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Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 18h57 | Última atualização em Terça, 22 de Janeiro de 2019, 13h44 | Acessos: 210

Cursos ofertados na modalidade FIC em 2012

Bonecas de Andradas

O artesanato precisa de bons, práticos e viáveis projetos de apoio ao seu desenvolvimento, pois é um amplo, porém desconhecido, setor econômico.

Assim, o curso de Formação Inicial e Continuada “Bonecas de Andradas” foi desenvolvido através de uma parceria do IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas e a Secretaria de Turismo de Andradas(MG), a fim de promover a valorização dos produtos artesanais que são parte da cultura de Andradas. Ao lado disso, respeitar o artesão e seu trabalho, proporcionando, dessa maneira, mecanismos de produção e de comercialização eficientes para o seu produto, viabilizando uma renda compatível para prover sua qualidade de vida e a de sua família.

Objetivos do curso: formar artesãos, visando a profissionalização e qualidade em estilo próprio; fortalecer o trabalho solidário em grupos específicos; trabalhar a cidadania e o resgate da autoestima. A capacitação, com carga horária de 160 horas, acontece no Centro Vocacional Tecnológico - CVT, em Andradas, às segundas, quartas e sextas, de 13h às 17h.

Cronograma de aulas para turma 2012 - em andamento


Primeiro módulo: 40 horas – 12hs por semana / 04 semanas.
Outubro 2012 - dias 01, 03, 05, 08, 10, 15, 17, 19, 22 e 24/10.

Segundo módulo: 60 horas – 12hs por semana/06 semanas.
Outubro 2012 – dias 26, 29 e 31/10.
Novembro 2012 - 05, 07, 09, 12, 14, 16, 19, 21, 23, 26, 28 e 30/11.

Terceiro módulo: 60 horas – 12hs por semana/06 semanas.
Dezembro 2012 - 03, 05, 07, 10, 12, 14, 17, 19, 21, 26, 28/12.
Janeiro 2013 - 02, 04, 07 e 09/01/2013.


Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem Linguísticos e Aritméticos: uma abordagem com base nas Neurociências

A presente proposta de curso de fomação Inicial e Continuada na área de Dificuldades eTranstornos de Aprendizagem linguísticos e aritméticos: uma abordagem com base nasNeurociênciasj ustifica-se por razões sociais, econômicas e culturais, haja vista que aeducação, entendida em sentido amplo, perpassa esses três eixos, sendo, juntamente ademais instâncias, constituidora de cada um deles. Dessa forma, ao se considerar o fatoraprendizagem como um dos principais objetivos da educação, torna-se relevante abordaros aspectos que dificultam ou até mesmo impedem sua construção, tendo como base asrecentes pesquisas em neurociências, e como público-alvo, profissionais e estudantesque se ocupam de questões relacionadas às competências sócio-cognitivas de linguageme de aritmética.

Nesse sentido, o curso tem como objetivo fazer com que seus concluintes sejam capazes de:

a) Identificar alunos propensos a desenvolver déficits de aprendizagem linguísticos e aritméticos;
b) Diferenciar os fatores que caracterizam dificuldades de aprendizagem dos aspectos que indicam suspeitas de transtornos de aprendizagem;
c) Utilizar instrumentos psicopedagógicos que auxiliam na identificação de dificuldades e de transtornos de aprendizagem;
d) Desenvolver atividades de ensino com vistas a sanar dificuldades de aprendizagem linguística e aritmética;
e) Elaborar estratégias de ensino que visam a minimizar efeitos decorrentes de transtornos de aprendizagem linguístico e aritmético;
f) Possuir aportes teórico e prático para atentar (e conscientizar, quando necessário) alunos e seus responsáveis sobre a significância e a representatividade tanto de uma dificuldade quanto de um transtorno de aprendizagem no que tange à trajetória de vida do sujeito.

Observação: O curso ora proposto se destina a professores das séries iniciais, a docentes de ensinos médio e fundamental que ministram disciplinas de línguas, de matemática e de física, a psicólogos, a pedagogos, a psicopedagogos e a graduandos em tais áreas.

Professora da Turma 2012: Profa Nathália Luiz de Freitas

Cronograma de Aulas - Turma 2012
Módulo 1: Introdução às Neurociências - 20 horas
Dias 14 e 28/04/2012 e 12/05/2012
 
Módulo 2: Noções em Teorias de Aprendizagem - 20 horas
Dias 12 e 19/05/2012 e 02/06/2012
 
Módulo 3: Inteligência, Competências e Habilidades - 20 horas
Dias 16 e 23/06/2012 e 07/07/2012
 
Módulo 4: Dificuldades de Aprendizagem - 30 horas
Dias 07, 14 e 28/07/2012 e 11/08/2012
 
Módulo 5: Transtornos de Aprendizagem - 30 horas
Dias 25/08/2012 e 01, 15 e 29/09/2012
 
Módulo 6: Oficina de Instrumentos Psicopedagógicos - 20 horas
29/09/2012 e 06 e 20/10/2012
 
Módulo 7: Intervenções Psicopedagógicas - 20 horas

10 e 24/11/2010 e 08/12/2012


Educação Especial - Formação Continuada para o Atendimento Educacional Especializado

A proposta pedagógica estabelecida neste curso FIC é criar condições para que os profissionais, sobretudo os envolvidos com a educação inclusiva, reflitam sobre o currículo e as adequações (de organização, de objetivos, de conteúdo, de método e organização didática, de avaliação e de temporalidade) necessárias para atender às necessidades educacionais presentes em seu grupo de alunos, através da oferta do atendimento educacional especializado. Dessa maneira, o curso pretende:

  • Dotar o profissional da educação de uma consciência maior sobre o processo de inclusão, tendo como um de seus pilares o pressuposto de que a escola é um espaço no qual todos têm capacidade de aprender;
  • Perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos e valorizar a educação inclusiva;
  • Flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades especiais de aprendizagem;
  • Avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento às necessidades educacionais especiais;
  • Atuar em equipe, inclusive com os professores especialistas em educação especial.
  • Este curso será direciondado, neste momento, para servidores do IFSULDEMINAS que atuam diretamente com pessoas com necesidades educacionais específicas nos seus respectivos campi.

Gestão Cultural

Este curso tem por objetivo preparar e orientar seus integrantes na produção e formatação de projetos culturais, apresentando técnicas de planejamento, gestão, Leis de Incentivo a Cultura e noções gerais de gerenciamento e desenvolvimento de projetos.

O curso pretende ainda abordar princípios administrativos, noções de legislação voltadas para a cultura, noções de comunicação e marketing cultural. Dessa maneira, objetiva preparar os estudantes para planejar e programar as atividades administrativas de organizações públicas e privadas, cuja atuação esteja relacionada com a área cultural.

A formação contempla também a participação nos processos de criação, formulação e implementação de projetos culturais, para artistas ou grupos de profissionais ligados à cultura, auxiliando-os na captação de recursos e no gerenciamento de todos os processos administrativos relacionados aos projetos.

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Gestão Cultural é voltado para artistas, agentes e produtores culturais. Estudantes e acadêmicos das áreas de comunicação, administração, marketing, artes e turismo. Profissionais de marketing, turismo e RH. Gestores públicos da área da cultura e artes. Jornalistas e publicitários.


Cronograma de Aulas - TURMA 2012
 
MÓDULO 01 – INTRODUÇÃO À ARTE E CULTURA – 16h (14 e 28/04/2012)
Prof. Adriano Salmar Nogueira e Taveira
 
MÓDULO 02 – POLÍTICA CULTURAL – 20h (12 e 19/05 e 02/06/2012)
Raphael de Camargo Rhun (16h)
Gerson Pereira Filho (4h)
 
MÓDULO 03 – COMUNICAÇÃO E CULTURA – 16h (02, 16 e 23/06/2012)
Prof. Willian Lazaro Rodrigues Oliveira
 
MÓDULO 04 – MARKETING CULTURAL – 16h (23/06 e 07 e 14/07/2012)
Prof. Willian Lazaro Rodrigues de Oliveira
 
MÓDULO 05 – LEGISLAÇÃO CULTURAL – 20h (14 e 28/07 e 11/08/2012)
Profa. Jane de Oliveira
 
MÓDULO 06 – LEIS DE INCENTIVO A CULTURA – 16h (25/08 e 01/09/2012)
Raphael de Camargo Rhun (12h)
Gerson Pereira Filho (4h)
 
MÓDULO 07 – TÉCNICAS DE GESTÃO CULTURAL – 20h (15 e 29/09 e 06/10/2012)
Luciane Ghiraldello
 
MÓDULO 08 – TÉCNICAS DE PRODUÇÃO CULTURAL – 20h (06 e 20/10 e 10/11/2012)
Leila Liliane Silveira Pereira
 
MÓDULO 09 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS - 16h (24/11 e 08/12/2012)
Daniel de Sena Furtado
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