Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 19h33 | Última atualização em Terça, 22 de Janeiro de 2019, 13h44 | Acessos: 1660

Cursos ofertados na modalidade FIC em 2015

Docência no Ensino Superior


O curso de Docência no Ensino Superior visa a criar um espaço de discussão sobre a prática docente no Ensino Superior, contextualizando o cenário atual do ensino superior brasileiro por meio de debates sobre a constituição da identidade do professor do ensino superior. Aborda fundamentos teóricos da educação e do processo de ensino-aprendizagem e apresenta aporte metodológico para o planejamento das aulas, além de promover a reflexão sobre a prática dos participantes.

Objetivos do curso

  • O curso a ser ofertado tem como objetivos oferecer subsídios para que os participantes:
  • Situem o Ensino Superior e a prática docente no âmbito das políticas educacionais brasileiras e do debate atual sobre a constituição do campo;
  • Compreendam os componentes do processo de ensino-aprendizagem – aluno, professor e conhecimento – e dos saberes específicos do fazer docente no Ensino Superior;
  • Reconheçam a importância do planejamento de ensino e aprendizagem: a ementa, os objetivos educacionais, os conteúdos programáticos, os procedimentos didáticos e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • Discutam a prática docente do grupo com vistas à revisão e construção de novos modos de fazer.
Público alvo: O curso ora proposto se destina a graduados em qualquer área do conhecimento que atuem ou tenham interesse em atuar como docentes no Ensino Superior.
Local: As aulas acontecerão no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, situado na Rua Dirce Pereira Rosa, 300, Bairro Jardim Esperança, Poços de Caldas, MG.

Professora: Luciana de Abreu Nascimento ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Componentes curriculares

1. Contextualização Temática
Legislação e exigências atuais para a docência universitária
Contexto atual do Ensino Superior brasileiro
2. Debates sobre a Educação Superior
Posicionamentos contemporâneos sobre a temática do Ensino Superior
Desafios e propósitos para o professor no Ensino Superior
3. Processo de ensino-aprendizagem
Teorias de ensino e aprendizagem
As relações aluno-conhecimento-professor
4. Organização do trabalho pedagógico
Planejamento Didático
Ação pedagógica em sala de aula e intencionalidade do processo
Processos de Avaliação
5. Elaboração e aplicação de plano de ensino e unidade didática
Desenvolvimento de um plano de ensino com detalhamento de uma unidade didática
6. Relatos de experiência e boas práticas

Partilha reflexiva da prática dos participantes.


Eletricidade Básica

O curso Teórico-Prático de Eletricidade Básica trata de assuntos básicos de eletricidade e eletrônica, focando principalmente em exemplos e situações comuns no dia a dia das pessoas, seja no lar, no trabalho ou na rua. Além do conteúdo teórico, o curso conta com aulas práticas no laboratório, nas quais os alunos poderão ter um contato real “mão na massa” com componentes e equipamentos, ajudando no entendimento e fixação dos conceitos.

Objetivos do curso


a) Aprender a realizar medidas elétricas de tensão e corrente elétrica com segurança;

b) Entender os conceitos de tensão, corrente, potência e energia elétrica (AC e DC);

c) Entender o funcionamento de alguns eletrodomésticos;

d) Analisar o consumo de energia elétrica de alguns eletrodomésticos e o seu impacto na conta mensal;

e) Aprender alguns conceitos de eletrônica digital.

Público-alvo: Professores, administrativos, estudantes do ensino médio e comunidade em geral que tenha concluído o ensino médio.
Local: As aulas acontecerão no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, situado na Rua Dirce Pereira Rosa, 300, Bairro Jardim Esperança, Poços de Caldas, MG.

Professores: Yull Heilordt Henao Roa ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) / Bruno Eduardo Carmelito ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Componentes curriculares

Apresentação do conteúdo programático. Referências bibliográficas. Forma de avaliação. Introdução a eletricidade.
Materiais condutores, isolantes e semicondutores
Introdução aos conceitos de eletrostática e carga elétrica – Laboratório
Geradores elétricos de corrente contínua / corrente alternada
Eletrodinâmica, tensão e corrente elétrica
Tensão e corrente elétrica
Instrumentos e medidas (erro, precisão, exatidão) – Teoria e Laboratório
Tensão e corrente elétrica (AC/DC) – Teoria e Laboratório
Resistência elétrica - Leis de Ohm
Resistência elétrica - Leis de Ohm – Laboratório
Associação de resistores série, paralelo e mista
Associação de resistores série, paralelo e mista – Laboratório
Trabalho e potência elétrica
Trabalho e potência elétrica – Laboratório
Instalações Elétricas
Instalações Elétricas - Laboratório
Funcionamento de eletrodomésticos
Funcionamento de eletrodomésticos – Laboratório
Conceitos de eletrônica Digital
Conceitos de eletrônica Digital – Laboratório.

Libras Básico


Espera-se com o curso FIC Libras Básico possibilitar a compreensão das singularidades linguísticas, promover significativas mudanças no comportamento do indivíduo ouvinte diante das especificidades da comunidade surda, sua cultura e sua forma de ver e interagir no meio social, ressignificando a inclusão, dando subsídios teórico e prático para que a comunicação aconteça de forma clara e segura.

Objetivos do curso

  • Contribuir para a qualificação da comunidade em geral em relação à prática do uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras;
  • Despertar a consciência dos cursistas para a necessidade de promover a acessibilidade, o atendimento e o aprendizado de pessoas surdas;
  • Difundir a Língua Brasileira de Sinais, fomentando o respeito aos cidadãos surdos;
  • Esclarecer os mitos construídos socialmente sobre as Línguas de Sinais;
  • Introduzir de forma contextualizada vocabulário específico da Libras, ampliando-o no decorrer do curso.
Público Alvo: Servidores e comunidade escolar do IFSuldeminas Campus Poços de Caldas, 40 vagas, sendo 20 vagas por turma.
Local: As aulas acontecerão no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, situado na Rua Dirce Pereira Rosa, 300, Bairro Jardim Esperança, Poços de Caldas, MG.

Professora: Lucinéia de Souza Oliveira ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Componentes curriculares

Introdução a Língua Brasileira de Sinais – apresentação de conceitos, definições, características gerais e específicas da Libras, a Cultura e Identidades surdas, quem são os surdos e ouvintes neste contexto, o alfabeto manual e a datilologia, demonstrando quando e onde usá-los, as formas de cumprimentos, os mitos, verdades e as curiosidades que envolvem a Língua de Sinais, e os espaços de sinalização.

Legislação – apresentação da Lei nº 10.436/02 que oficializa a Libras dando a ela o statos de Língua Oficial Brasileira, oriunda das comunidades surdas brasileiras, e o Decreto nº 5.626/05 que regulamenta a Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, e o Art 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios para a promoção da acessibilidade, implementando a formação do profissional intérprete facilitando assim a comunicação. E ainda a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010 que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Gramática da Libras – exposição através de aulas teóricas e práticas o Sistema de Transcrição em Libras, os Pronomes Pessoais, Possessivos, Advérbio de Lugar, de Tempo e Frequência, os Números na Libras e sua utilização nos diferentes contextos diários, os tipos de verbos e sua estrutura na Língua de Sinais.

Produção e compreensão de Sinais – será apresentado as características gerais e específicas de como se estruturam as frases na Libras, os espaços de sinalização, o que é a soletração rítmica e quando usá-la, os comparativos de igualdade, superioridade e inferioridade, os classificadores na Libras, o calendário, onde os cursistas aprenderão os dias da semana e meses do ano, compreenderão os tipos de movimentos e a sua direcionalidade. Desenvolverão produção e apresentação de diálogos em Libras e tradução de pequenos textos de jornais ou revistas para a estrutura da Libras.

Vocabulário básico da Libras – exposição dos sinais relacionados aos cumprimentos, profissões, cores, vestuários, verbos, frutas, alimentos, família, objetos, animais e relacionados ao ambiente escolar e disciplinas curriculares.


Montagem e Manutenção de Computadores

O curso de Montagem e Manutenção de Computadores visa atender a demanda por profissionais especializados no que se refere ao hardware e software dos computadores. Antes do processo de instalação do sistema operacional, que permitirá que um utilizador possa fazer uso de um computador, é necessário realizar a montagem das peças que o compõem. Não obstante, mesmo após montado e utilizado, um computador pode apresentar falhas em um de seus componentes. Como proposta deste curso será abordada a montagem de computadores, instalação do sistema operacional e softwares de utilidade geral, procura e instalação dos drivers necessários para o correto funcionamento do computador, simulação de defeitos comuns que podem ocorrer nos computadores e suas possíveis soluções, particionamento de disco, formatação preventiva e corretiva de computadores, instalação e uso de antivírus e outros softwares de manutenção e a realização de backup e restauração de dados.

Objetivo do curso

O objetivo do curso é capacitar os cursistas, a fim de permitir a realização da montagem de computadores novos, a análise de defeitos e substituição de componentes falhos, upgrade de componentes antigos, a especificação de hardware para uma determinada demanda computacional, formatação do computador, particionamento de disco, instalação do sistema operacional e de drivers de dispositivos, download e instalação de softwares de uso geral, uso de ferramentas para auxílio na manutenção, análise de problemas existentes no computador e respectiva correção de falhas.

Público alvo: Alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e alunos e exalunos do Curso Técnico Subsequente em Informática.
Local: As aulas acontecerão no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, situado na Rua Dirce Pereira Rosa, 300, Bairro Jardim Esperança, Poços de Caldas, MG.

Professor: Lênio Oliveira Prado Júnior ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Componentes curriculares

Apresentação dos materiais – 4 horas;
Componentes básicos de um computador;
Compatibilidade entre componentes;
Drivers de Dispositivos - 10 horas;
O que são e como funcionam;
Qual a importância do driver para o uso do computador;
Principais problemas encontrados;
Drivers Windows x Linux;
Montagem – 4 horas;
Seleção de peças;
Processo de montagem;
Cuidados básicos;
Dimensionamento do computador - 10 horas;
Como efetuar a escolha das peças para um computador;
Quais os tipos de perfis de utilizadores;
Influência do hardware no uso do computador;
Troca, atualização e adição de componentes de hardware - 4 horas;
Troca de componentes falhos;
Como efetuar a atualização de componentes antigos;
Como deve ser feita a adição de novos componentes;
Vida útil do hardware - 10 horas;
Qual o tempo médio de vida útil dos principais componentes;
Quando a troca do computador é necessária;
Instalação do Sistema Operacional - 4 horas;
Particionamento do disco;
Instalação do Sistema Operacional;
Prover o sistema com os drivers necessários para o hardware existente;
Windows x Linux - 10 horas;
Quais as principais diferenças;
Percentual de mercado;
Interoperabilidade de aplicativos;
Utilização do sistema;
Instalação de softwares - 4 horas;
Instalação de Antivírus;
Softwares de Backup;
Leitor de Pdf;
Softwares diversos;
Softwares e suas diversidades - 10 horas;
Diferenças entre softwares freeware, shareware, adware e open source;
Melhor antivírus do mercado;
Pirataria de Software e suas consequências;
Manutenção de computador - 4 horas;
Backup de arquivos;
Restauração de arquivos;
Meios de Armazenamento - 10 horas;
Meios de armazenamento de backup mais utilizados;
Funcionamento de uma unidade de fita. Quais os prós e quais os contras;
Diferenças entre backup total, incremental e diferencial;
Softwares para realização de backup;
Considerações a respeito de backups;
Formatação de computadores - 4 horas;
Formatação e manutenção preventiva;
Formatação e manutenção corretiva;
Considerações sobre manutenção - 10 horas;
Qual a importância da manutenção preventiva;
Impactos da perda de arquivos e de informações para uma empresa;
Meios usados para resguardar arquivos no caso de roubo de equipamentos;
Solução de problemas – 4 horas;
Causa de mal funcionamento;
Análise e solução de problemas;
Troca de componentes;
Métodos auxiliares - 10 horas;
Softwares e ferramentas que auxiliam na descoberta e solução de hardware;
Componente do computador que causa maior risco de perda de dados;
Guia de solução de problemas - 4 horas;
Identificação e correção de problemas de hardware;
Confecção do guia de solução de problemas;
Finalização – 4 horas;
Análise geral do curso;
Avaliação.

 

Fim do conteúdo da página