Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2022, 09h29 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 18h01 | Acessos: 2303

Pesquisa do IFSULDEMINAS - Campus Poços com anfíbios, financiada por fundação do Reino Unido, completa sua segunda fase.

IMG 20211002 WA0021A pesquisa Ecologia e distribuição espacial da anurofauna do Morro do Ferro (Plano de Poços de Caldas), Pithecopus ayeaye (ANURA, HYLIDAE)  completou sua segunda fase. Coordenada e desenvolvida por professora Mireile Reis dos Santos e alunos dos cursos de Biologia e Gestão Ambiental do Campus Poços, com apoio da The Rufford Foundation,  identificou 25 novas áreas de ocorrência da espécie (2021-2022). Um artigo científico está sendo construído para publicação.

Na primeira etapa do projeto, a equipe de pesquisadores procurou encontrar as populações da perereca no Morro do Ferro (2019-2020). Eles tiraram medidas, fizeram a contagem dos indivíduos, sua proporção sexual, peso e mapearam diversas áreas. Os animais contabilizados em campo foram fotografados de forma padronizada, pois têm um padrão único de manchas nos flancos (como impressões digitais), que permitem num segundo momento jogar as imagens num software e combiná-las, para estimar o tamanho das populações através de modelos matemáticos. Nenhum animal é morto no processo e todos são soltos após a coleta das informações. Mais de 20 estudantes do IFSULDEMINAS estiveram envolvidos nos trabalhos, desde o início das pesquisas.  MG 8973

Os estudiosos explicam que foi criado um mapa e que tentam junto às autoridades municipais e estaduais criar leis para proteção das áreas de ocorrência da espécie. A parceria e apoio da Rufford Foundation permanece, agora com mais um aporte financeiro de 5,215 libras esterlinas (cerca de R$ 37 mil). Além disso, estão presentes a Universidade de Brasília, por meio do LAFUC - Reuber Brandão, e o Instituto Fernando Bonillo, para apoio técnico em outro projeto que está acoplado ao da Pithecopus ayeaye. A equipe agora mapeia o saneamento rural de Poços de Caldas. Com os dados vão contatar os donos das terras em que  o anfíbio ocorre e pensar estratégias para conservação das áreas.

Com o recurso da Rufford, tanto da primeira fase (R$ 25.000,00) quanto da segunda (R$37.000,00), foram pagas as despesas de campo com alunos, comprados diversos itens para o Lab Biodiversidade, incluindo um DRONE, que auxilia nas pesquisas de campo, não só das pererecas, mas de todas as outras pesquisas estudadas.

Saiba mais:  Campus Poços de Caldas terá pesquisa com anfíbios financiada por fundação do Reino Unido

Ascom / Campus Poços de Caldas

Fotos e informações enviadas pela professora: Dra. Mireile dos Santos