Página inicial > Notícias > Aprendizado e capacitação
Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 14h09 | Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 20h31 | Acessos: 1372

Servidores do Campus participam de palestras on-line sobre assédio sexual e sobre a ouvidoria do IF

No último dia 15 de abril, os servidores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas participaram da palestra on-line: "Prevenção e combate ao assédio sexual dentro e fora das instituições de ensino". O evento virtual foi conduzido pela psicóloga e doutora em Educação, Profa. Fernanda Mendes Resende (PUC Minas – Campus Poços de Caldas), pelo psicólogo Daniel de Sena Furtado e pela ouvidora do IFSULDEMINAS, a servidora Pâmela Hélia de Oliveira. Os servidores participantes puderem compartilhar suas experiências e opiniões e tirar dúvidas sobre o assunto.

IMG 20210419 WA0015
Durante a palestra, os servidores compartilharam experiências e opiniões sobre o tema.

Os psicólogos deram exemplos de situações de machismo e assédio, que costumam acontecer no dia a dia das mulheres e que são vistos como normais por muitas pessoas. Também mostraram como é possível contribuir para a prevenção e o combate desses tipos de violências contra as mulheres e meninas dentro e fora das instituições de ensino. “Só abrindo espaço de diálogo, que a gente vai conseguir uma sociedade menos machista, menos misógina, em que nós não sejamos olhadas como objeto”, destacou a Profa. Fernanda Mendes Resende. “Parabéns ao Instituto Federal e a todas as pessoas que organizaram este encontro. Temos que parabenizar todas as iniciativas que sejam para promover o bem-estar pessoal e coletivo, seja em qual espaço for”, falou Daniel Furtado.

A ouvidora do IFSULDEMINAS, Pâmela Hélia de Oliveira, salientou que a ouvidoria está aberta e atenta aos anseios da comunidade acadêmica e que, após reunião como o Coletivo Feminista Marielle Franco e com o Centro Acadêmico da Licenciatura em Ciências Biológicas, o portal da ouvidoria ganhou um espaço exclusivo para denúncias de assédio sexual e moral. “Nós precisamos fortalecer o nosso meio acadêmico para que, quando infelizmente vier a ocorrer casos desse tipo, para que a gente tenha uma equipe bastante preparada. Por isso, que essa palestra é tão importante para nós aqui da comunidade do IFSULDEMINAS, para que a gente vá avançando nessa temática e consiga preparar o nosso corpo técnico para o acolhimento, para a orientação e também para o registro de denúncia. Aqui no IFSULDEMINAS, nós temos uma ouvidoria presente, muito interessada em contribuir para o processo de construção dessa política de enfrentamento de casos de assédio sexual, moral e outros tipos de violência”, frisou a ouvidora.

14A Profa. Melina Mara de Souza, que desenvolve um projeto de mapeamento e prevenção das violências enfrentadas pelas mulheres em Poços de Caldas, esteve envolvida na organização do evento. A docente mencionou que a ideia de realização da palestra junto aos servidores do IF surgiu de conversas realizadas desde o ano passado, com a participação da ouvidoria do IFSULDEMINAS, do Coletivo Feminista Marielle Franco e do Centro Acadêmico da Licenciatura em Ciências Biológicas. Melina afirmou que a proposta é criar um espaço institucional de acolhimento para as alunas e as servidoras. “A palestra foi importante para a gente refletir, não só entre nós servidores, mas também em sala de aula, com as nossas alunas, que também vivenciam violências. Muitas vezes, violências que nem elas mesmas percebem, violências que nem mesmo os nossos colegas percebem também. Isso está tão enraizado na nossa cultura, que até mesmo nós mulheres somos acostumadas a ver isso. A qualidade de vida, o bem-estar e a saúde das nossas alunas precisam estar em primeiro lugar”, disse Melina.

O diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prof. Thiago Caproni Tavares, comentou que a implantação do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígena (NEABI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES), no Campus Poços, será muito importante para o desenvolvimento dessas discussões e a construção de políticas institucionais. “A gente, como instituição de ensino, que a gente seja um local de transformação e não de replicação de preconceitos e violências. Principalmente, a partir das instituições de ensino, temos que mudar essa panorama, esse paradigma”, finalizou.

Confira alguns momentos da palestra!

Clique nas imagens para ampliá-las.

Ouvidoria do IFSULDEMINAS

ouvi 8No dia anterior, 14/04, os servidores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas também participaram de uma palestra sobre “A Ouvidoria do IFSULDEMINAS e o Serviço de Informação ao Cidadão”, com a ouvidora institucional, Pâmela Hélia de Oliveira. Pâmela explanou sobre a evolução e o funcionamento do atendimento prestado, mostrando ainda os conteúdos presentes no site da Ouvidoria, como os canais de contato e os relatórios dos atendimentos realizados.

“A ouvidoria é um canal de diálogo. Hoje vivemos em uma democracia. Então, o cidadão tem todo o direito e responsabilidade de conversar com a administração pública. Nós precisamos dessa participação para construirmos um Instituto Federal com serviços cada vez mais condizentes com as expectativas do cidadão”, disse a ouvidora.

Para entrar em contato ou conhecer mais o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria do IFUSLDEMINAS, acesse o site: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/ouvidoria

Confira alguns momentos da palestra da ouvidoria!

Clique nas imagens para ampliá-las.

ASCOM - Poços de Caldas