de sinalização, o que é a soletração rítmica e quando usá-la, os comparativos de igualdade, superioridade e inferioridade, os classificadores na Libras, o calendário, onde os cursistas aprenderão os dias da semana e meses do ano, compreenderão os tipos de movimentos e a sua direcionalidade. Desenvolverão produção e apresentação de diálogos em Libras e tradução de pequenos textos de jornais ou revistas para a estrutura da Libras.
Vocabulário básico da Libras – exposição dos sinais relacionados aos cumprimentos, profissões, cores, vestuários, verbos, frutas, alimentos, família, objetos, animais e relacionados ao ambiente escolar e disciplinas curriculares.
Montagem e Manutenção de Computadores
O curso de Montagem e Manutenção de Computadores visa atender a demanda por profissionais especializados no que se refere ao hardware e software dos computadores. Antes do processo de instalação do sistema operacional, que permitirá que um utilizador possa fazer uso de um computador, é necessário realizar a montagem das peças que o compõem. Não obstante, mesmo após montado e utilizado, um computador pode apresentar falhas em um de seus componentes. Como proposta deste curso será abordada a montagem de computadores, instalação do sistema operacional e softwares de utilidade geral, procura e instalação dos drivers necessários para o correto funcionamento do computador, simulação de defeitos comuns que podem ocorrer nos computadores e suas possíveis soluções, particionamento de disco, formatação preventiva e corretiva de computadores, instalação e uso de antivírus e outros softwares de manutenção e a realização de backup e restauração de dados.
Objetivo do curso
O objetivo do curso é capacitar os cursistas, a fim de permitir a realização da montagem de computadores novos, a análise de defeitos e substituição de componentes falhos, upgrade de componentes antigos, a especificação de hardware para uma determinada demanda computacional, formatação do computador, particionamento de disco, instalação do sistema operacional e de drivers de dispositivos, download e instalação de softwares de uso geral, uso de ferramentas para auxílio na manutenção, análise de problemas existentes no computador e respectiva correção de falhas.
Professor: Lênio Oliveira Prado Júnior ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Componentes curriculares
Redes Sociais