Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 09h10 | Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 19h28 | Acessos: 1521

Docente do Campus Poços de Caldas publica artigo na maior revista de Paleontologia do país

artigo melina souzaA Profa. Dra. Melina Mara de Souza, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, publicou recentemente um artigo na conceituada Revista Brasileira de Paleontologia. Intitulado “Evolution of the Semideciduous-Riparian Forest (ecotone Cerrado-Atlantic Forest) during the late Holocene, Southeast of Brazil”, o trabalho científico foi produzido juntamente com pesquisadora da Unicamp.

De acordo com a Profa. Melina, o artigo traz dados novos sobre a dinâmica fluvial e mudança da vegetação (transição / ecótono e troca de biomas, como o Cerrado (Cerradão) e a Mata Atlântica (Mata Semidecidual-Ciliar), durante o Holoceno, últimos 10 mil anos na Terra, com inferências climáticas para a Bacia do Rio Mogi Guaçú, no interior do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada através de estudos multidisciplinares, como estudos palinológicos (grãos de pólen e esporos), análises isotópicas (datação de C14 e fracionamento isotópico das plantas C3 e C4) e estudos antracológicos (fragmentos de carvão fóssil). Os resultados indicam que ambas as florestas permaneceram presentes em todos os estágios, variando sua expansão em função da umidade.

“Nos períodos de chuva, a Mata Ciliar dominou com a expansão da influência da zona endorreica. Em períodos menos úmidos, apresentou redução da zona endorreica, promovendo a expansão da Floresta do Cerradão. A história da Estação Ecológica Mogi Guaçu nos últimos 2.730 anos cal BP tem sido uma evidência do sensível equilíbrio das paisagens naturais. Finalmente, eventos de pulsações climáticas foram identificados na área de estudo nos últimos 2.730 anos cal BP. Os processos deposicionais foram alterados por processos erosivos, devido a anomalias climáticas que alteraram e modificaram a morfologia do canal do rio. Tais cenários reforçam a relevância dos estudos paleoambientais em áreas de deposição de rios e meandros abandonados, apesar de serem ambientes complexos de sedimentação”, explicou a docente do Campus Poços de Caldas.

Informações: Profa. Melina Mara de Souza.
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas